sábado, 28 de fevereiro de 2009

O GESTO E A PALAVRA, POR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.


Lula frequenta o gramado da política como palmeira solitária.

Andou na moda falar de decoupling para dizer, em simples português, descolamento entre a economia brasileira e a internacional. Os efeitos da crise em nossa economia fizeram o termo sair de moda. Foi substituído por expressão mais terna, marolinha. Com o bicho-papão corroendo o mercado financeiro lá fora (na verdade o sistema financeiro central quebrou) há certo aturdimento. Não se sabe com que palavras qualificar o que anda pelo mundo: recessão prolongada, depressão, fim do unilateralismo americano na política, multipolaridade, não polaridade, etc. Por aqui o governo prefere passar em marcha batida sobre o que nos azucrina. Em vez de desenhar quadros sombrios ou róseos para o mercado, faz o decoupling à moda brasileira: descola a economia da política, precipita o debate eleitoral e, nele, vale o discurso vazio.

É verdade que não somos os únicos a encobrir as angústias apelando a gestos sem conotação, sequer alusiva, aos fatos e circunstâncias. Basta mencionar a campanha bolivariana pela reeleição perpétua, uma quase caricatura da política. O significado da democracia se esboroou na “consulta popular”. Se o povo quer o bem-amado para sempre, pois que o tenha e, como disse nosso presidente Lula, se a prática ainda não é boa para o Brasil é questão de tempo. Quando a cidadania amadurecer encontrará a fórmula de felicidade perpétua...

Assisti na TV, por acaso, o último comício eleitoral do presidente Chavez em Caracas e, confesso, fascinei-me. Ele chegou, simpático como sempre, um pouco mais gordo que o habitual, vestindo camisa-de-meia vermelha, abraçando a toda gente, sorrindo, e foi direto ao ponto: “hoje não falarei muito, vamos cantar!”disse. E entoou uma canção amorosa de melodia fácil, repetindo o refrão “amor, amor, amor...” Conversou com um ou outro no palanque incitando-o a também cantar, falou familiarmente com a plateia e finalizou: amor é votar sim no domingo! Por mais que no plano pessoal possa sentir até estima pelo personagem, não pude deixar de reconhecer no estilo algo que nos é habitual: o modelo Chacrinha de animação de auditório. Funciona, e como!

O descolamento entre a política e a realidade das pessoas (não só a economia), a repetição simbólica de gestos que guardam pouca relação com um ambiente racional, mas “ligam” o ator com a plateia e com a “sociedade”, está se tornando regra nas atuais democracias de massas. Há algo de encantatório no modo pelo qual a política do gesto sem palavras (ou no quais as palavras contam menos do que a forma) funciona substituindo o discurso tradicional. Quando me recordo do “sangue, suor e lágrimas” dito por Churchill ao tornar-se primeiro-ministro em plena guerra contra o nazismo, do discurso em Fulton quando disse que uma “Cortina de Ferro descia sobre a Europa”, ou de vários pronunciamentos de Roosevelt como o de posse em plena Depressão, célebre pela frase “nada há a temer, exceto o próprio medo” ou ainda de Getúlio Vargas no estádio do Vasco da Gama apelando aos trabalhadores, e comparo com a retórica atual, há um abismo a separá-los.

E não se diga que é fenômeno de países de “democracia pouco amadurecida”. A entronização de Obama como Imperador de todos os americanos, na magnífica posse no Capitólio, se assemelhava a uma grande cena romana. O cenário era tão expressivo, a fusão simbólica do recém eleito com os founding fathers e com os valores fundamentais da democracia americana eram tão fortes, que obscureceram o conteúdo do discurso inaugural. E isso no caso de alguém que, por sua cor e mesmo por sua campanha, trouxe um significado imenso de renovação. Ainda esta semana, na primeira visita presidencial ao Congresso, o que foi dito sobre a crise econômica e sobre o futuro foi menos importante do que o reafirmar o “yes, we can”, em um cenário da pátria unida para perpetuar sua glória. Mesmo que o castelo financeiro esteja desabando, a América vencerá, era a mensagem. No caso, nada a ver com Chacrinha, o símile é outro: a invocação do pastor, a reafirmação da fé, e não a troca simbólica de favores, do bacalhau, da bolsa família ou da canção de amor.

Faço esses comentários despretensiosos porque me preocupa o que possa vir a ocorrer no Brasil. A mídia e a sociedade cobram um discurso de oposição. Diz-se, e é certo, que ela deve unir-se se quiser vencer. Mas, que discurso fazer? O racional, da crítica ao desmanche das instituições, do enlameamento cotidiano da política, deveria ganhar mais vigor, dizem. O grito de Jarbas Vasconcellos estava parado no ar e sua entrevista em VEJA deu-lhe um sopro de vida. Mas foi o próprio senador quem mostrou os limites desse tipo de protesto: o governo e o próprio presidente banalizaram o dá-cá-toma-lá. É como nos computadores quando se envia um e-mail e surge o aviso: a caixa está cheia. A caixa da revolta dos brasileiros contra o mau uso da política parece estar cheia. Temo que qualquer discurso “político” seja logo desqualificado pelos ouvintes.

Quer isso dizer que as oposições devam silenciar sobre a perda de substância das instituições, sobre o clientelismo e a corrupção larvar, tudo com a leniência de quem manda? Não. Mas precisam inventar uma maneira de comunicar a indignação e as críticas que toque na alma das pessoas. Este é o enigma da mensagem política, de governo ou de oposição. Tanto o modelo-chacrinha como o do discurso de pregador chega à alma das pessoas. Não estou dizendo que a comunicação política se resolve pela supressão do discurso analítico. Isso seria rendermo-nos a ideia da política como mistificação (o que, aliás, não é o caso de Obama). Mas quando se dispõe de um ícone, como o Plano Real, por exemplo, ou quando o próprio candidato é um ícone, tudo fica mais fácil.

Em nosso caso, as oposições, além de articularem um discurso programático, condição necessária para quem se respeita e acredita nas instituições, deverão expressá-lo de forma a sensibilizar o eleitorado. Para tal, não basta a crítica convencional e a discussão da política, tal como ela ocorre no Congresso, nos partidos e na mídia. É preciso buscar os temas da vida que interessem ao povo. Ademais a comunicação emotiva requer “fulanizar” a disputa para atribuir ao candidato virtudes que despertem o entusiasmo e a crença. Sem eles, a “caixa de entrada” das mensagens da sociedade continuará a dar o sinal de estar cheia e os ouvidos continuarão moucos aos conteúdos, por melhores que sejam. Pior ainda se não os tivermos. Mas só eles não bastam. Programa político só mobiliza a sociedade quando é vivido por intermédio do desempenho de personagens que tratam como próprias as questões sentidas pelo povo.

* Ex-presidente da República

LÍDER DAS FARC É PRESO....

Em uma emboscada ao sul de Bogotá, dez guerrilheiros morreram e oito foram capturados. Entre eles, está o criminoso conhecido como "Negro Antônio", que comandava parte das ações do grupo.

OAB ESTADUAL: AGRADECENDO AO CONVITE..

Quero agradecer o convite feito via conselheiro, a minha pessoa, pelo Presidente Estadual da OAB Wadhi Damous, para ir ao Rio de Janeiro. Wadhi soube do lançamento de minha candidatura e por se tratar de um homem gentil irá me receber. Será uma boa oportunidade para apresentar as minhas propostas e também comunicar ao Presidente algumas 'coisinhas' interessantes que estão acontecendo na Planície Goitacá......

Cláudio Andrade.

OAB: POSTURA ESTRANHA...

Hoje quando voltava de uma reunião de campanha em São João da Barra recebi telefone de um conselheiro da OAB de Campos que me relatou o seguinte: muitos advogados estão estranhando o fato da atual gestão da OAB Campos não estar mais tecendo elogios ao Presidente estadual Wadih Damous.

Não custa lembrar que Wadih sempre ajudou a OAB quando solicitado. Sempre foi um homem muito gentil. Diante disso, qualquer mudança de comportamento para com ele seria injusto.

Cláudio Andrade.

PREFEITO DE IPATINGA É CASSADO...



O prefeito de Ipatinga (MG), Sebastião Quintão (PMDB), foi cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político, econômico e prestação de contas rejeitadas. A decisão foi tomada na sexta-feira (27) e no mesmo dia o presidente da Câmara de Vereadores, Robson Gomes, assumiu o cargo.

Quintão foi prefeito da cidade entre 2004 e 2008 e não foi reeleito em outubro, perdendo a eleição para Chico Ferramenta (PT). O petista, no entanto, teve a candidatura indeferida e a Justiça Eleitoral determinou a posse do segundo colocado, Sebastião Quintão.

A coligação que elegeu o prefeito cassado, Sebastião Quintão, informou que vai recorrer da decisão.

Apesar de ainda caber recurso, a Justiça determinou a posse do presidente da Câmara, que foi realizada ainda na sexta.

DOMINGO COM SETE ELEIÇÕES MUNICIPAIS....

Sete municípios de quatro estados passarão por novas eleições neste domingo (1º). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 76,5 mil eleitores voltam às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito para o período entre 2009 e 2012.


O TSE marcou eleição nesses locais porque os registros de candidatura dos eleitos em outubro do ano passado foram negados em definitivo.

CONFIRA LISTA DE CIDADES ONDE HAVERÁ NOVA ELEIÇÃO
Cidade Eleitorado Candidatos
Amajari (RR) 4.121 eleitores Paulo Rodrigues Wanderley (PSDB) e Rodrigo Mota de Macedo (PPS)
Amarante do Maranhão (MA) 21.492 eleitores Miguel Marconi Duailibe Gomes (PHS) e Adriana Luriko Kamada Ribeiro (PV)
Bacabeira (MA) 9.182 eleitores José Venâncio Corrêa Filho (DEM) e Olga Maria dos Santos Pereira Calvet (PV)
Braço do Norte (SC) 20.149 eleitores Evanisio Uliano (PP) e Zalene Niehues Matos (PMDB)
Centro Novo do Maranhão (MA) 8.099 eleitores Arnóbio Rodrigues dos Santos (PDT) e Pedro Teixeira Vieira (PMDB)
Patu (RN) 7.875 eleitores Alexandrino Suassuna Barreto Filho (PMDB) e Evilásia Gildenia de Oliveria (PSB)
Vila Nova dos Martírios (MA) 5.641 eleitores Wellington de Sousa Pinto (PR) e Edival Batista da Cruz (PSDB)
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

SOBE PARA TRÊS O NÚMERO DE MORTOS NA SEDE DA POLÍCIA FEDERAL.

Os dois peritos que estavam internados com ferimentos graves, após uma explosão na sede da Polícia Federal em Manaus, morreram neste sábado (28). Com isso, chega a três o número de mortos na explosão, ocorrida na tarde de sexta-feira (27).

O médico Joaquim Neto, que participou das cirurgias das vítimas realizadas durante a madrugada, afirmou ao G1 que o perito Max Neves morreu por volta de 10h. O corpo já foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML).

De acordo com Neto, Maurício Barreto morreu por volta de 14h. O corpo do perito está sendo preparado para seguir para o IML.

Fonte- G1

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

HOSPITAIS CONVENIADOS RECEBERÃO.

Ao todo, de acordo com Suledil, são R$ 2,395 milhões em convênios aos hospitais que deixaram de ser pagos pela gestão anterior. Ele explica que a maioria da dívida se refere ao plano operativo anual no valor de R$ 400 mil, no qual estão incluídos os Hospitais Plantadores de Cana, Santa Casa de Misericórdia de Campos, Hospital Escola Álvaro Alvim e Beneficência Portuguesa. “O Álvaro Alvim vai receber mais R$ 22 mil da cirurgia vascular e os Plantadores mais R$ 390 mil referentes à Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal)”, explicou.

O secretário disse ainda que, a Beneficência receberá, também, mais R$ 225 mil, referentes à UTI e Unidade Intermediária (UI) de atendimento neonatal. O Hospital Manoel Cartucho receberá R$ 72 mil e a Santa Casa mais R$ 86 mil de uma decisão judicial. “São repasses do tesouro municipal para a rede hospitalar. Provavelmente, o único município do Brasil que repassa este recurso extra ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o secretário.

Fonte- O Diário.

SANGUE COM AIDS PARA O PRESIDENTE...

Um homem morador de Chicago, a cidade de Barack Obama, foi detido por enviar supostamente uma carta com sangue infectado com aids ao presidente americano e membros de seu pessoal.

A rede de televisão Fox News informou nesta sexta-feira que nas semanas antes à posse de Obama, Saad Hussein, um refugiado etíope, enviou ao governo estadual de Illinois uma carta dirigida ao então presidente eleito.

O envelope continha, entre outras coisas, uma entrada para ver o discurso de vitória eleitoral de Obama em Chicago e uma folha de papel com manchas avermelhadas.

Ao receber a carta, foi declarado um alerta na sede do governo que obrigou o fechamento de dois departamentos.

Após ser detido, Hussein explicou aos agentes do FBI (polícia federal americana) que está "muito doente de aids" e que cortou os dedos de maneira proposital para que a carta ficasse manchada com seu sangue.

O refugiado etíope, que sofre de uma doença mental que o obriga a tomar uma série de remédios, afirmou também às autoridades que é um "admirador" de Obama e com seu gesto o que pretendia era buscar ajuda do governo.

Também queria, segundo assegurou através de seu irmão, que serviu de intérprete, conseguir entradas para a cerimônia de posse do presidente.

Posteriormente, enviou outra carta, também com aparente sangue seco, dirigida a "Emanuel", em uma aparente referência ao chefe de Gabinete de Obama, Rahm Emanuel.

Hussein foi acusado de enviar "com pleno conhecimento" cartas que continham sangue infectado de aids "com a intenção de matar ou prejudicar alguém".

Segundo o Serviço Postal americano, trata-se da segunda vez em que se usa o correio para enviar sangue infectado com aids com propósitos nocivos.

EXPLOSÃO NA POLÍCIA FEDERAL MATA UM E FERE OUTROS DOIS GRAVEMENTE.


Equipe retira feridos de laboratório após explosão

Um agente da Polícia Federal morreu em uma explosão no prédio da Superintendência da PF em Manaus, nesta sexta-feira (27), segundo confirmou o secretário de Justiça do Amazonas, Carlos Lélio Lauria.

A explosão ocorreu no laboratório, onde eram mantidos produtos químicos. Segundo a PF, uma pessoa que estava na sala ao lado do laboratório teve ferimentos leves. Além da vítima fatal, outras duas pessoas estavam no local onde ocorreu a explosão e ficaram gravemente feridas.

Atualização às 23:08 - O Policial morto é um perito de nome Antônio Carlos de Oliveira.

PEC PODE ALTERAR A PRESIDÊNCIA DO CNJ..

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 324/09, do Senado, que determina que a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será exercida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e, na sua ausência, pelo vice-presidente do STF.

A proposta define também que caberá ao presidente do Supremo votar no caso de empate nas questões apreciadas pelo órgão. Hoje quem dá o chamado voto de Minerva é o ministro do STF que integra o CNJ.

Autor da proposta, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) ressalta que, no regime atual, qualquer um dos onze ministros do STF pode ser indicado para compor e presidir o CNJ. Nesse período, ele não pode ser indicado para relatar processos em tramitação no Supremo.

Se aprovada a PEC, explica o senador, somente dois membros do STF serão excluídos da distribuição de processos em tramitação no Supremo - o presidente e o seu substituto, "favorecendo a celeridade processual".

Outra alteração prevista pela PEC é o fim do limite de idade para os membros do CNJ, que hoje devem ter mais de 35 e menos de 66 anos.

A EMPRESA VIVO INFORMA...

"Clientes recebem Torpedo SMS solicitando que a mensagem seja repassada para outros 15 números, para ganhar R$ 750,00 em créditos: "Viva! A Vivo hoje esta de idade nova envie esta mensagem para 15 números Vivo diferentes e ganhe R$750,00 em créditos. APROVEITE"

Trata-se de uma mensagem falsa que não foi enviada pela Vivo. A Vivo não possui nenhuma promoção com estas condições".

Fonte- site da Empresa Vivo.

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SÃO FRANCISCO PEDE EXONERAÇÃO.

O médico endocrinologista Flavio Aderito Ferreira não é mais o Secretário Municipal de Saúde. Ele teria solicitado demissão em função de outros compromissos médicos na Região de Minas Gerais, segundo fontes informativas do Blog do Paulo Noel. Sábado, 28, deverá sair uma portaria do Diário Oficial do município, com o pedido de exoneração. Enquanto outro nome não é indicado pelo prefeito Beto Azevedo para a pasta de saúde do município, a partir de hoje, 27, quem está respondendo pela Secretaria Municipal de Saúde é o Sub Secretário, médico cardiologista Germano Barros Delgado.
Fonte- Blog do Paulo Noel.

A TERCEIRIZAÇÃO VISTA POR UM JUIZ DO TRABALHO.

O juiz Jorge Luiz Souto Maior, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, ao julgar um recurso analisou os aspectos sociais da terceirização, como segue:

"Ora, entre aquele que presta o serviço e o ente público interpõe-se uma terceira pessoa, uma pessoa jurídica, que recebe pelo serviço realizado por outros e cuja constituição, nos moldes a respeitar os requisitos editalícios, é restrita a uma camada muito limitada da sociedade.

O que se faz com um agravante: o valor que se paga ao ente jurídico privado se extrai da exploração que se faz sobre os trabalhadores. Ou seja, em vez de se remunerar adequadamente os que prestam serviços, o ente público gasta a mesma coisa e às vezes muito mais para pagar ao ente privado, que fica com a maior parte do bolo, repassando aos trabalhadores parcela ínfima, quase sempre insuficiente sequer para adimplir os mínimos direitos previstos na nossa parca, em termos de qualidade, legislação trabalhista.

Lembre-se que a exigência do concurso público, também, tem a finalidade de evitar que o administrador, raciocinando não como administrador, mas como político, cause danos ao interesse público, com as constantes trocas de servidores após cada término de gestão, o que também há muito se incorporou à história do Brasil. 'A linguagem política do período imperial consagrou o termo derrubada para designar a remoção de funcionários, quando tal remoção era conseqüência da vitória eleitoral de uma nova facção – organizada em partido – das classes dominantes escravistas. Essa instabilidade estava, evidentemente, ligada à ausência de critérios de recrutamento segundo a competência individual, aferida de modo suficientemente formalizado'.

Além disso, impõe analisar a questão também sob o prisma do princípio da moralidade. A prática da terceirização acaba trazendo consigo um interesse eleitoral, haja vista que um Prefeito passa a ter centenas (ou até milhares) de famílias que dependem de contratos com empresas prestadoras de serviços. Assim, ele 'garante' os votos de todas as famílias com o argumento de que 'se outro ganhar, os contratos serão revogados ou não serão renovados...'

Aliás, a terceirização no setor público, não deixa de ter uma razão parecida com aquela que a motivou no setor privado, de uma cerca represália dos empregadores contra as posturas reivindicatórias dos trabalhadores. Neste sentido, acaba sendo muito conveniente para a Administração terceirizar em vez de nomear servidores em caráter efetivo, já que isto lhe permite manter de forma mais cômoda o controle sob os seus administrados, pois se algum terceirizado 'causar problema', basta dar um telefonema à empresa e ela demite o empregado ou, no mínimo, recoloca-o em outra empresa para trabalhar. Eliminam-se 'problemas' com passeatas, greves e movimentos sindicais em virtude de não haver a mínima estabilidade (jurídica e fática) do empregado no serviço público.

Assim, dizer que a terceirização não causa nenhum dano ao trabalhador e sobretudo aos servidores públicos, enquanto classe de trabalhadores, é desconhecer a realidade ou não querer enxergá-la, por desinteresse ou comprometimento".

Fonte- Blog do Cléber Tinoco.

ELEIÇÕES ESTADUAIS 2010

O Estado do Rio de Janeiro possui três forças políticas. Sérgio Cabral, Garotinho e César Maia. O governador, apesar de ocupar a cadeira máxima do Executivo Estadual não conseguiu influenciar muito nas eleições municipais. Poucos foram eleitos com a sua influência. Fato marcante foi à vitória de Eduardo Paes para a Prefeitura Carioca.

Eduardo Paes, antes uma grande 'zebra', cresceu e foi ao segundo turno contra o Deputado Federal mais votado do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira. A ínfima diferença de votos entre Paes e Gabeira denunciou a dificuldade do Governador em transferir votos. Mesmo assim elegeu o seu candidato. Muitos comentam que o feriado decretado por Cabral levou para o litoral muitos eleitores de Gabeira. Pode ser lenda urbana!

Garotinho foi fadado ao ostracismo, entretanto em menos de dois anos elege a esposa prefeita de Campos e a filha vereadora no Rio de Janeiro. Notem bem! Oito anos de governo (Garotinho e Rosinha) 1998 a 2006, eleição da esposa para prefeita de Campos (04 anos mínimos no poder) e a eleição de sua filha (04 anos no mínimo) para a Câmara Municipal.

César Maia passa a ser uma incógnita. Seu partido se encontra desestruturado e centralizado no âmbito estadual nas suas mãos. Além disso, leva consigo o natural desgaste de anos no poder.

Garotinho, caso tenha realmente o interesse em ser governador de Estado terá que sair do PMDB, partido onde ele preside a executiva estadual. Essa hipótese se fortalece na medida em que Cabral anuncia ser candidato à reeleição e também pela constatação de que o Governador de São Paulo José Serra dificilmente não será escolhido candidato à Presidência da República. Hipótese fortalecida com a derrota de Geraldo Walckmin para a Prefeitura de São Paulo. Aécio Neves é outro nome forte, mas não possui força estrutural dentro do seu partido para impor o seu nome.

José Serra, uma vez candidato necessita de palanques fortes no Estado do Rio, o terceiro maior colégio eleitoral do país, onde o PSDB é historicamente fraco, principalmente na Baixada Fluminense e Região Metropolitana.

Nessas regiões, José Camilo Zito e Garotinho exercem forte influência no eleitorado. Isso se deve ao forte investimento do Governo Municipal de Zito (vários mandatos) e do Estado do Rio, na gestão de Garotinho e Rosinha.

Seguindo essa humilde linha de pensamento, José Serra lançaria Garotinho para Governador e Zito para vice, disputando a eleição contra a chapa encabeçada por Cabral e um vice da baixada, que pode ser Lindberg Farias, Prefeito reeleito de Nova Iguaçu.

César Maia buscando uma vaga ao Senado Federal, buscará um aliado no PDT, que se fortaleceu depois de algumas vitórias na baixada e em Niterói, com Roberto da Silveira.

Formaríamos nesse cenário as seguintes chapas. Sérgio Cabral/vice Lindberg Faria (PMDB/PT), Garotinho/vice Zito (PSDB, chapa pura), Roberto da Silveira/ Vice (indicação de César Maia) (PDT/DEM).

Cláudio Andrade.

Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário de hoje.

Obs: o título do artigo apresentado pelo Jornal enviado por mim à redação foi "Eleições Estaduais 2010" e não "Eleições no estado em 2010". Diante disso, não é de minha responsabilidade a grafia de Estado com letra minúscula, conforme se encontra no jornal.

ASSASSINADOS PELO MST.

Do Supremo Tribunal Federal (STF), a senadores e ministros, a chacina do último sábado (21) em Pernambuco não para de repercutir. O fato mais recente é a divulgação, por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), de fotos com os quatro seguranças assassinados com armas em punho, na Fazenda Consulta, em São Joaquim do Monte, Agreste do Estado.

Em nota enviada à imprensa, a direção estadual do MST disse que os acampados nas fazendas Consulta e Jabuticaba estavam sendo ameaçados pelos seguranças, chamados por eles de "pistoleiros". O proprietário das terras, Stemilton Guedes, informou, no entanto, que contratou os rapazes para se proteger das sucessivas invasões dos sem-terra.

No sábado, João Arnaldo da Silva, 40, José Wedson da Silva, 20, Rafael Erasmo da Silva, 20, e Wagner Luís da Silva, 25, foram mortos a tiros. Segundo a polícia, eles tentavam tomar fotografias feitas por sem-terra, que os mostram armados circulando pelo terreno. O Incra, confirmou a versão do proprietário das terras, de que o espaço não poderia ser desapropriado para reforma agrária.

Fonte- Jamilton e Noblat

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA...

Globo: Obama leva déficit a US$ 1,7 tri e pede mais verba para guerras

- Folha: Obama amplia déficit e prioriza social

- Estadão: EUA projetam déficit de US$1,75 tri

- JB: Cortes nos EUA beneficiam Brasil

- Correio: Hora de regularizar

- Valor: Concessões de energia serão renovadas com tarifa menor

- Gazeta Mercantil: Dresdner é vendido ao fundador do Garantia

- Estado de Minas: Pacote anticrise chega a US$ 15 tri

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

OAB: ACERTAMOS NA BANDEIRA PRINCIPAL DE NOSSA CAMPANHA...

Durante um mês coloquei em nosso blog uma enquete com quatro opções para os advogados votarem na sua maior reivindicação para a próxima gestão da OAB/Campos/RJ.

O resultado foi o seguinte:

a) Inserção do advogado no mercado de trabalho- 31%
b) Prerrogativas- 27%
c) Fiscalização dos Núcleos de Prática Jurídica- 23%
d) Cursos de Atualização- 17%

Foram 47 votos.

Essa enquete não possui caráter científico, mas demonstra de forma singela que o nosso grupo acertou em escolher as Prerrogativas como a bandeira principal de Campanha e que a atual gestão da OAB errou ao concentrar todos os seus esforços nos eventos acadêmicos.

Não estou criticando o belo Congresso realizado no ano passado pela ESA na UENF. Entretanto,, ficou claro que por comodismo presidencial, a OAB de Campos é conhecida hoje como uma gestão acadêmica. Pouco focada nos reais problemas do advogado.

Cláudio Andrade.

PADRE OU PARLAMENTAR....

Marcello Casal/ABr

Até esta quarta-feira (25), o deputado federal Luiz Couto (PT-PB) dividia-se entre o exercício do mandato parlamentar e o sacerdócio.

Padre desde 1976, Couto celebrava missas aos sábados e domingos na paróquia de São José Operário, em João Pessoa. Porém...

Porém, Dom Aldo di Cillo Pagotto, arcebispo da Paraíba, cassou de Couto o direito de atuar como sacerdote da Igreja.

Além das missas, o deputado está agora formalmente proibido de celebrar batizados, casamentos ou qualquer outra atividade própria de um padre.

A mão de ferro do arcebispo paraibano pesou sobre Luiz Couto depois que o deputado concedeu uma entrevista.

Falou ao sítio brasiliense "Congresso em Foco". E teve as declarações reproduzidas num jornal da Paraíba: "O Norte".

Na boca de um deputado, as palavras de Couto soaram sensatas. Nos lábios de um padre, ecoaram polêmicas.

O deputado-padre declarou-se contrário ao celibato –"Não tem fundamentação bíblica. Deveria ser optativo"...

Manifestou-se a favor dos preservativos –"Defendo o uso da camisinha como uma questão de saúde pública..."

Atacou a discriminação aos homossexuais –"Devemos lutar no dia-a-dia contra o preconceito e a intolerância".

Não produziu nenhuma ofensa ao senso comum. Longe disso. Mas buliu com uma trinca de dogmas da Igreja.

O Vaticano, como se sabe, tem sólidas e divergentes posições sobre o casamento de padres, a contracepção e a união de seres humanos do mesmo sexo.

Para devolver ao deputado petista as atribuições de padre, Dom Aldo di Cillo Pagotto exige "retratação". Eis o que escreveu o arcebispo, em nota:

“Preposto à Arquidiocese da Paraíba, vejo-me na grave obrigação de suspender o referido sacerdote do uso de Ordem em nossa circunscrição eclesiástica...”

“...Porquanto, por suas afirmações sumárias, e enquanto perdurem sem retratação explícita, provoca confusão entre os fiéis cristãos...”

“...E contraria ‘in noce’ as orientações doutrinais, éticas e morais sustentadas pela Igreja Católica".

Como deputado, Luiz Couto rendeu homenagens ao bom senso. Como padre, frangou um sábio mandamento de Carlos Heitor Cony.

Ex-seminarista, Cony ensinou: "Ser católico não é para quem quer, é para quem pode".

INADIMPLÊNCIA DA PESSOA FÍSICA AUMENTA..




Dados divulgos nesta quinta (26) pelo BC indicam que continua subindo a inadimplência no crédito bancário.

O calote nos empréstimos subiu de 4,4% em dezembro de 2008 para 4,6% em janeiro de 2009. É o maior patamar desde agosto de 2007 (4,7%).

Quem mais passou os financiamentos no beiço foram as pessoas físicas. Nesse segmento, as operações com atraso de mais de 90 dias subiram de 8% para 8,3%.

É o mais vistoso índice de inadimplência em empréstimos pessoais desde maio de 2002, mês em que se havia anotado um de 8,4%.

Entre as empresas, a inadimplência subiu de 1,8% para 2% --pouco abaixo dos 2,2% anotados em novembro de 2007.

O BC também informou que, em janeiro, os empréstimos bancários atingiram a impressionante marca de R$ 1,229 trilhão.

Uma pendura que corresponde a 41,2% do PIB brasileiro. Há um ano, o total de empréstimos somava 34,2% do PIB.

Juntando-se as duas pontas, tem-se o pior dos mundos: para uma dívida cada vez maior, o brasileiro exibe capacidade de pagamento cada vez menor.

Num cenário assim, não resta aos bancos senão abrir uma gigantesca mesa de negociação.

Sabem que, sob crise, se puxarem demasiado a borracha do estilingue, acabam matando a galinha dos ovos de barro.

De resto, a inadimplência não conspurcou o otimismo oficial. Ouça-se o ministro Guido Mantega (Fazenda):

"Eu não vi a inadimplência super alta. Eu vi uma pequena elevação. É normal que em janeiro e fevereiro haja isso...”

“...Você tem vencimentos de pagamentos de IPTU, IPVA. Isso não significa nenhuma deterioração importante da economia brasileira".

Moral: nos olhos dos outros, falta de dinheiro é refresco.


Fonte- Blog do Josias.


BRASILEIRA ASSASSINADA NA ESPANHA...

A brasileira Maria Socorro da Silva, de 26 anos, foi encontrada morta nesta quinta-feira (26) nas águas de um reservatório da região da cidade de Ourense, na Espanha. Ela estava desaparecida desde o último dia 11, e um espanhol que vive na região confessou à polícia tê-la assassinado, segundo informações da imprensa local.

Maria do Socorro vivia na cidade de Ourense. Segundo o jornal "El País", o homem identificado pelas iniciais R.F.A., que confessou o crime, teve um relacionamento amoroso com a brasileira.


Segundo a Guarda Civil, R.F.A. foi preso na quarta-feira (25), depois de sua esposa entrar em contato com os serviços de emergência dizendo que ele ia se matar na região do mesmo reservatório em que o corpo foi encontrado nesta quinta.

QUEM PAGA A CONTA?




OS VERDADEIROS PLENÁRIOS....



A SAÚDE BRASILEIRA....



PAGAMOS TRIBUTOS DE PRIMEIRO MUNDO E RECBEMOS SAÚDE DE TERCEIRO.

CUIDADO: ela pode te matar...

AGRADECIMENTOS 02....

Gostaria de agradecer ao companheiro de rádio Charles Barbosa Lemos pelo convite que recebi para ser entrevistado em seu programa na Rádio Absoluta. O programa que ainda não foi realizado, terá como tema, a minha candidatura à Presidência da OAB de Campos.
Obrigado...
Cláudio Andrade.

EXCEPCIONALMENTE.....

Respondendo aos e-mails...
Hoje o meu artigo não foi publicado pelo jornal O Diário. O fato ocorreu pois enviei o material mais tarde devido a outras atividades. Sendo assim, a direção do Jornal informou que o artigo será publicado amanhã, de forma excepcional.
Obrigado....
Cláudio Andrade.

AGRADECIMENTOS....

Gostaria de agradecer ao amigo Sérgio Diniz pelo convite para ser entrevistado em seu programa Cidade Aberta na Unitv, no canal 15 da Viacabo. Tive o prazer de responder, por aproximadamente meia hora, questões referentes ao Direito de Família. Espero que os telespectadores da Unitv gostem da entrevista que foi realizada com muito carinho por Sérgio.
Cláudio Andrade.

TSE NOTIFICA LULA E DILMA...

O ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou notificar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff para que, se quiserem, apresentem defesa em relação a uma representação do DEM e do PSDB. Os dois partidos acusam Lula e Dilma de fazer propaganda eleitoral antecipada.

Segundo DEM e PSDB, Lula fez sucessivas citações a Dilma em encontro de prefeitos promovido pelo governo em Brasília no início do mês. Os partidos querem que os dois sejam punidos com multa.

O despacho de Versiani foi assinado há uma semana, mas por causa do carnaval o prazo de 48 horas para apresentação da defesa a partir da notificação foi prorrogado. O TSE e o Palácio do Planalto não informaram na quarta-feira se Lula e Dilma já haviam sido notificados.
Fonte- TSE.

EMUT LIBERA 0800.

Quem não estiver satisfeito com o serviço de transporte público e quiser fazer reclamações ou dar sugestões tem agora uma linha direta com a Empresa Municipal de Transportes (Emut), reguladora do serviço. O órgão colocou à disposição da população o telefone gratuito 08002822334 para receber as reivindicações e registrar ocorrência referentes às empresas e também funcionários das viações.
Segundo o presidente da Emut, Joilson Melo, o atendimento será das 8h às 18h.
- Quando o cidadão quiser reclamar de alguma linha de ônibus, ele tem que nos dizer o nome da empresa, da linha, o horário e o número de ordem escrito no veículo - explica Joilson.
O procedimento seguinte é notificar a viação, podendo gerar multa ou mesmo a apreensão do veículo em questão, variando de acordo com o caso.
- Depois da ocorrência efetuada, iremos notificar a empresa com uma advertência, multa ou, dependendo da gravidade da denúncia, até a apreensão do veículo - confirma.
Ele informa ainda que telefone serve também como Disque-Sinal, no caso de algum motorista flagrar um semáforo queimado ou com defeito.
- Para fazer a denúncia, as pessoas devem fornecer o nome completo, endereço e número do RG - acrescenta.
Central - Em cerca de três meses deve entrar em funcionamento a Central de Monitoramento do Trânsito nos principais pontos da cidade. Segundo explicou Joilson, o projeto utilizará a mesma estrutura tecnológica e física da central de monitoramento de segurança. "Estamos definindo os pontos que serão cobertos", aponta.

Fonte- Folha da Manhã.

SALA NA SECRETARIA DE SAÚDE FOI ARROMBADA...

A sala da Superintendência Financeira da secretaria de Saúde foi arrombada durante o Carnaval, entre os dias 23 e 24. Para ter acesso ao setor - onde estão documentos referentes a processos, empenhos e diversas outras transações - o invasor utilizou uma senha para desativar o sistema de câmeras e chaves para abrir três das cinco portas que separam o pátio do departamento. Nenhum documento teria sido levado e apenas informações do computador teriam sido acessadas. O secretário da pasta, Paulo Hirano, disse acreditar tratar-se de uma questão política e que o objetivo tenha sido adulterar ou apagar informações oficiais. Hirano frisou que o balanço de 2008 do Fundo Municipal de Saúde ainda não foi fechado. O caso foi registrado na 134ª DP.
- Essa é uma situação muito grave e acreditamos na ação de um grupo. No computador há informações importantes de toda a secretaria, mas temos o back up de todos esses dados e vamos usá-lo para fazer um paralelo entre as informações e saber se algo foi adulterado. Descobrimos que estamos bastante vulneráveis - explicou Hirano.
Devido à facilidade encontrada pelos autores, o secretário adiantou que irá instaurar uma sindicância internada para apurar o fato simultaneamente ao inquérito policial.
Os plantonistas que estavam na secretaria, dois vigias da Guarda Municipal e dois motoristas de ambulâncias, serão intimados a depor na DP. "Depois disso temos que rever a confiabilidade das pessoas que integram nossa equipe. Essa uma preocupação nossa, por ser um fato inédito", lamentou.
Ainda segundo Hirano, apenas três pessoas têm as chaves que dão acesso ao setor: a atual gestora do Fundo Municipal de Saúde, Patrícia Creton, sua assessora e o porteiro do prédio. Nenhum dos três deveria estar no prédio, já que o período era de recesso.
Com a mudança de governo, as fechaduras teriam sido trocadas, mas a senha do sistema de segurança, segundo o secretário, seria a mesma da gestão anterior. Quanto à única porta arrombada, apenas Patrícia tem a chave.

Fonte- Folha da Manhã.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BOTAFOGO FICA COM A VAGA...

De forma merecida o Botafogo vence o melhor do Rio e fica com a vaga. Agora é torcer para um segundo turno melhor.

GOL DO BOTAFOGO....

Fahel de cabeça faz o merecido gol do bota. Depois de várias defesas de Fernando Henrique, o time de General Severiano marca 1x0 no Maracá.

COM VITÓRIA DRAMÁTICA O SALGUEIRO É CAMPEÃO NO RIO.

O Salgueiro foi o campeão do Carnaval 2009 no Rio de Janeiro. A apuração terminou no final da tarde desta quarta-feira (26). O Salgueiro somou 399 pontos. A Beija-Flor ficou em segundo, com 398 pontos; e a Portela, em terceiro com 397,9. A Império Serrano ficou na última colocação, com 390,7, e vai desfilar no grupo de Acesso A no ano que vem.

Fonte- G1.

PRESIDENTE DA OAB/RIO CONTRA AS MILÍCIAS.

"A criação de uma ouvidoria para receber e encaminhar aos órgãos competentes denúncias sobre a atuação das chamadas milícias é mais um serviço que a OAB/RJ poderá vir a prestar à sociedade proximamente. Essa proposta vai ser submetida por mim ao Conselho da Ordem e, aprovada, será imediatamente posta em prática.

Toleradas - e até mesmo defendidas - por certas autoridades na época em que surgiram, as milícias oprimem moradores de comunidades carentes e são grave ameaça à democracia. Estendendo os tentáculos em todas as direções, como a Máfia no Sul da Itália, praticam assassinatos e extorsões, ao tempo em que se infiltram no aparelho estatal. Hoje há ramificações delas no Executivo e no Legislativo.

Por isso, as milícias não são um mal menor se comparadas às quadrilhas de traficantes. Ao contrário: representam ameaça mais grave do que o crime tradicional. Como há a participação de agentes e ex-agentes da área de segurança, a população teme denunciá-las em delegacias ou à PM.

Assim, quando do funcionamento da CPI das Milícias, foi fundamental a criação de uma central de denúncias na Assembléia Legislativa. Mais de 1.300 telefonemas com informações importantes foram dados à central, que preservava a identidade dos denunciantes. Com o fim da CPI, a central foi desativada, e as vítimas não têm mais a quem recorrer.

Esta foi a razão que me levou a acolher sugestão do deputado Marcelo Freixo, relator da CPI, e propor à OAB a criação da ouvidoria. Certamente, a iniciativa será de grande valia no combate a esse câncer que ameaça nossa sociedade. Ela mantém a OAB na vanguarda da defesa da democracia e do estado de direito."

Wadih Damous

Obs do Blog:

Enquanto isso, em nosso município, até o presente momento, não tivemos uma manifestação sequer da OAB/Campos. São vários homicídios e assaltos em residências e a Ordem não se posiciona.

Trata-se de um grande erro da atual gestão. A Ordem é forte e precisa ser mais participativa no que se refere aos problemas sociais.

Cláudio Andrade.

POLÍTICA DE GESTÃO PARA O JUDICIÁRIO....

O diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante Junior, defendeu hoje uma política de gestão nacional para o Poder Judiciário, especialmente para a Justiça Estadual, na qual a chamada ’’taxa de congestionamento’’ de processos alcança 74%, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça - para cada 100 processos em tramitação, 74 não tinham sido julgados ao final de 2007.

Opinião do Blog.

Entendo extremamente pertinente a posição tomada pela OAB Federal. O mororoso trâmite processual na Justiça Estadual tem sido um dos grandes males enfrentados pelos advogados brasileiros. Um política de gestão, com a participação de todos, pode reduzir gradativamente a morosidade.

Os advogados passam por uma situação muito difícil, pois não conseguem oferecer uma prestação de serviços célere pois não encontra respaldo no Judiciário.

Cláudio Andrade.

UM GRANDE PUBLICITÁRIO....


Tenho recebido inúmeros elogios pela nova apresentação do blog. Muitos disseram que o nosso espaço eletrônico está mais profissional.

Quero aproveitar o ensejo e dizer que as mudanças feitas em nosso blog foram realizadas pelo publicitário Sérgio Roberto Cardoso Moreira. Trata-se de um competente publicitário, responsável por peças publicitárias de particulares e das mais importantes Prefeituras da região.

Sérgio que é um pensador nato da arte de criar, agora também idealiza blogs. Todos aqueles que desejam ter um blog de qualidade deveriam observar melhor os trabalhos desse grande publicitário em sua própria página.

O endereço eletrônico do publicitário é sergiorobertocardosomoreira.blogspot.com

Cláudio Andrade.


ELE É CANDIDATO....

Nas oito horas em que estiveram juntos no Sambódromo, na primeira noite do desfile das escolas de samba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral ensaiaram também outros passos, mas no campo da política.

Cabral informou ao presidente que decidiu ser pré-candidato ao governo do estado, afastando, com isso, as especulações de que poderia concorrer como candidato a vice na chapa liderada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo o governador, Lula considerou acertada a decisão:

"Sou candidatíssimo em 2010. Ele (Lula) acha que temos um trabalho aqui de fôlego, que não se esgota em quatro anos. Há muito o que fazer nos próximos quatro anos, então certamente faremos grandes parcerias com a Dilma" - disse Cabral, na segunda noite de carnaval, afastando temporariamente o sonho de ser presidente do Vasco, seu time de coração, como havia prometido.

Fonte- Noblat.

FILHO DE SARNEY É INVESTIGADO PELA POLÍCIA FEDERAL..

Investigado pela Polícia Federal, Fernando Sarney (foto), um dos filhos do presidente do Senado, obteve uma vitória no STJ.

A 6ª turma do tribubal autorizou Fernando, executivo das empresas da família Sarney, a ter acesso aos autos do inquérito que corre contra ele.

Pesa contra Fernando a suspeita de envolvimento em crimes variados. Por exemplo: lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude em licitações e corrupção.

Ele nega as acusações. E vinha tentando ter acesso ao processo, que corre na 1ª Vara da Justiça Federal de São Luiz (MA).

O pedido fora negado pelo juiz de pimeiro grau e também pelo TRF da 1ª Região, sediado em Brasília. Daí o recurso ao STJ.

Ralator do pedido de habeas corpus ajuizado pelos advogados do filho de José Sarney, o ministro Paulo Gallotti, do STJ, anotou em seu voto:

“Certo é que não se mostra viável, em um Estado democrático de direito, subtrair do investigado o acesso a informações que lhe interessam diretamente”.

O voto de Gallotti foi acolhido pela unanimidade dos integrantes da 6ª turma do STJ. A decisão, tomada na quinta-feira (19) da semana passada, só agora vem à luz.

ADVOGADO ASSASSINADO COM 4 TIROS.

Três tiros nas costas e um na cabeça mataram o advogado Jorge Luiz Pereira de Souza, 57 anos, em plena orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, no fim da noite desta segunda-feira. Logo após o crime, policiais militares do 31º BPM (Recreio) conseguiram prender o suspeito, o ex-PM David Vicente Gonçalves, 41 anos, próximo ao local. David possui 5 passagens pela polícia, sendo 3 por assalto.

O crime ocorreu por volta das 22h. De acordo com testemunhas, Jorge estava em um quiosque na Avenida Glaucio Gil, na altura do Posto 10, quando atravessou as pistas acompanhado da esposa. Ao se aproximarem do carro em que estavam, o Dobló, ALC 2273, um homem chegou por trás e disparou quatro tiros contra o advogado.

Jorge morreu na hora. O assassino fugiu a pé. Em desespero, sua esposa alertou uma patrulha que passava e deu as características do assassino.

A prisão do suspeito

Os PMs iniciaram busca e encontraram o suspeito a duas quadras dali, na Rua Demóstenes Madureira de Pinho. Identificado, o ex-policial foi encaminhado para a 16ª DP (Barra), onde foi reconhecido pela esposa da vítima.

Foram apreendidos dois celulares e uma pistola calibre 45. David foi excluído da corporação em 1999 e sua última passagem foi pelo 3ª BPM (Méier). O acusado não quis dar declarações e foi autuado por homicídio e porte ilegal de arma.

O advogado tinha três filhos e era morador do Recreio. A polícia ainda investiga o que poderia ter motivado o crime.

Fonte- O Dia.

Atualização: O advogado criminalista assassinado foi procurador de Fernadinho Beira-mar e Elias Maluco.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUARTA-FEIRA....

Globo: Estandarte é do Salgueiro

- Estadão: ‘Vamos nos reconstruir’, diz Obama ao Congresso

- JB: Dia de festejar a vitória

- Correio: Crise já ameaça o reajuste do servidor

- Valor: Empresas sofrem perdas com reavaliação de ativos

- Gazeta Mercantil: Produção de autopeças reacelera em janeiro

- Jornal do Commercio: Ainda tem o Bacalhau

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

MUDANÇA NA CHEFIA....

Zízimo soube de fonte segura que haverá mudança em Pindorândia. Quem controla os destinos da cidade irá se ausentar e levará consigo o segundo na ordem de sucessão. Diante disso, por questão legal, o terceiro na ordem irá assumir. O comentário em Pindorândia é que a viagem será para o norte (?) e visa tratamento de saúde.

GRUPO EXALTASAMBA SOFRE ACIDENTE...

O ônibus do grupo de pagode Exaltasamba tombou, por volta das 14h, na rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga os Estados de São Paulo e Paraná. O acidente com o coletivo, que transportava 24 pessoas, ocorreu no km 513, na região da cidade de Cajati.

Segundo a concessionária que administra a via, quatro passageiros tiveram ferimentos moderados e oito tiveram ferimentos leves. Entre os moderados está o músico Péricles, que teve uma fratura na pélvis. O vocalista Thiaguinho teve escoriações leves.

A pista havia sido liberada por volta das 17h30. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional do Vale do Ribeira, Pronto-Socorro de Cajati e Pronto-Socorro de Jacupiranga.

Fonte- Terra.

ESCOLA MOCIDADE ALEGRE VENCE O CARNAVAL PAULISTA...

A escola Mocidade Alegre, do Bairro do Limão, conseguiu o seu 7º título no Carnaval Paulista na tarde desta terça-feira, após a apuração das notas no sambódromo. As escolas Unidos do Peruche e a Nenê de Vila Matilde foram rebaixadas e desfilam, no ano que vem, pelo grupo de acesso.

O CARNAVAL CONGRESSISTA......



LÁ É CARNAVAL O ANO INTEIRO......

A VERDADEIRA FACE DE ALGUNS POLÍTICOS......



A FERA ........

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DA DEFENSORIA ESTADUAL.

COMUNICADO


A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, através da Coordenação do Núcleo de Defesa do Consumidor – NUDECON e da Coordenação da 8ª Região, vem através do presente comunicar aos associados do plano de saúde UNIMED CAMPOS – COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO, que ingressou com ação civil pública junto à 2ª Vara Cível da Comarca de Campos dos Goytacazes(2009.014.005004-4) e obteve liminar para que a referida cooperativa mantenha o Hospital Plínio Bacelar Laboratório de Pesquisas Clínicas LTDA. na sua rede credenciada até o julgamento final da referida demanda.

O ingresso em juízo e o requerimento da liminar que foi deferida ocorreram para evitar a perda da qualidade da prestação de serviços do plano de saúde oferecido aos consumidores, diante da intenção da UNIMED CAMPOS de prestar por conta própria serviços em laboratório - que não tem ainda a mesma estrutura e certificação de qualidade do laboratório credenciado - bem como para manter os postos de atendimento do referido prestador de serviços nos municípios da região.

Campos dos Goytacazes, 20 de fevereiro de 2009.




MARCELA LOPES DE CARVALHO PESSANHA OLIBONI
TIAGO ABUD DA FONSECA

DEFENSORIA PÚBLICA GARANTE DIREITOS DOS USUÁRIOS DA UNIMED DE CAMPOS.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em Campos, entrou com uma Ação Civil Pública contra a Unimed de nossa cidade e obteve liminar obrigando a cooperativa a manter o Hospital Plínio Bacelar Laboratório de Pesquisas Clínicas LTDA na sua rede credenciada até o julgamento do mérito da referida demanda.
O Defensor Público Tiago Abud disse que o ingresso em juízo e a liminar deferida servem para garantir a qualidade da prestação de serviços do plano de saúde oferecido aos consumidores, diante da intenção da cooperativa de prestar por conta própria serviços em laboratório.

VEXAMES E PAIXÕES.

Antes do jogo entre o Flamengo e o Resende li um texto apaixonado do meu querido amigo Fábio Siqueira. Ele de forma literal sacaneava o Vasco da Gama por ter vencido um outro Flamengo.
Após alguns dias, veio a segunda catástrofe em menos de um ano para a torcida do Urubu. Perdeu feio para o Resende e está fora das finais cariocas. Bem feito!
Meu amigo Fábio tem creditado todos os males do futebol do Rio ao querido Fluminense. Esqueceu da hegemonia centenária do tricolor e preocupado com o possível desempate na soma de títulos, diz que tudo se encontra preparado para mais um título do Flu.
Eu fiquei triste com a eliminação do Flamengo. Uma final com o time da Gávea sempre foi mais fácil. São tantos títulos contra o Flamengo que a sua eliminação dificulta o título tricolor.
Não tenho dúvidas que o meu amigo vai torcer pelo Flu, afinal temos que respeitar os mais velhos.

Saudações tricolores.

Cláudio Andrade.