sábado, 23 de março de 2013

São João da Barra terá Conselho Municipal Antidrogas


São João da Barra terá um Conselho Municipal Antidrogas. Esse é o resultado da palestra “Pensando a questão do crack”, proferida nesta sexta-feira (22), no Auditório da prefeitura de São João da Barra pela psicóloga, pesquisadora da Fiocruz e professora do Isecensa, Patrícia Constantino. O evento, organizado pela secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, conta com a participação de profissionais da área da Saúde, Educação e Esporte, além de representantes da Sociedade Civil e também das Igrejas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Denise Esteves, a importância da palestra está em reunir e organizar toda a sociedade para enfrentar e combater o problema que o uso do crack e outras drogas trazem para a vida das famílias.

O importante é que seja feito um trabalho Intersetorial. Por isso, a participação de vários setores na reunião de hoje. Temos que alertar que o avanço das drogas, principalmente do crack, é uma preocupação de todas as áreas e é preciso ser combatido com muito trabalho — alerta.

Ainda segundo Denise Esteves, está sendo criada uma Comissão, que será formada por representantes da Assistência Social e das secretarias de Educação e Saúde, além da Sociedade Civil.

A intenção é criar um Plano Municipal de Ação Contra Drogas. Após a formação desse plano, deveremos iniciar um trabalho de prevenção ao uso das drogas. Em seguida, será criado o Conselho Municipal Antidrogas, que vai trabalhar de forma mais efetiva para combater esse mal que assola nosso município — disse.

A palestrante Patrícia Constantino considera que a palestra tem como missão conversar com os psicólogos em relação ao trabalho que deve ser desenvolvido nas comunidades.

É importante conversar com os psicólogos para que eles se preparem para atuar nesse movimento de enfrentamento ao crack, em São João da Barra — reitera.

Nesse sentido, a secretaria promoveu outra palestra, desta vez visando capacitação voltada para os profissionais de psicologia e também diretores de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), atuantes no município. A palestrante Patrícia Constantino, discorreu sobre o tema “A prática de psicologia social comunitária como possibilidade de atuação do psicólogo no campo da assistência social”.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: