sábado, 16 de agosto de 2014

Renata Campos cotada para vice de Marina


O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) afirmou neste sábado (16) que Renata Campos poderá ser candidata a vice na chapa de Marina Silva (PSB) caso ela queira.

"Se quiser [ser vice], vai ser", disse o deputado ao sair da casa da família de Eduardo Campos, no Recife.

Contudo, Albuquerque, que também é um dos cotados para a vice, afirmou que não tocou no assunto em conversa com a viúva de Campos.

Membros do PSB que visitaram a casa da família de Campos reafirmaram que a decisão sobre a composição da chapa será tomada numa reunião da Executiva na próxima quarta-feira (20), em Brasília.

Folha de São Paulo

PSB concorda e Marina entra no lugar de Campos


O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos. Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20).

O novo presidente do PSB, Roberto Amaral, era visto como último entrave ao acerto. Sob forte pressão de correligionários, ele se convenceu a apoiar Marina, que disputou o Planalto em 2010 pelo PV.

O PSB agora discutirá a indicação do novo vice na chapa presidencial. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, hoje candidato ao Senado, é o mais cotado para a vaga.

"A candidatura de Marina contempla nosso projeto. Será uma solução de continuidade. O PSB indicará o novo vice", disse Amaral à Folha.

Depois de uma reunião com Marina, o coordenador da Rede Sustentabilidade, Bazileu Margarido, confirmou à reportagem que ela aceita disputar a Presidência.

"Com o OK do PSB, ela está à disposição para ser a candidata", disse.

Por respeito à memória de Campos, o anúncio oficial da nova chapa só deverá ser feito três dias depois do enterro, programado para o domingo (17), em reunião da executiva nacional do PSB.

A negociação se acelerou após Marina receber apoio público da família do ex-governador de Pernambuco. Segundo aliados, ela se sentiu revigorada ao conversar com a viúva Renata Campos, que a incentivou a concorrer.

Ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula e considerado próximo ao PT, Roberto Amaral visitou Marina na tarde desta sexta (15). Com seu aval, começou a consultar os governadores do PSB sobre a inversão da chapa.

Ele quer dar caráter coletivo à decisão e agora buscará entendimento sobre o vice até a reunião da executiva. "Vou fazer um trabalho de afunilamento. O ideal é chegar com dois nomes. Ou um", disse.

Além de Albuquerque, que se aproximou de Marina desde que ela aderiu à candidatura de Campos, são vistos como alternativas o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), o ex-deputado Maurício Rands (PSB-PE) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), ex-ministro da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff.

Marina sinalizou ao PSB que respeitará as duas principais exigências do partido: respeitar os acordos regionais fechados à sua revelia, em Estados como Rio e São Paulo, e incorporar o discurso desenvolvimentista.

A ex-senadora disse a pessoas próximas que pretende conduzir a campanha da mesma forma que Campos a conduziria, atuando como líder de uma coligação, e não apenas da Rede, o futuro partido que ela quer criar.

Embora tenha se recusado a falar publicamente sobre política, em respeito ao luto pelo ex-governador, repetiu a aliados que era preciso manter o projeto da chapa.

Ela disse que o PSB foi generoso ao abrigar a Rede em 2013, quando a Justiça Eleitoral negou registro ao partido, e agora é a hora de retribuir.

Colaboraram RANIER BRAGON e VALDO CRUZ, de Brasília, GUSTAVO URIBE, de São Paulo,NATUZA NERY e MARINA DIAS, enviadas especiais ao Recife

Professores de Campos não receberam Progressão Horizontal


Pelo menos 1.500 professores da rede municipal de ensino não foram incluídos no pagamento da Progressão Horizontal, previsto no Programa de Valorização do Servidor (PVS) da Prefeitura de Campos. A promoção, que não era paga desde 2004, começou a ser regularizada em abril deste ano, mas somente alguns professores foram beneficiados. Aqueles que ficaram de fora esperam uma resposta do secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro.

A Progressão Horizontal é uma promoção dada aos servidores municipais a cada três anos onde eles são beneficiados com aumento de 2,5% em cima do salário base da categoria, além da “troca de letra”.

Segundo alguns membros do grupo “Educadores de Campos em Luta”, que não quiseram se identificar, há dez anos essa progressão não era paga aos professores das escolas e creches municipais, mas, em abril de 2014, cerca de três mil servidores começaram a receber as quatro parcelas de R$ 1.200 referentes às promoções que deveriam ter sido pagas a partir de 2004.

No entanto, os critérios estabelecidos pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas para efetuar o pagamento da promoção seria o tempo de serviço e também uma avaliação profissional feita aos professores pelos diretores das escolas e creches municipais. Aqueles que foram avaliados com menos de 75% de aproveitamento, embora tenham mais de dez anos de serviço, não foram incluídos no pagamento da Progressão Horizontal.

“Tem gente que trabalha para a prefeitura há mais de 20 anos e não foram beneficiados. Não acho que os critérios foram obedecidos e, se foram, existe algum equívoco”, disse uma das denunciantes.

Para tentar solucionar o “equivoco”, a Secretaria Municipal de Educação teria encaminhado um ofício no dia 9 de julho à Secretaria de Administração com uma lista de 400 professores das creches municipais que deveriam receber o pagamento até agosto, mas o ofício não teria chegado às mãos de Fábio Ribeiro. O documento foi reenviado no dia 29 de julho, mas a Secretaria de Administração novamente negou o recebimento. Somente no dia 5 de agosto o ofício foi recebido, mas a Administração alegou que “a folha de pagamento do mês de agosto já estava fechada”.

Os membros do grupo “Educadores de Campos em Luta” participaram de duas reuniões com Fábio Ribeiro na sede da Prefeitura de Campos, mas o secretário não apresentou nenhuma solução. Outra reunião foi marcada para esta sexta-feira (15 de agosto), mas foi cancelada na véspera.

“Estamos sendo enrolados!”, disse um membro do grupo “Educadores de Campos em Luta”.

Terceira Via.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Fiscais do TRE apreendem fraldas e fichas de grávidas no Centro Cultural Anthony Garotinho.


Em operação realizada em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, fiscais da coordenadoria estadual de fiscalização de propaganda apreenderam, no Centro Cultural Anthony Garotinho, no final da tarde de quarta-feira (13), cerca de 100 fraldas, 350 calendários com a foto do candidato e família, pastas, cartões de visita e blocos da Câmara dos Deputados, além de um caderno com fichas de grávidas e data provável do parto. Foram encontrados, ainda, 46 DVDs sobre o candidato ao governo (PR) e cinco faixas. Um documento com o logotipo “Missão Palavra de Paz” relaciona itens como fraldas, cadeira de rodas e “enxoval”, sob o título “Protocolo de Saída”.

O “centro cultural”, na Rua Gil de Góis, 132, tem laboratório de informática e uma “sala de premiações” onde, segundo o site da instituição, “os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória política e cultural de Anthony Garotinho, através de placas, certificados, medalhas, além de uma infinidade de diplomações, moções e títulos nacionais e internacionais”. Os responsáveis pelo local foram notificados para retirar, em até 48 horas, qualquer material mencionando o candidato. A operação, segundo a coordenadora da fiscalização da propaganda, juíza Daniela Assumpção de Souza, foi desencadeada porque a 75ª zona eleitoral do município, no mesmo bairro, não tomou providências.

Fonte: TRE-RJ e Folha da Manhã

Audiência Pública em Barcelos adiada para quinta-feira‏


A audiência pública para debater o orçamento de 2015 que seria realizada em Barcelos nesta sexta-feira, 15, foi adiada para a próxima quinta-feira, 21, às 17h30. Vale ressaltar que a reunião pública da segunda-feira, 18, na subprefeitura de Sabonete, também às 17h30, está confirmada. O primeiro encontrou aconteceu ontem, no auditório municipal.

Durante as audiências, a população tem a oportunidade de discutir propostas que podem ser inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015 que tramita na Câmara de São João da Barra. A finalidade é definir as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O orçamento anual da Prefeitura estimado para 2015 é de R$ 470.545.795,58.

Para o prefeito José Amaro de Souza Neco, a participação popular é de suma importância para a elaboração do orçamento municipal.

“É preciso que a população compareça e emita suas opiniões. A audiência pública é o caminho para que possamos ouvir as propostas das pessoas que vivem em nosso município. A população será beneficiada pelas nossas ações e por isso ela precisa ser ouvida”, ressaltou o prefeito.

Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

O trágico fim de Eduardo Campos



A população brasileira ficou atônita quando chegaram as primeiras notícias, dando conta de um acidente aéreo na cidade de Santos - litoral paulista - envolvendo o presidenciável do PSB e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e sua equipe de trabalho.

Quando as agências confirmaram a morte do neto de Miguel Arraes, todos começaram, mesmo que de forma velada, a analisar as possibilidades do PSB, visando ao pleito de outubro.

A vice do falecido Eduardo Campos, a ambientalista Marina Silva, do Partido Rede de Sustentabilidade, poderá ser a candidata da coligação à Presidente da República. Para isso, deverá, inicialmente, renunciar ao cargo de vice na chapa para, então, apresentar seu nome para a disputa à vaga de candidata, em substituição a Eduardo Campos.

A legislação eleitoral prevê que, em casos de falecimento, a sigla tem o prazo de dez dias, a contar do fato, para indicar um novo nome. Salvo uma virada improvável, Marina deverá ser a candidata do Grupo.

Nesse contexto, o PSB deverá indicar o vice e, segundo fontes jornalísticas, Eduardo Freire poderia ser esse nome. Ele manteria vivo o Estado de Pernambuco na chapa, o que acalmaria o PSB e teria um efeito simbólico devido ao trágico fim de Eduardo.

A candidata Marina não é algo novo; porém, possui requisitos que podem fazê-la crescer caso seja alçada à ‘cabeça’ de chapa.

Acreana, mulher e oriunda de camadas sociais menos abastadas, Marina ainda carrega o fato de ser mais conhecida no exterior do que o falecido Eduardo Campos pois, defendendo a bandeira ambientalista, abriu espaço com suas posições no cenário mundial.

Certo que a tragédia em si não garante a Marina a capilaridade eleitoral. A ex-ministra, sendo candidata, terá que captar os votos do próprio Eduardo e tentar, além disso, penetrar no capital eleitoral de Aécio e Dilma, principalmente.

Não restam dúvidas de que ainda é cedo para avaliações mais profundas. Somente após a definição da nova chapa e a divulgação das pesquisas de intenção de votos - já com o novo nome do candidato - poderemos ter uma visão mais segura sobre o impacto da morte do ex-governador de Pernambuco.

Marina - que antes de se alinhar a Campos, não conseguiu registrar seu partido e disputar a Presidência da República - recebe, por ironia do destino, uma chance para ser, mais uma vez, candidata ao cargo máximo do Executivo Nacional.

A população brasileira ainda está digerindo a morte do presidenciável. Porém, antes mesmo de causar efeito de reviravolta no cenário eleitoral nacional, o fato demonstra que, apesar das adversidades eleitorais entre os postulantes, não há nada mais frágil do que a vida.

As disputas pelo poder são meras pelejas quando obras do destino sepultam sonhos, desfazem famílias e ceifam vidas. Agora, para a família Campos Arraes não há mais propostas nem expectativas de vitória.

O momento é de velar pelo seu ente querido e deixar que o tempo transforme a imensa dor em saudade.

Cláudio Andrade

Datafolha: Garotinho lidera com 25%, mas rejeição sobe para 40%


Pesquisa Datafolha sobre a eleição para governador do Rio de Janeiro, divulgada nesta sexta-feira (15), mostra o candidato Anthony Garotinho (PR) na liderança da disputa com 25% das intenções de voto. Marcelo Crivella (PRB) tem 18%, e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, aparece com 16% das intenções de voto. O petista Lindberg Farias tem 12%.

Na pesquisa anterior do instituto, realizada nos dias 15 e 16 de julho, Garotinho e Crivella estavam empatados com 24%. Pezão tinha 14% e Lindberg se manteve em 12%
.
A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 12 e 13 de agosto com 1.317 eleitores em 31 cidades do Estado do Rio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números RJ-00019/2014 e BR-00362/2014. Esta é a segunda pesquisa do instituto realizada após o registro das candidaturas no TSE.

Rejeição

Anthony Garotinho permanece o candidato com maior rejeição entre os eleitores, com 40% - na pesquisa anterior estava com 39%. Na sequência aparecem Pezão e Lindberg, ambos com 20% - estavam com 19% e 17% respectivamente. Crivella manteve seus 16% de rejeição.

G1.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Bombeiros acham documentos e carteira de Eduardo Campos


A caixa-preta do avião já está em Brasília para perícia do CENIPA.

Os documentos e uma carteira de Eduardo Campos foram encontrados entre os escombros.
As equipes fazem hoje as últimas buscas por restos mortais. Os restos mortais já encontrados estão no IML de São Paulo para análise. Os dez feridos em terra foram liberados.

Fonte G1.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Roberto Freire é cogitado para ser vice de Marina Silva


Quissamã: Barra do Furado receberá nova praça nesta quinta-feira (14)


A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Obras, entrega à comunidade de Barra do Furado nesta quinta-feira (14) às 19h, a praça totalmente remodelada. O evento faz parte de uma série de ações previstas para a localidade, que na mesma data também recebe nova sede do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, sediada na antiga Casa da Baixada, às 17h.

A reforma da praça inclui a remodelação completa do espaço com ampliação do quiosque, pintura geral, nova iluminação, novos bancos e brinquedos, inclusão de vagas para estacionamento e acessibilidade. Os jardins também foram revitalizados com ornamentação e paisagismo.

“Essa é mais uma área de lazer que entregamos no município, oferecendo um espaço que visa integrar a comunidade e proporcionar bem-estar aos moradores”, destacou o secretário de Obras, Junio Selem durante vistoria da conclusão da reforma.

Estão previstas ainda para Barra do Furado, a entrega da nova sede da Unidade Básica de Saúde e a construção de um ginásio poliesportivo. Recentemente, o prefeito Octávio Carneiro acompanhado de alguns secretários e três vereadores vistoriaram as ações em andamento na localidade.

Assecom da Prefeitura de Quissamã.

Morre o presidenciável Eduardo Campos


O candidato à Presidência pelo PSB,Eduardo Campos, estava na aeronave que caiu na manhã desta quarta-feira (13) sobre uma área residencial de Santos, no litoral sul paulista, de acordo com fonte ouvida por ÉPOCA. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do candidato.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a aeronave é um Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, que decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Guarujá (SP). A aeronave caiu, por volta das 10h, atingindo três casas do bairro do Boqueirão. Segundo o Corpo de Bombeiros, há pelo menos 10 feridos.

Época AQUI

Atualização às 13:10

Dilma cancela entrevista para a Rede Globo.

Atualização às 13:35

Morreram com Eduardo: Carlos Bercol, jornalista; Marcelo Severo, cinegrafista; e Pedro Valadares, da direção do PSB nacional.

A Polêmica 'Especial Eleições', em Setembro, na Terceira Via Tv.


Vem aí, mais um empreendimento de qualidade do grupo de comunicação Terceira Via. Aguardem quando Setembro chegar

#lupanacoisapublica #programaapolemica #conexaoclaudioandrade #blogdoclaudioandrade #facedoclaudioandrade #twitterclaudioadv #foconotrabalho

“Programa Cláudio Andrade” estreia hoje na programação da 3ª Via TV


Um programa popular, combativo e que mostra sempre as diferentes versões para o mesmo fato. Assim será o Programa Cláudio Andrade que estreia hoje na grade de programação da 3ª Via TV, logo mais, às 20h30.

A primeira edição do Programa Cláudio Andrade vai mostrar a rotina e os desafios do Educandário para Cegos São José Operário – espaço que é referência na região na assistência e educação do deficiente visual. Cláudio Andrade vai mostrar as dificuldades de não enxergar numa cidade que não preza pela mobilidade urbana de seus deficientes visuais.

O programa tem o objetivo de apontar os equívocos de uma cidade mais preocupada com interesses políticos do que com as causas de seu povo sofrido e trabalhador.

Programa Cláudio Andrade, fala povo!

Não perca!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

SJB: Artculinária receberá prêmio Usinas do Trabalho‏


A cooperativa sanjoanense Artculinária recebe nesta semana, em São Paulo, o prêmio Usinas do Trabalho 2014, promovido anualmente pelo Instituto Consulado da Mulher em reconhecimento a empreendimentos de destaque protagonizados por mulheres em todo Brasil. A Artculinária foi escolhida após a visita de representantes da instituição, que atua no incentivo ao empreendedorismo. As cooperadas embarcam para a cidade paulista nesta segunda-feira, 11 e ficam por lá até a próxima sexta-feira, 15, onde vão receber os prêmios e participar de cursos de capacitação.

No total, 20 cooperativas serão premiadas. A Artculinária foi a única do estado do Rio de Janeiro escolhida para receber a doação dos eletrodomésticos, que serão utilizados como meio de produção, além de Assessoria do Consulado da Mulher por um período mínimo de dois anos. Por ter ficado entre as 10 primeiras colocadas, a cooperativa sanjoanense receberá, também, premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil.

A escolha consistiu basicamente após cumprimento de alguns requisitos. O empreendimento deve ser popular e também de interesse coletivo e é necessário praticar os princípios da autogestão, solidariedade e o cooperativismo. Outro fator determinante para conquista do prêmio foi a participação feminina. No regulamento fica claro que, para concorrer, a cooperativa precisa ter 70% do quadro feminino.

Pelo menos, 70% do grupo precisa ter uma renda inferior a um salário mínimo mensal. O empreendimento deve ser sustentável, ter no mínimo seis meses de existência e contar com infraestrutura para instalação de eletrodomésticos a serem utilizados na produção e na formalização, além da possibilidade de crescimento.

O Instituto Consulado da Mulher é uma ação social da marca Consul que oferece assessoria a mulheres empreendedoras. Anualmente, é desenvolvido pelo Instituto o prêmio Usinas do Trabalho 2014. A iniciativa é um reconhecimento para micronegócios liderados por mulheres em todo o Brasil, nas áreas de Alimentação e Lavanderia, que geram renda e oportunidade de trabalho por meio do empreendedorismo solidário.

Trabalho reconhecido - A cooperativa Artculinária recebe várias encomendas de lanches, salgados, doces e, até mesmo, jantar, além do comércio de quentinhas e pratos feitos. Além disso, as cooperadas participam constantemente de oficinas de gastronomia, onde são capacitadas e recebem dicas sobre conceitos básicos e preparação de pratos clássicos das culinárias internacional e regional com ingredientes típicos de São João da Barra. A cooperativa funciona na Avenida Rotary, 16, na sede do município, próxima ao posto da Polícia Militar.

Segundo a presidente da cooperativa, Dacira Ferreira de Barros, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho feito em equipe e com muito amor.

“Trabalhar com as meninas na cooperativa me ajudou a vencer uma forte depressão. Hoje atuamos em família, em equipe, e buscamos sempre fazer os pratos com o gosto dos clientes. Quando recebemos a notícia da premiação, foi um momento de muita emoção e a certeza que podemos muito mais”, ressaltou.

Formada em 2013 por ex-alunas do programa Mulheres Mil, a cooperativa é um importante caminho para a inserção da mulher no mercado de trabalho. Segundo a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Swany Gomes, o trabalho bem feito pela Artculinária evidencia a capacidade da mulher em gerir o seu próprio negócio e se inserir no mercado de trabalho.

“O município de São João da Barra está fortalecendo as ações de cooperativismo, por acreditar nesse modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e social. Acreditando nas suas referências fundamentais de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia." ressaltou.

Swany destacou também que a secretaria de Assistência Social está identificando novos grupos para formalização e no dia 21 de agosto estará iniciando com a parceria do Sebrae um trabalho de consultoria para fortalecimento da gestão e motivação dos cooperados.

Atualmente três cooperativas são acompanhadas e desenvolvem trabalhos em diferentes segmentos. A Arte Peixe, que reúne esposas e filhas de pescadores da praia de Atafona, com produção de nuggets, hambúrguer, bolinha, quibe de peixe e o carro-chefe que é a linguiça de camarão. A Costurarte, que também reúne mulheres qualificadas, trabalha na produção de uniformes para escolas e empresas. E a "Recicla mais SJB", que é acompanhada pela secretaria de Meio Ambiente.



Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Quissamã promove campanha de conscientização Doenças Sexualmente Transmissíveis


A Secretaria de Saúde por meio do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais, realizou nesta terça-feira (12) no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas uma campanha de conscientização para os pacientes presentes, deixando claro a maneira mais eficaz de se prevenir contra doenças transmissíveis.

Junto com palestras abordando os temas e orientação com distribuição de panfletos, preservativos masculinos e femininos, foram disponibilizados testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C, aconselhamentos pré e pós-teste e, quando necessário, notificação e encaminhamento para atendimento na Rede Pública de Saúde. O objetivo é intensificar o combate aos tipos de hepatite.

A Coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais Rosemeri Braga, falou sobre o assunto. “A nossa intenção é conscientizar as pessoas sobre a preservação. Entre as principais formas de contaminação estão o uso de drogas injetáveis com compartilhamento de seringas, a relação sexual sem preservativos e o descuido com materiais de tatuagem e manicure”, esclarece.

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando eles aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Projeto de recuperação de Atafona renova esperança da população


Moradores e frequentadores de Atafona, em São João da Barra, podem voltar a ter esperança. De acordo com um projeto conceitual, apresentado pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), o engenheiro Domenico Accetta, a recuperação da orla do balneário de forma definitiva, assim como a melhoria do terminal pesqueiro, é possível e viável. O projeto foi feito a pedido do deputado estadual Roberto Henriques e a apresentação aconteceu nesta terça-feira, dia 12, no auditório da prefeitura de São João da Barra.

Na ocasião, Accetta mostrou casos similares onde o INPH conseguiu recuperar, como Marataízes e, principalmente, Conceição da Barra, que também é um pontal, ambas no Espírito Santo. O engenheiro também apresentou detalhes do projeto inicial. A princípio seriam recuperados quatro quilômetros de praia, no sentido Atafona -Grussai, e aumentada a faixa de areia em cerca de 100 metros. Segundo Accetta, o projeto final deve ser entregue dentro de cinco meses e a previsão é que a obra seja orçada entre 140 e 180 milhões de reais.

O prefeito de São João da Barra, Neco, se disse muito esperançoso com o projeto. "Estamos torcendo muito para que dê certo. Nós sabemos quantas pessoas perderam casas em Atafona. Esse projeto renova a esperança da população. É muito bom ter um deputado como Roberto, que está sempre lutando pela nossa cidade. Tenho certeza que, com a ajuda dele, conseguiremos recursos para esta obra", frisou o prefeito.

O deputado estadual Roberto Henriques, que foi quem solicitou ao instituto o estudo, falou sobre o sonho de ver Atafona recuperada. "Todo mundo que é da região viu, com muito pesar, o processo de destruição de Atafona pelo mar. Achávamos que não tinha mais jeito. Mas vi a recuperação que ocorreu em Marataízes (ES), procurei saber quem foi o responsável e o busquei para vir aqui e analisar se o mesmo poderia ser feito. Felizmente pode", esclareceu o deputado.

Assecom do parlamentar.

Quem apoia Garotinho? Os sócios do Americano ou o presidente do clube?

Foto: Gerson Gomes e Blog do Bastos.

Jogador do Flamengo investigado por formação de quadrilha


O jogador do Flamengo Luiz Antônio de Souza Soares, de 23 anos, que foi intimado a prestar esclarecimentos por suposta doação de carro de luxo a um dos chefes da milícia Liga da Justiça, acusada de torturar, extorquir e até matar moradores da Zona Oeste, será investigado por estelionato, pois teria dado o chamado ‘golpe do seguro’. E ainda poderá responder por formação de quadrilha.

No dia 11 de janeiro deste ano, durante festa dos criminosos, Luiz Antônio, conforme testemunha que colabora com a polícia, teria presenteado Marcos José de Lima Gomes, o Gão, com um Ford Edge, avaliado em R$ 130 mil. Em seguida, o pai do jogador, Luiz Carlos Francisco Soares, também intimado a depor, registrou suposto roubo do automóvel.

O Dia.

Gerp: Garotinho lidera com 28.3%, mas com rejeição de 32.5%


Pesquisa do GPP revela que Garotinho (PR) lidera com folga a disputa para o governo do Rio. Ele tem 28,3% das intenções de voto, contra 16,4% de Crivella (PRB), 15,7% de Pezão (PMDB) e 10% de Lindberg Farias (PT). Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, Crivella e Pezão estão empatados. A pesquisa foi encomendada pelo PMDB.
Tarcísio Motta (Psol) ficou com 0,9%; Dayse Oliveira (PSTU), 0,4%; Ney Nunes (PCB), 0,2%. Nulos e brancos somam 19,3%; 8,8% não sabem ou não responderam.

Mais rejeitado

Garotinho: 32.5

Pezão: 17.1
Crivella:8.7
Lindberg:8.1

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores nos últimos dias 9 e 10. Registrada no TRE, recebeu o número RJ 00018/2014.

Fonte O Dia.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Robin Williams morre aos 63 anos


Morreu o ator Robin Williams, segundo a polícia de Tiburon, no estado americano da Califórnia. Uma investigação sobre a causa e circunstâncias da morte está sendo feita. Os investigadores disseram que Williams foi visto pela última vez vivo em sua residência, em Tiburon, onde mora com sua esposa, na noite de domingo. 

Segundo a polícia californiana, a suspeita é que o ator tenha cometido suicídio por asfixia. 

Quatro vezes indicado ao Oscar, Williams ganhou a estatueta de ator coadjuvante em 1998 pelo drama "Gênio Indomável".

Segundo Mara Buxbaum, agente do ator, o corpo de Williams foi encontrado na manhã desta segunda-feira (11) e ele estava lutando contra uma depressão severa. Ele já foi várias vezes internado em clínicas de reabilitação por problemas com drogas, sendo a última vez em julho passado.

G1.

MinC aprova projeto de R$ 4,1 milhões para turnê de Luan Santana


Um projeto de R$ 4,1 milhões para shows de Luan Santana foi aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) para captar recursos pela Lei Rouanet. O aval foi dado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), em reunião na quarta-feira (6), e publicado no site do ministério.

A turnê divulga o DVD "Nosso tempo é hoje", lançado no final de 2013 por Luan Santana. Entre os objetivos do projeto proposto ao MinC pela empresa LS Music Produções, que gerencia a carreira de Luan, estão "difundir as raízes sertanejas enquanto manifestação cultural e artística a partir da música romântica, além de sua história e influência na formação da sociedade contemporânea", e "promover acesso a entretenimento musical de qualidade", diz o texto da proposta.

A Lei Rouanet tem objetivo de incentivar ações culturais. A aprovação não garante que o projeto será patrocinado. É apenas o aval para que o artista busque o valor junto a empresas, que têm em troca abatimento de impostos correspondente ao valor investido. A comissão de avaliação reúne representantes de artistas, empresários e sociedade civil.

A lei incentiva projetos de diversas áreas culturais e contempla desde artistas independentes até famosos. Entre cantores populares incentivados entre 2013 e este ano estão Milton Nascimento (R$ 957 mil), Jeito Moleque (R$ 2,4 milhões), Parangolé (R$ 300 mil), Claudia Leitte (R$ 5,8 milhões) Rita Lee (R$ 1,8 milhão) e Detonautas (R$ 1 milhão).

G1.

ATENÇÃO: mudança de data na visita do diretor do INPH


Diretor do INPH vai a São João da Barra apresentar projeto de recuperação de Atafona

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta, e pesquisadores do instituto, estarão em São João da Barra, no próximo dia 12, terça-feira, para apresentar o projeto conceitual de recuperação da orla de Atafona e de construção do terminal de pesqueiro. A apresentação acontecerá às 16 horas no auditório da prefeitura. O prefeito Neco e o deputado estadual Roberto Henriques, que foi quem solicitou o estudo, confirmaram presença.

A apresentação estava marcada para o dia anterior, mas precisou ser alterada.

A ida do diretor e de pesquisadores do INPH a São João da Barra conclui os estudos que o instituto começou a fazer sobre o local no ano passado. Em junho de 2013, atendendo a um pedido de Roberto Henriques, técnicos do INPH ficaram cerca de um mês pesquisado o local da erosão, localidades vizinhas e o rio Paraíba, com a intenção de saber se havia viabilidade técnica para obras de contenção do avanço do mar, a exemplo de outras cidades litorâneas no Brasil que também sofreram com o mesmo problema, como Marataízes e o Pontal de Conceição da Barra, ambas no Espírito Santo, que foram recuperadas. Na época um relatório prévio foi entregue ao prefeito e ao deputado Roberto Henriques.

O projeto de recuperação da orla de Atafona, que será apresentado por Domenico Accetta, renova esperança dos frequentadores e moradores do balneário.

Assecom do parlamentar.

Rejeição de Garotinho afeta seus candidatos


A campanha eleitoral visando ao pleito de outubro chega ao mês de agosto com uma constatação: a crescente rejeição de Garotinho, vislumbrada nas últimas pesquisas de opinião, está atrapalhando as candidaturas daqueles ligados ao referido líder político.

Militantes de diversos grupos e alguns líderes estão começando a ter dificuldades em fazer campanha e de angariar colaboradores financeiros. A ligação dos postulantes ao nome de Garotinho está fazendo com que alguns candidatos estejam com enormes complicadores na busca por votos.

Vale lembrar que o desgaste de Garotinho não é um evento novo. Na eleição municipal em que Rosinha foi eleita, o núcleo duro do partido proibiu que o deputado federal e candidato ao Governo do Estado do Rio aparecesse com ela. Rosinha mesma tentou desatrelar o “Garotinho” para que o desgaste dele não afetasse sua trajetória que, diga-se de passagem, foi vitoriosa.

Nos bairros e distritos do município de Campos, é nítida a dificuldade na colocação de placas em residências e no comparecimento em reuniões de eleitores que, até querem votar nos candidatos do PR, mas não aceitam a ligação do seu escolhido com Garotinho.

Essa situação está sendo um obstáculo e criou, de forma inesperada, uma migração gradual de votos - antes garantidos ao PR - para os candidatos não atrelados a Garotinho.

A identificação desse problema está fazendo com que candidatos do grupo peçam votos sem forçar o casamento do seu número ao de Garotinho ao Governo do Estado.

A única candidatura que ainda não sofre esse desgaste é a de Clarissa, filha do casal de ex-governadores, pois possui a máquina trabalhando vinte e quatro horas em seu favor.

As demais, mesmo se esforçando para manterem a postura, não estão conseguindo convencer que Garotinho é o nome ideal e começam a liberar seus eleitores para votarem em quem desejarem para “hóspede” do Palácio da Guanabara.

Dentro desse contexto, há um fator que complica em demasia o pedido de votos para Garotinho. Não há dinheiro para todos os postulantes e o líder do PR não esconde a sua preferência por Clarissa e Pudim.

Assim, os demais, além de terem que desatrelar suas candidaturas ao nome de Garotinho, estão à míngua de outras ajudas, tendo que contar com poucos colaboradores.

Esse fenômeno de migração faz com que alguns candidatos de Oposição recebam correligionários de outras siglas para a celebração de acordos até então inimagináveis, tudo em nome da sobrevivência.

Na verdade, não se sabe o que mais está irritando os candidatos não “ungidos” por Garotinho: a obrigação em ter que pedir votos para o ex-governador ou o fato de terem que suportar uma campanha com poucos recursos enquanto outras navegam em céu de brigadeiro.

O início do horário eleitoral gratuito será crucial para que os institutos de pesquisa identifiquem a alternância de votos, principalmente para os postulantes ao Governo do Rio.

Enquanto isso, aqui, na disputa por cadeiras na Alerj e na Câmara Federal, a luta passa a ter um ingrediente novo.

Além do tradicional combate entre Situação e Oposição, surge o desgaste crescente de Garotinho que, por enquanto, está sendo favorável aos oposicionistas.

Vamos aguardar.

Cláudio Andrade

Falta de pagamento e críticas de servidores colocam na berlinda, o atendimento do UH saúde


Há mais de quatro meses, os 8.089 servidores municipais de Campos estão recebendo o atendimento do Plano UH Saúde. Durante este período, o número de reclamações sobre o serviço foi proporcional à insatisfação dos servidores que, sem serem consultados, foram obrigados a migrar do plano de saúde Ases para o UH.

As reclamações vão desde o atendimento inicial até a consulta médica. Os servidores se queixam da desorganização da nova prestadora contratada pela prefeitura, além da dificuldade em marcar exames, tanto na sede, de forma presencial, quanto por telefone.

Para se ter uma ideia do tamanho desrespeito com os funcionários públicos, no início deste mês, a professora Simone Barreto usou as redes sociais para criticar o plano. Segundo a educadora, ela esteve na sede do UH para buscar uma guia de internação para cirurgia e, após receber o documento com a data marcada, foi ao Hospital Escola Álvaro Alvim – local onde ia ser feito o procedimento. Lá, alegaram que o convênio com o plano UH Saúde havia sido cancelado.

Além de não ter se submetido à cirurgia, a professora ainda se indispôs com uma funcionária do plano, que confirmou que o UH não teria informado aos mais de oito mil assistidos que o contrato com o Álvaro Alvim havia sido encerrado.

Situação semelhante viveu Diony Barreto. A servidora conta que no plano UH Saúde ela também não consegue marcar exames ou consultas e sempre é mal atendida. “Quando preciso de autorização para os exames, chego lá as 6h30 (se eu não quiser gastar meio dia para o atendimento), fico esperando até as 8h30, para que abram as portas para o atendimento. Eu esperaria, até com prazer, se fosse bem atendida e saísse satisfeita. Mas não é o que acontece. Tenho enfrentado sérias dificuldades, assim como muitos outros servidores públicos”, desabafou.

Diony destaca ainda que, depois de muito tentar, ela finalmente conseguiu marcar um exame médico, que seria feito no Centrocor, no dia 7 de agosto. Contudo, poucos dias antes, secretárias da unidade ligaram para ela informando que esta clínica também suspendeu o atendimento para os usuários do UH. “Não estou aqui para questionar nenhum político. Estou apenas cobrando os meus direitos. O UH consegue ser pior que o SUS. No público, pelo menos, demora meses para fazer um exame, mas ninguém cancela o procedimento porque o SUS suspendeu atendimento. E agora devo voltar na sede do plano, tentar tudo de novo, como se tivesse tempo para isso. Eu trabalho! Não vivo de atestados e nem vou lá bater o cartão”, afirmou.

Um servidor municipal que trabalha na prefeitura de Campos há mais de 20 anos e que, com medo de sofrer represálias não quer se identificar, acusou a prefeitura de mandar os funcionários com o Plano UH Saúde a procurar o Hospital Ferreira Machado ou Hospital Geral de Guarus para serem atendidos. "UH e SUS são a mesma coisa. Aliás, tá arriscado o SUS estar melhor do que o UH ainda. É um absurdo o que a prefeitura de Campos está fazendo com a gente", declarou.

Procurado pela equipe de reportagem do jornal Terceira Via, o diretor superintendente do Hospital Álvaro Alvim, Dr. Luiz Eduardo Castro de Oliveira, disse que o atendimento médico, por meio do plano de saúde UH Saúde, realmente foi suspenso desde o início do mês de agosto - tendo em vista o não cumprimento de acordo referente a pagamento de serviços prestados pelo hospital. A suspensão visa não aumentar ainda mais a dívida do plano com o HEAA, podendo ser revista, assim que forem quitados todos os débitos.

Luiz Eduardo acrescenta que o Hospital Álvaro Alvim lamenta ter que tomar esta medida, mas depende deste repasse para continuar prestando um bom atendimento aos pacientes.

Já em relação ao Centrocor, funcionárias da clínica confirmaram que o convênio com o Plano UH Saúde também estão suspensos, desde o início deste mês, por falta de pagamento.

A equipe de reportagem do jornal Terceira Via esteve na sede do UH para saber o que eles tinham a dizer sobre o caso, porém a gerente do plano informou que todo e qualquer assunto que envolve contratos, inadimplência e convênios devem ser tratados com a assessoria da Secretaria de Saúde.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por telefone e por e-mail com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão dela para este fato.

Terceira Via.

domingo, 10 de agosto de 2014

Classificação final do Vestibular Comunitário‏ em SJB


A secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra divulgou na sexta-feira, 8, a classificação final do Vestibular Comunitário. O projeto foi realizado através de uma parceria entre a instituição de ensino superior Estácio de Sá e a prefeitura, através das secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos e de Educação e Cultura. A prova contou com a participação de 173 inscritos.

Os sanjoanenses puderam escolher entre mais de 30 cursos, como Administração, Engenharia Civil e Fisioterapia. Os aprovados no vestibular serão inscritos no Programa Cartão Universitário, que concede auxílio financeiro de 50% a 80% do valor da mensalidade, onde passarão por avaliação socioeconômica.

As aulas têm início previsto para o dia 14 de agosto e os aprovados deverão realizar a matrícula até o dia 13 de agosto, no campus Campos dos Goytacazes da Estácio de Sá. Quem optar pelo curso presencial fará as aulas no mesmo campus da matrícula. Já na modalidade a distância, é necessário apenas ter acesso a um computador conectado à internet.

Para a secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Fernandes, o projeto do Vestibular Comunitário é mais uma iniciativa do poder público municipal visando a qualificação profissional, para que o sanjoanense esteja preparado sempre que surgirem novas oportunidades de trabalho. “Buscamos sempre o melhor para a nossa população e nada melhor que oferecer chances de qualificação. Somos pioneiros na questão do Vestibular Comunitário”, disse a secretária.

Confira a classificação final site www.sjb.rj.gov.br

Fonte: assecom da Prefeitura de SJB