sexta-feira, 15 de junho de 2012

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa neste Sábado‏ em SJB



Será iniciada no próximo sábado, dia 16, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta da secretaria de Saúde de São João da Barra é imunizar contra a paralisia infantil todas as crianças menores de cinco anos de idade. A campanha, que será realizada em todos os postos de saúde do município das 8h às 17h, se estenderá até o dia seis de julho. 

De acordo com a secretária de Saúde, Fabiana de Mello Catalani Rosa, a campanha contra a pólio contribui para a atualização do calendário de vacinação. “É importante lembrar que os pais têm um papel decisivo neste processo. Sendo assim, todas as crianças com quatro anos, 11 meses e 29 dias devem ser levadas aos postos de vacinação”, frisou. 

A secretária recomenda, ainda, que pais de crianças que sofrem de doenças graves procurem os profissionais nos postos e centros de saúde para que sejam avaliadas. Além disso, crianças com febre acima de 38º, ou alguma infecção, também devem ser consultadas pelo médico. 

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças no mesmo local favorecem a transmissão. 

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de sete a 12 dias, podendo variar de dois a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. 

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição. 

PREVENÇÃO – A prevenção por meio da vacina garante a imunidade à doença. O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Por meio da vacinação que se pode garantir que o vírus não volte a circular em território nacional.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: