sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A VIOLÊNCIA SOCIAL EM CAMPOS



A realidade dos grandes centros urbanos não é a de Campos. Apesar de alardear-se um crescimento econômico em nosso município, há muito para ser feito para que as camadas sociais mais carentes possam ser beneficiadas.
Nos grandes centros, a ótica é reduzir a criminalidade para níveis toleráveis. Sabe-se bem que o sonho de qualquer governo é a extinção da violência. Quanto a isso não há solução, pois não existe sociedade sem criminalidade.
Seqüestros, roubos, furtos e diversos homicídios. A cidade de Campos dos Goytacazes passa por um momento delicado. A sociedade, independente de classe, vivencia uma triste realidade.
Podemos citar o crescimento imobiliário. Quantas pessoas em nossa cidade possuem condições financeiras para adquirir um imóvel avaliado em quatrocentos mil reais? Trata-se de um ramo em expansão, mas extremamente elitista, pois precisa de mão de obra específica.
O ramo das empreiteiras é outro filão para poucos. Quantos cidadãos possuem verba, maquinário e articulação para obter um retorno financeiro considerável, sendo proprietários de uma empreiteira?
Para a ‘massa’, restam o emprego informal e os indiretos (nas áreas da educação e da saúde privadas). Aqueles que, infelizmente, não conseguem adentrar nessas áreas, resta-lhes o trabalho político temporário, em ano eleitoral, sem nenhuma estabilidade.
Com mais de quinhentos mil habitantes, ainda falta muito emprego. Por conseqüência, a grande massa desempregada migra para o crime, juntamente com aqueles meliantes oriundos das grandes cidades que, uma vez em nossa terra, apostam na hipotética fragilidade dos aparelhos de segurança aqui lotados.
Não tenho dúvidas de que há muito dinheiro circulando em nossa cidade. Um exemplo é a numerosa abertura de agências bancárias de todas as bandeiras. Uma instituição financeira não cria novos postos sem a devida constatação da necessidade e claro, do lucro.
Podemos chegar à conclusão de que existem muitos campistas à margem desse alardeado crescimento. Isso, além de ser uma constatação triste, é perigosa. A fome, as necessidades básicas e o choro faminto dos filhos não vão esperar que o crescimento econômico de Campos atinja as camadas mais pobres e inaptas tecnicamente. O caminho de grande parte desses munícipes, infelizmente, é a criminalidade.
Postado Por Cláudio Andrade/14 horas e 35 minutos.

Nenhum comentário: