sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tudo pronto para o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Quissamã




“Evento começa na segunda (21), e segue até sexta (25)”



Começa na segunda-feira (21), e se estende até sexta (25), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento é organizado pela secretaria de Municipal de Educação, e o tema escolhido para a primeira edição foi: "Ciência, Saúde e Esporte". A realização segue a orientação dos Ministérios da Educação, Esporte e Ciência, Tecnologia e Inovação de fomentar em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

A meta é aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecer os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. Assim, as Olimpíadas Escolares de Quissamã-OLESQ e o Campeonato Municipal de Gêneros Textuais também fazem parte da programação.

A OLESQ vai envolver os alunos do Segundo Segmento do Ensino Fundamental das Redes Municipal, Estadual e Particular e Ensino Médio, que estarão competindo em diversas modalidades esportivas, no Parque Aquático, Ginásio Poliesportivo e CIEP Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva.

O coordenador de Educação Física da secretaria de Educação, Hiller Entringer, revelou que a OLESQ também promove a integração. “Os alunos do Segundo Segmento do Ensino Fundamental estarão em ação, competindo e interagindo”, ressaltou Hiller.

Fonte: assecom da Prefeitura de Quissamã

Advogada de Neco fala sobre o caso "Machadada"




"Em conversa com a advogada Carolina Cunha, que representa o Prefeito de São João da Barra Neco e o vice Alexandre Rosa, ambos do PMDB, na Operação da Polícia Federal intitulada “Machadada”, foi esclarecido que o Jornal O Diário de Campos, que traz reportagem afirmativa de que a perícia confirmou veracidade das provas, faltou com a verdade.

Na reportagem, o jornal informa que “o laudo da perícia técnica realizada nas gravações constatou tratar-se da voz da ex-prefeita e dos demais envolvidos, constatando assim a veracidade do material”, o que é inverídico, segundo a advogada, pois em momento nenhum houve análise ou constatação de padrão de voz do conteúdo fonográfico.

“Sobre essa questão, o núcleo técnico do Departamento de Polícia Federal se manifestou que seria inviável a transcrição dos diálogos devido a limitação de recursos humanos e para não prejudicar outras tarefas de caráter pericial, foi concluído o laudo sem realizar a transcrição fonográfica, razão pela qual não há se falar em constatação e menos ainda em veracidade quanto ao padrão de voz dos interlocutores (envolvidos)”, disse com exclusividade ao Portalozk.com.

Noutro ponto, a perícia destacou que a partir da mídia encaminhada, não é possível determinar se os arquivos de material audiovisual presentes corresponderiam integralmente ao que foi armazenado pelos equipamentos quando da gravação do conteúdo. Isto porque, o equipamento responsável pela gravação assim como a mídia original utilizada pelo mesmo, não foram encaminhados para perícia.

“De forma que não há que se falar em autenticidade já que possíveis edições, manipulações e supressões poderiam ter ocorrido antes da gravação da mídia encaminhada para análise, pois esta não é a original”, conclui.

Nesse ponto, vale se reportar mais uma vez ao laudo pericial concluindo que: “As informações registradas podem ou não corresponder a realidade, visto que tal informação é configurável e dependente do ajuste e precisão do equipamento de gravação, podendo inclusive ser alteradas / editadas”.

Fonte: OZK

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quissamã está entre os finalistas do concurso "7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro"



A produção de doces caseiros em Quissamã é tradicional e os holofotes dessa vez estão voltados para o pastel de nata. O quitute popular produzido e comercializado na cidade, está entre os 56 finalistas do concurso "7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro", na categoria Doces e Sobremesas, idealizado pelo escritor e jornalista Chico Junior.

Começou oficialmente a votação para eleger os vencedores no dia 5 de agosto, que é feita exclusivamente pelo site oficial do concurso (www.projetomaravilhas.com.br). Cada eleitor deverá indicar, obrigatoriamente, um concorrente de cada categoria. Se você ainda não votou, não perca a oportunidade de ajudar a colocar Quissamã nesse hall. A votação será encerrada dia 31 de outubro.

As delícias foram divididas em sete categorias: "Entradas & Petiscos", Refeição", "Bebidas", "Doces & Sobremesas", 'Da Terra", "Da Água", "Laticínios". As sete maravilhas mais votadas, uma em cada categoria, serão apresentadas na cerimônia de premiação, em novembro.

Segundo o idealizador, o concurso tem como objetivo desvendar as relíquias culinárias fluminenses das praias às montanhas. Inicialmente, Chico apresentou um punhado desses tesouros, que marcam o paladar do nativo ou do turista e o público participou com dezenas de novas indicações, das quais 16 foram selecionadas.

Para Chico, que também é pesquisador da gastronomia regional brasileira e do Estado do Rio, as produções locais, a artesania e o saber de cada receita colaboram para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e turístico. “Através da culinária, conhecemos os hábitos, a história e a cultura do povo de cada região”, afirma o autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”.

Fonte: assecom da Prefeitura de Quissamã

Governo estadual atende pleito de Roberto Henriques e entrega novos equipamentos no Álvaro Alvim




O Hospital Escola Álvaro Alvim recebeu da secretaria estadual de Saúde, neste mês de outubro, sete camas para o Centro de Tratamento Intensivo, sete respiradores maquet, quatro respiradores multiparâmetro, um desfibrilador, um carro de parada, três cardioscópios, 64 camas de enfermaria, uma mesa ortopédica e um carro de anestesia. Os equipamentos são fruto de um pedido do deputado estadual Roberto Henriques ao secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

- Fico feliz que o secretário Sérgio Côrtes tenha atendido nossa solicitação. O Hospital Escola Álvaro Alvim é muito importante tanto para Campos quanto para todo o Norte e Noroeste Fluminense. A modernização era necessária e muito importante para a saúde. Neste ano, já conseguimos a inauguração do Serviço de Verificação de Óbitos, que é feito pelo hospital de ensino, e acredito que teremos mais avanços - afirmou Henriques.

Em agosto, o deputado Roberto Henriques participou de uma reunião na secretaria estadual de Saúde com o secretário Sérgio Côrtes para discutir e pedir apoio para a modernização e renovação do Hospital Escola Álvaro Alvim. No encontro, estiveram presentes o então diretor do hospital, Jair Araújo Júnior e o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Márcio Sidney Pessanha, que considera os equipamentos fundamentais no momento. “Estamos em processo de recuperação do Hospital Escola e são itens importantes, como tem sido importante a parceria do deputado estadual Roberto Henriques”, disse Márcio Sidney.

A fundação é uma entidade filantrópica com mais de 80 anos, sem fins lucrativos e mantenedora do hospital escola e da Faculdade de Medicina de Campos. Na reunião foi firmada parceria para o apoio na modernização mobiliária, instalação das UTIs, focos cirúrgicos centrais para salas de cirurgia de média e alta complexidade, modernização dos leitos e agilização na solução para os processos administrativos referentes a área de Oncologia do hospital.

17/10/2013

Assessoria de comunicação do deputado estadual Roberto Henriques

Milena Veloso
(21) 9986-8479

Júlia Maria de Assis
(22) 9891-4124
(21) 8890-4584

Foto: Agência Cadê Photo

Audiência pública na Câmara dia 23 para discutir nova Lei Orgânica de SJB




A Câmara de São João da Barra está desenvolvendo um trabalho de reforma e atualização da Lei Orgânica Municipal e vai promover uma audiência pública para debater o assunto, no próximo dia 23, às 17h, no plenário da Casa. A reunião é aberta ao público em geral, mas as pessoas que desejarem fazer uso da palavra no dia, apresentando propostas, deve se inscrever no site da Câmara até amanhã (18). Os dados a serem preenchidos são: nome, profissão, endereço, telefone e e-mail. A confirmação da inscrição será enviada pela Casa, por e-mail.

A iniciativa foi tomada pelo Legislativo porque a Lei Orgânica, promulgada em 1991, está defasada em relação à Constituição em vários pontos, como: o quantitativo de vereadores (hoje de 15 e na Constituição, 9); o período de estágio probatório (hoje de dois anos sendo que na Constituição, 3); ausência de algumas competências legislativas municipal; ausência de regulamentação no que tange à eleição da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes em caso de perda de mandato de vereador.

Os trâmites – A Mesa Diretora da Casa promulgou, no dia 23 de setembro, um ato executivo, criando uma comissão formada por membros do Executivo, do Legislativo e da OAB. Essa comissão está executando os trabalhos de reforma e atualização da Lei e vai redigir uma minuta (esboço do projeto), que será disponibilizada em breve no site da Câmara.

Posteriormente, uma nova audiência será marcada, seguindo os parâmetros da primeira. Em seguida, haverá uma reunião entre a Procuradoria Legislativa da Casa, a comissão de reforma da Lei e a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, com o objetivo de elaborar o texto final, que será deliberado pelo plenário, em sessão ordinária, prevista para o mês de dezembro.

Fonte: assecom da Câmara de SJB

Marinéa Abude justifica atitude contra os professores da rede pública



“Em momento algum quis ofender qualquer professor. E se algum se sentiu ofendido, eu peço perdão (…) Estou aberta a qualquer diálogo com quem quer que seja. A gente tem um enorme carinho por todos os professores. Se houve um mal entendido, que esse mal entendido seja desfeito. Preciso de parceiros que me ajudem nessa caminhada”.

Matéria também disponível no blog do Bastos

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vereador Thiago Virgílio precisa de nossa ajuda




O vereador Thiago Virgílio pelo visto está tendo dificuldade em presidir a Comissão de Fiscalização da Câmara dos Vereadores de Campos.

No dia vinte de agosto do corrente ano fiz dois protocolos requerendo informações, com base na Lei de Acesso a informação, na qualidade de cidadão, e o vereador Thiago Virgílio descumpriu todos os prazos e como homem público sequer deu satisfação a sociedade. A situação vale ressaltar, será objeto de ação judicial.

Agora, leio no blog do Bastos que o nobre vereador ‘notificou’ o advogado e Presidente da Fenorte Nelson Nahim para comparecer na próxima sexta-feira, às 10h, para uma explanação relativa à sindicância de sua gestão.

Porém, Nahim disse, no espaço eletrônico de Bastos, que sequer recebeu o teor da ‘intimação’. Pelo visto o nobre edil Virgílio está presidindo uma comissão sem o devido auxílio técnico, pois só pensando assim para conseguir entender o descumprimento de uma lei federal (caso de meus protocolos) e a falta do teor impresso na notificação (caso Nahim).

A sociedade precisa ficar atenta e os advogados mais ainda.

Cláudio Andrade

Ana Maria Braga e Globo perdem processo e são multadas em R$ 150 mil


São Paulo - Ana Maria Braga e a Rede Globo perderam em 3ª instância o processo movido por uma juíza que se sentiu lesada pela apresentadora após receber críticas e ver seu nome exibido no ar durante o matinal “Mais Você”. A multa que Ana Maria e a emissora terão que pagar à juíza será de R$ 150 mil.

A decisão foi mantida exatamente pelo fato de Ana Maria Braga revelar o nome da magistrada, que acabou sendo perseguida e alvo de criticas da população. “Poderia ter havido crítica à decisão judicial referente ao caso ou, apropriadamente, à lei que a norteou, mas daí não se segue a autorização para o enfático destaque nominal negativo à pessoa da magistrada”, afirmou o ministro Sidnei Beneti , relator do caso.

ENTENDA O CASO:

Durante uma matéria sobre o assassinato de uma jovem pelo ex-namorado, que se suicidou em seguida, Ana Maria Braga criticou a decisão judicial que garantiu a liberdade provisória ao assassino e fez questão de divulgar o nome da juíza responsável, pedindo que os telespectadores o guardassem – “como se esta tivesse colaborado para a morte da vítima”, segundo o acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

A apresentadora disse ainda que a liberação do acusado foi fundamentada exclusivamente em bom comportamento. No entanto, segundo o processo, a decisão da magistrada seguiu o parecer do Ministério Público, que se manifestou a favor da liberação, visto que a própria vítima, em depoimento, apontou ausência de periculosidade do ex-namorado.

Fonte: O Dia

Como seria Garotinho na Oposição em Campos?


O deputado federal e líder do PR (Partido da República) tem defeitos como qualquer outro homem público. Porém, quando se trata de marcar seus adversários políticos, ele é um grande zagueiro.

Em que pese o alardeado investimento da prefeita Rosinha, no pacote de propaganda institucional de mais de R$ 60 milhões desde o ano de 2010, fato é que o município de Campos enfrenta os mais variados problemas de uma administração pública.

O estado crítico do centro odontológico da nossa Secretaria de Saúde, o mau tratamento dispensado pela Secretária de Educação aos professores da rede pública, a escassez de medicamentos nos postos de saúde, a carência de transporte público e a última colocação no Índice de Educação Básica (Ideb) são temas abordados de forma tímida e sem qualquer ação prática dos vereadores da atual oposição em Campos.

Já imaginaram o município de Campos (com todas essas mazelas), tendo Garotinho na Oposição? O quanto de mídia seria usado pelo ex-governador para desgastar a gestão em vigor? Quantos programas de rádio e quantas notas e manchetes de jornal teriam como tema as falhas do Governo Municipal?

Já teríamos presenciado um simbólico ‘abraço coletivo’ na Secretária de Educação, clamando pela saída da chefe Marinéia Abude. Seria possível, ainda, vislumbrar faixas de protesto com o nome dela sendo desmoralizado. Frise-se: todas essas manifestações, com certeza, sem o consentimento do Garotinho!

A colocação em que o município se encontra no Ideb seria pauta divulgada por todos os integrantes do grupo da oposição. Caso algum deles estivesse com mandato legislativo, isso seria tema em todas as sessões da Casa do Povo!

O valor de mais de R$ 60 milhões em propaganda institucional seria uma bandeira atacada de forma ferrenha por Garotinho. Ele certamente indagaria: por que gastar tanto com publicidade se falta colírio na farmácia municipal e se há carência de médicos pediatras em toda a rede pública?

Na Justiça, estariam sendo propostas várias ações do grupo em defesa de uma sociedade cansada dos desmandos administrativos e ávida por um candidato redentor. Um ungido que viesse para salvar o município da desgraça.

A oposição estaria com toda a infraestrutura para manter a pressão até que algo de efetivo ocorresse como, por exemplo, o afastamento do Chefe do Executivo.

Todavia, o Garotinho é hoje a situação e não há chances de um equilíbrio de forças. Logo, os poucos abnegados - que lutam por uma sociedade mais justa - precisam manter os pés firmes, elogiar o que tem sido feito pela atual gestão, mas não omitir da população as falhas administrativas a serem corrigidas em prol de um município forte e próspero.

Infelizmente, a guerra política atual tornou-se aquela em que todos atiram pelos lábios, o que, a cada dia, desqualifica o debate salutar.

A oposição não precisa ser agressiva e nominar agentes. Tem que ser atuante e enérgica, sob pena de ser oposição apenas no nome uma vez que, na sua essência, estaria sendo nada mais nada menos do que uma sombra da situação.

Cláudio Andrade.

Quissamã investe em Curso de Inseminação Artificial de Bovinos para trabalhadores da pecuária




Uma parceria pioneira na região está possibilitando a capacitação de trabalhadores da pecuária em Quissamã e adjacências, com a oferta do 1º Curso de Inseminação Artificial de Bovinos, voltados para os trabalhadores da pecuária, no município.

A viabilidade do curso se deu da seguinte maneira: a secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Quissamã, cede o local para a a realização das aulas e a empresa Alta Genética é responsável pela administração, captação de alunos, inscrições (que são pagas), material, custeio e formação. Em contrapartida, das 10 vagas oferecidas por curso, três são disponibilizadas gratuitamente, para trabalhadores da pecuária do município que desejam se capacitar. A duração é de uma semana, e a primeira turma iniciou as atividades, nesta terça-feira (15).

O espaço escolhido para as aulas fica na localidade de Águas Claras, onde funciona como um centro de capacitação técnica da secretaria e abriga os animais que são apreendidos em vias públicas.

Para o veterinário Márcio Padão Montes, um dos instrutores da Alta Genética, a visão do município em abrigar o curso demonstra a preocupação do poder público com o desenvolvimento da pecuária a fim de impulsionar a economia local.

“A ideia de utilização do espaço público agregado à oportunidade de capacitação para o produtor rural é excelente. Além disso, a demanda da região é muito grande, então é muito produtiva essa iniciativa”, destacou.

O secretário de Agricultura e Pesca Jorge da Penha compareceu a abertura do curso, acompanhado pelo subscretário Cosme Chagas e o presidente da Câmara Marcelo Batista. Na ocasião ele explanou as perspectivas da secretaria para capacitar produtores.
“Nossa ideia é promover um curso desse porte mensalmente, no município, e para isso já estamos disponibilizando inofrmações para os interessados. Basta nos procurar na secretaria que fica no parque de exposições, pois nossa intenção é dar um cunho mais profissional às atividades voltadas para esse setor em nossa cidade”, ressaltou Jorge Penha.

Além de comparecer à secretaria, informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2768-6879, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Fonte: assecom da Prefeitura de Quissamã

Profissionais do HFM bloqueiam subida da General Dutra em manifestação



Dezenas de funcionários do Hospital Ferreira Machado (HFM) interditaram a subida da ponte General Dutra em um protesto pacífico, na manhã desta quarta-feira (16 de outubro), em Campos.

Os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho, planos de cargo e salários, além de insalubridade de 40%.

O tráfego ficou interrompido nos dois sentidos da BR-101, e o congestionamento chegou a aproximadamente 3 km. Os manifestantes negociaram com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, após meia hora, o trânsito foi liberado.

De acordo com o presidente da associação dos servidores do HFM, Durval Almeida, a manifestação aconteceu porque a prefeitura não cumpriu um acordo feito com a classe em julho deste ano. “Fizemos um acordo com a Secretaria de Saúde e eles prometeram cumprir as nossas exigências. Mas, infelizmente, o que foi prometido, não foi cumprido”, afirmou.

Os funcionários não descartam a possibilidade de novas manifestações. "Temos que lutar pelos nossos direitos sempre. Só vamos parar com as mobilizações quando a prefeitura fizer a parte dele, ou seja, cumprir com o que foi prometido", disse o médico Sérgio.

A Polícia Militar esteve no local e o Guarda Municipal ajuda a coordenar o fluxo de veículos.

Em nota, o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, informou que vários benefícios vêm sendo concedidos aos servidores do Hospital Ferreira Machado, como gratificação de urgência e emergência e de nível 3; complementação aos funcionários do Estado; mudança de regime celetista para estatutário, além do reajuste concedido este ano, acima da inflação. Ele disse ainda que vem mantendo diálogo constante com o presidente da Associação dos Funcionários da unidade, Durval Almeida.

Fonte: terceira Via on line.

"A Polêmica" entrevista o deputado federal Paulo Feijó





Terceiro blog será inserido em instantes.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

BR 101 Norte: deputado Roberto Henriques fala de sua ação parlamentar em favor da duplicação

Quissamã quer retomar liderança na produção de coco do Estado





Essa é a perspectiva do prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro que visitou na manhã desta terça-feira (15), a envasadora de água de coco Nucoco (Agroindustrial Quissamã Ltda), instalada, na localidade de Goiabal. Também participaram da visita o secretário de Agricultura e Pesca, Jorge da Penha, o subsecretário Cosme Chagas e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Batista.

O grupo foi conhecer as novas instalações da agroindustria que iniciou suas atividades no município, em abril deste ano. A recepção no local, foi feita pelo Administrador geral da empresa, Norman Steiner e pela responsável pela produção e controle de qualidade, Margareth Ribeiro.

A envasadora de água de coco foi um projeto fomentado por Octávio em sua segunda gestão, em 2001, mas do projeto original apenas o prédio pertence à prefeitura de Quissamã. A parceria entre o poder público e a Nucoco que está inserida no Programa Quissamã Empreendedor ocorreu através da cessão da área e estrutura predial.

Os visitantes conheceram todo o funcionamento da fábrica que já investiu, segundo Norman Steiner, cerca de R$ 3milhões em novos equipamentos e reestruturação do local. Ele destacou que, a envasadora que há seis meses começou com uma produção de 20 mil litros de água de coco envasada resfriada por mês, hoje já atingiu 90 mil litros/mês.

“Nosso objetivo é de que até o fim do verão do ano que vem, nossa produção alcance a meta de 200 mil litros água de coco envasada. Com isso, nosso foco está aliado a fomentar a produção local, além da geração de emprego e renda”, disse Steiner.

Norman também explicou que o grupo ao qual pertence a Agroindustria Quissamã é grande produtor de coco no Espírito Santo e possui vasta experiência no mercado. Sobre a escolha de investir no município, ele ressaltou que Quissamã é um local estratégico pela proximidade com os mercados consumidores e ainda tem requisitos essenciais como terra boa para a produção de coco e a excelente qualidade da água do fruto.

O secretário Jorge da Penha comentou sobre a proposta da visita. “Nosso município já foi o maior produtor de coco do Estado, mas diante de algumas dificuldades passadas, o produtor rural ficou desacreditado da atividade, o que fez com que muitos ficassem descapitalizados, perdessem suas lavouras ou as abandonassem, mas diante dessa nova realidade que se apresenta com a envasadora, vamos novamente impulsionar o setor, pois o que eles precisam é de incentivos para se recuperarem e vamos viabilizar tudo o que for necessário, seguindo a determinação do prefeito Octávio Carneiro”, pontuou.

Atualmente, alguns produtores quissamaenses já voltaram a fornecer coco para a envasadora que paga R$1,80 por litro da água, sendo que cada fruto dá em média 350 ml do líquido. Agora estão sendo absorvidos cerca de 60 mil cocos que seriam perdidos, o que deu um alívio a esses agricultores. Vale observar ainda, que os 20 funcionários que trabalham diariamente na fábrica, são todos moradores do município.

O prefeito Octávio Carneiro, animado com as perspectivas de alavancar novamente a produção de coco em Quissamã e retomar a posição de maior produtor do Estado, foi taxativo:

“Não mediremos esforços para que a produção de coco no município seja retomada de maneira efetiva e o homem do campo volte a ter o reconhecimento que merece, contando com nosso auxílio em todas as vertentes como apoio tecnológico, financeiro através de busca e disponibilização de linhas de crédito, parcerias com outras esferas de poder porque nós queremos alcançar a meta de voltar a ser o maior produtor de coco do Estado”, definiu o chefe do Executivo.

Fonte: assecom da Prefeitura de Quissamã

Clarissa Garotinho é a convidada do "A Polêmica" de hoje


A deputada estadual Clarissa Garotinho é a atração inédita do “A Polêmica” desta terça-feira (15 de outubro), às 22h30.

A parlamentar concedeu uma entrevista ao advogado e apresentador do programa, Claudio Andrade, e falou de sobre temas polêmicos, como as manifestações ocorridas nos últimos meses em vários locais do país, a proibição do uso de máscaras nas manifestações, as eleições 2014, a lei de acesso à informação, os 25 anos da constituição, família, projetos sociais, royalties e a postura como opositora ao governo Cabral.

O programa “A Polêmica” é exibido pelos canais 25 e 425 HD, do 3ª Via TV pela Via Cabo.

Fonte: Terceira Via 

RJ 238: melhorias solicitadas por Roberto Henriques em fase de licitação





Foi publicado na última quarta-feira, 09 de outubro, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro pelo Departamento de Estradas de Rodagem, o DER-RJ, o aviso de licitação para melhorias da RJ-238 no entrocamento entre Ururaí e a localidade Donana, no município de Campos dos Goytacazes, pedido pelo deputado estadual Roberto Henriques ao governador Sérgio Cabral e o vice Luiz Fernando Pezão. A via conhecida como Estrada dos Ceramistas recebeu o nome de Rodovia Prefeito José Carlos Vieira Barbosa, em homenagem ao ex-prefeito de Campos dos Goytacazes, Zezé Barbosa, pela lei nº 6261/2012 projeto do deputado estadual Roberto Henriques.

“A estrada é muito importante para o estado e sofre com o fluxo intenso de caminhões de carga pesada. A maior produção de cerâmica do estado do Rio de Janeiro vem de lá. Ela é mal sinalizada e o seu asfalto está precário, comprometendo a vida de todos aqueles que circulam pela região. As melhorias são muito importante para todos e esperada há tempos”, afirmou o deputado estadual Roberto Henriques.

Fonte: assecom do parlamentar

Magal que provadores de roupa para pessoas deficientes e com mobilidade reduzida




- Projeto de Lei nº 0274/2013 – Dispõe sobre obrigatoriedade na instalação de provadores de roupas acessíveis à população com deficiência e mobilidade reduzida e dá outras providências.

Linda quer informatização dos cemitérios e tombamento do arquivo do Monitor




- Processo nº 2953/2013/SEC/CMCG – Solicita estudos para a informatização de todos os cemitérios públicos do Município.

- Processo nº 2954/2013/SEC/CMCG – Solicita aos Diários Associados os acervos do arquivo do Monitor Campista para que seja tombado como Patrimônio Histórico de nossa cidade.

Feliz dia dos professores




Bom dia.

Hoje é dia do professor e gostaria de parabenizar a todos que escolheram a arte de ensinar como ofício.

Que Deus na sua infinita bondade recicle nossas mentes para que possamos continuar formando todos aqueles que desejam ocupar o seu próprio espaço no mercado de trabalho.

Um abraço especial ao corpo docente da Candido Mendes de Campos dos Goytacazes. Trata-se da instituição onde aprendi a importância em formar pessoas e entregá-las ao competitivo mundo laboral.

Cláudio Andrade

São João da Barra é contemplada com projeto Cidades Digitais





São João da Barra está entre os 13% dos municípios brasileiros contemplados pelo Programa Cidades Digitais, do Governo Federal, com verba prevista em torno de R$ 1,5 milhão para a implantação do sistema. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14), durante cerimônia de anúncio que aconteceu no auditório do Ministério das Comunicações, em Brasília com a presença do Ministro Paulo Bernardo e das Ministras de Relações Institucionais, Ideli Salvatti e de Planejamento, Mirian Belchior. O prefeito José Amaro de Souza (Neco) e o Superintendente de Petróleo e Tecnologia, Wellington Abreu da Silva participaram do evento.

A prefeitura através da secretaria de Planejamento, que já vinha trabalhando na melhoria do sinal da internet gratuita fornecida pelo Programa Municipal de Internet Livre (Promil) para todo o município, agora pode comemorar a inclusão de São João da Barra, já que o objetivo do projeto Cidades Digitais é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros, coincidindo com a promoção e a democratização do acesso à informação que se buscava. De acordo com Neco, o acesso democrático à informação continuará tendo a devida atenção em seu governo.

“A Cidade Digital vai trazer para São João da Barra importante evolução nos acessos à rede de internet, através de suporte tecnológico oportunizando a todos uma conexão mais eficaz. Além disso, o projeto prevê a implantação do núcleo de geo-processamento de informações e dados de todo o município, compreendendo a área pública e privada”, disse o prefeito ao citar as grandes evoluções que o município passará a contar com mais essa conquista de inclusão digital, que nada mais é do que inclusão mundial.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2013, o Ministério das Comunicações contemplou 262 dos 1900 municípios que apresentaram projetos. Um deles, de São João da Barra, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013. Nesta segunda etapa, puderam se inscrever cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 km do backbone (rede principal) da Telebrás ou que tenham compromisso firmado com operadoras privadas para conexão à internet.

O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebrás, do Inmetro e do BNDES. A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

Fonte: Secom de SJB

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Promotor natural do RJ é assassinado em Pernambuco


O Instituto de Criminalística (IC) já realizou a perícia no carro e no trecho da PE-300, no Agreste de Pernambuco, onde o promotor deItaíba foi assassinado. A polícia diz que Thiago Faria Soares foi morto com vários tiros, mas ainda não há informações oficiais sobre a quantidade. O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (14) e o corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Caruaru, no Agreste pernambucano.

Quatro delegados estão desenvolvendo as linhas de investigações do crime e contam com o apoio de policiais civis e militares do Agreste e Sertão, além de um helicóptero. A advogada Mysheva Freire Ferrão Martins e Adauto Martins estavam no carro que o promotor dirigia quando foi atingido, mas conseguiram escapar sem ferimentos graves, e já prestaram depoimentos à polícia.

Fonte: G1 

Petiscos de Edu Guedes custaram R$ 34.200,00 mil aos cofres públicos de Campos



O cachê cozinheiro Edu Guedes custou R$ 34.200,00 (NFs 1202 e 1203, emitidas pela 2MB agência de Eventos e Editoria. de R$ 17.100,00 cada).

Fonte: "Eu penso que" do jornalista de Ricardo André.

Roberto Henriques fala sobre o fim das terceirizações




O acordo firmado pela Prefeitura de Campos para por fim às terceirizações irregulares praticadas pelo município, se cumprido conforme o propagado pelas autoridades envolvidas, vai encerrar uma página quase dramática da história política do município. Nos últimos anos, e eleições, as contratações de pessoal sempre apareceram como decisivas. Mas, mesmo com o fim das terceirizações, continuaram atuando, como faculta a lei, empresas prestadoras de serviço. E como ficam as indicações políticas nesses casos?

O deputado estadual Roberto Henriques (PSD), que assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 2008 para regularização das terceirizações, diz que o problema pode continuar, uma vez que, no entendimento dele, existe uma relação indevida entre o poder público e setor privado.

— Não se pode fazer de uma empresa a extensão do gabinete da prefeita, de secretários ou vereadores. Essas indicações não podem ocorrer.

O secretário de Governo, Suledil Bernardino, diz que com o acordo não haverá mais terceirizados irregulares no município. Mas afirma que é impossível controlar uma indicação ou outra: “Isso só seria possível no mundo dos anjos, não no dos homens. Se você conhece uma pessoa que precisa de um emprego e conhece o responsável por uma empresa, não vai falar para ele sobre aquele seu conhecido? Caberá ao dono da empresa analisar o currículo, aceitar ou não”, diz.

Exemplo — Citada pelo deputado Roberto Henriques como empresa que terceiriza de maneira correta, a Petrobras não quis se manifestar sobre o assunto. Um funcionário de prestadora de serviço a Petrobras, e preferiu não se identificar, explicou que conseguiu a vaga após fazer cursos e palestras voltadas ao setor offshore: “Também viajei muito a Macaé, deixando curriculo de porta em porta.

Quando mais enriquecido for o currículo, melhor. Hoje é mais fácil, porque é possível cadastrar-se pela internet, mas antes a gente tinha que ir pessoalmente. De qualquer forma, vale a pena. Hoje tenho meu carro, minha moto. Minha vida estável”, relatou.

Suzy Monteiro
Folha da Manhã

Quissamã irá promover Semana de Ciência e Tecnologia




O evento é da Secretaria de Educação

A secretaria de Educação de Quissamã irá promover entre os dias 21 e 25 deste mês, A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". O evento segue a orientação dos Ministérios da Educação, Esporte e Ciência, Tecnologia e Inovação de estimular e promover em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema. O Parque de Exposições foi o local escolhidos para as apresentações da SNCT, das 8h às 21.

A I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Quissamã reúne instituições de ensino e pesquisa, gestão municipal e empresas privadas locais com o objetivo de compartilhar com a população o conhecimento científico produzido no município.

O tema da edição 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. Assim, as Olimpíadas Escolares de Quissamã-OLESQ e o Campeonato Municipal de Gêneros Textuais também fazem parte da programação.

A OLESQ vai envolver os alunos do Segundo Segmento do Ensino Fundamental das Redes Municipal, Estadual e Particular e Ensino Médio, que estarão competindo em diversas modalidades esportivas. Já, o Campeonato de Gêneros Textuais foi criado no intuito de desenvolver previamente nos alunos do 4° ao 9° ano as competências de ler e escrever gêneros textuais , a fim de que participem com sucesso da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa ,a qual acontece em anos pares. O Ginásio Poliesportivo Walth Müller Pessanha, o Parque Aquático Municipal e o CIEP Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva irão abrigar as atividades.

A coordenadora de Ensino da secretaria de Educação falou sobre a SNCT.

“A principal finalidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações” avaliou Amanda.

Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Assecom da Prefeitura de Quissamã

FJOL paga R$ 69.660,00 mil para empresa de fotografias





EXTRATO CONTRATO
CONTRATO nº. 135/2013
PROCESSO nº. 2013.024.000337-7-PR
Convite nº. 010/2013
OBJETO: Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de fotografia para atender aos eventos culturais e artísticos do município de Campos dos Goytacazes/RJ.
CONTRATADA: PERFEIÇÃO FOTOGRAFIAS E PUBLICIDADE LTDA.
CNPJ nº 06.352.861/0001-15
valor global: R$ 69.660,00 (sessenta e nove mil, seiscentos e sessenta reais)
PRAZO DE EXECUÇÃO: 07(sete) meses
Publique-se
Campos dos Goytacazes, 26 de setembro de 2013.
Patrícia Cordeiro Alves
=Presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima=

Campistas pedem afastamento de Marinéa Abude pelas redes sociais



Uma campanha na internet pede o afastamento da Secretária de Educação de Campos, Marinéa Abude. O motivo foi a declaração feita pela representante, ao chamar os professores do município de idiotas, em uma reunião com diretores de escolas.

A fala, atribuída à secretária, foi gravada e o vídeo circula na internet. Nas redes sociais, professores afirmam que vão processar Marinéa e pedem o afastamento dela da secretaria.

“Professores vão processar a Secretária de Educação de Campos dos Goytacazes, Marinéa Abude, por ofensa pública, devido ao episódio onde a secretária chama os professores de baderneiros e idiotas. Segundo a secretária, esses "professorezinhos" estavam berrando enfrente ao seu palácio (secretaria de educação), por melhores condições de trabalho, e ela, por ser uma pessoa muito ocupada não teria tempo para BRINCAR, porque discutir melhores condições de trabalho para os professores e uma melhor educação, para ela, é brincadeira. Ações como essas lembram a ditadura, a secretária acha que ainda estamos nesse período e esqueceu-se que o direito a manifestação é garantido pela constituição federal”.

Em nota, a Federação dos Estudantes de Campos (FEC) repudiou a atitude da secretária. A mobilização pelo afastamento da secretária foi publicada por uma usuária das redes sociais e replicada pelo usuário “Campos dos Goytacazes”.

O comando de mobilização dos educadores de Campos informou que o pedido de afastamento não partiu dele. Sobre as declarações da secretária, os integrantes do comando pretendem se reunir para decidir como vai reagir em relação à declaração da secretária.

De acordo com o comando de mobilização, quatro advogados do grupo estão avaliando o vídeo, para entrar com uma ação na justiça contra Marinéa Abude. A integrante do comando, Maria Helena Mendes Freitas, convoca a todo os profissionais da educação para a mobilização no Dia do Professor, às 15h, no Shopping Estrada.

Fonte: Terceira Via

Águas do Paraíba suspende cobrança de primeira religação e segunda via





A partir de 14 de outubro do corrente, a concessionária Águas do Paraíba não mais está cobrando a primeira religação de água, após a suspensão de fornecimento motivada por inadimplência.

Também a partir do dia 14 de outubro, a concessionária não mais cobra a segunda via da conta de água e de esgoto retirada na Central de Atendimento, à Avenida José Alves de Azevedo, 233, centro, próxima à Rodoviária Roberto Silveira.

A segunda via da conta de água e de esgoto também pode ser retirada gratuitamente através do site da empresa: aguasdoparaiba.com.br.

As isenções de cobrança da primeira religação da conta de água e da segunda via, são resultado de entendimento dos gestores de Águas do Paraíba com a Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, com a anuência do poder concedente, que é a prefeitura do município.

O Superintendente de Águas do Paraíba, engenheiro Mário Fazza explica que as decisões demonstram o bom clima de entendimento e de relacionamento da concessionária com os representantes do Poder Legislativo de Campos dos Goytacazes, em sintonia com a população campista.

Nos últimos meses representantes da concessionária participaram de audiência pública na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes informando sobre a estrutura e os avanços do saneamento no município.

Também participou de reuniões com a Comissão de Vereadores criada para avaliar os serviços realizados pela concessionária e entendimento com vereadores que resultaram, por exemplo, em encontros de trabalho sobre a implantação do serviço de coleta e tratamento de esgoto em diversos bairros de Guarus.

Fonte: Assecom da empresa

Ladrões assaltam a loja Leader da Pelica, em Campos



Três homens assaltaram, no início da noite de domingo (13 de outubro), a Loja Leader, na Avenida Pelinca,em Campos.

De acordo com a Polícia Militar, depois de fazerem cinco funcionários reféns, os bandidos roubaram um valor estimado em R$ 90 mil em dinheiro, além de cheques e um cofre.

Um funcionário contou aos policiais que dois ladrões entraram armados e um comparsa ficou em um carro dando cobertura da loja. Dentro do estabelecimento, um dos ladrões ainda teria obrigado a um funcionário a levar um cofre até um carro, modelo Fiat Uno, de cor branca. Os bandidos fugiram e ninguém foi preso.

A polícia já solicitou as imagens do circuito interno de câmeras para que possam ajudar nas investigações.

A ocorrência foi registrada na 134 DP.

Fonte: Terceira Via TV

domingo, 13 de outubro de 2013

Pré-selecionados do Minha Casa Minha Vida 2 na 2ª em SJB






A secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos de São João da Barra, através dos Polos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Centro, Grussaí, Barcelos, Sabonete e Açu estará divulgando nesta segunda-feira (14), a listagem com o nome das pessoas que foram pré-selecionadas para fazer parte do Programa Minha Casa Minha Vida 2.

A nova secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Swany Gomes Pessanha informou que foram analisados vários pontos do perfil dos cadastrados como mulheres que são chefes de família e têm filho pequeno, pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais, famílias com maior quantidade de filhos pequenos e renda mensal de 0 a 3 salários mínimos.

“A primeira fase de inclusão ao Programa Minha Casa Minha Vida 2 foi o cadastramento realizado no mês de agosto no (Ginásio de Esporte), setembro na (subprefeitura de Sabonete) e durante esse período nos Polos dos CRAS”, comentou o coordenador do Departamento de Habitação e Interesse Social, Ricardo Sá.

Para o prefeito José Amaro de Souza (Neco) a implantação deste programa é um passo muito importante dado em direção ao acesso à moradia. Especialmente porque o projeto, que é adequado aos segmentos populacionais de baixa renda familiar mensal, prestigia a moradia digna, regular e dotada de serviços públicos, em localidades urbana ou rural. O conjunto das ações mitiga as desigualdades sociais e o déficit habitacional, além de contribuir para a ocupação urbana planejada e com segurança.

Fonte: Assecom da Prefeitura de SJB

Instituto Pappel: deputada Clarissa lidera pesquisa para federal


O Instituto Pappel divulgou uma pesquisa de intenção de votos para deputado federal nos municípios de Campos, Itaperuna, São Francisco, São João da Barra, São Fidélis, Carapebus e São José de Ubá. A liderança é da deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), seguida pelo deputado federal Paulo Feijó (PR) e pelo o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT).

Deputado Federal
Clarissa Garotinho … 15,91 %
Paulo Feijó … 11,81 %
Arnaldo Viana … 10,33 %
Nelson Nahim … 6,76 %
Mackoul Moussalem … 6,48 %
Tadeu “To contigo” … 6,06 %
Barbosa Lemos … 4,61 %
Nildo Cardoso … 4,01 %
Leonardo Picciani … 1,95 %
Enock Amaral … 1,76 %
Washington Reis … 1,62 %
Diego Dias … 1,51 %
Hugo Leal … 1,32 %
Simão Sessim … 0,66 %

Pessoas entrevistadas : 2392

Instituto Pappel
noticiada também no blog do Bastos