quarta-feira, 20 de março de 2013

Roberto Henriques na relatoria de Comissão que irá ao Congresso Nacional



Nesse momento, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), acontece a escolha dos membros da Comissão Especial que irá debater, no Congresso Nacional, a proposta de alteração da Constituição Federal para que a cobrança do ICMS do petróleo nos estados produtores, incluindo lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, além do ICMS da energia elétrica, sejam cobrados na origem.


O Presidente da Comissão será o deputado Luiz Paulo (PSDB) e o relator, o parlamentar do PSD Roberto Henriques.

Mais informações em instantes.

Atualização às 16:16

A comissão, proposta pelos deputados Roberto Henriques e Luiz Paulo, tem ainda como membros Geraldo Pudim (PR), André Ceciliano (PT), Rosenverg Reis (PMDB) e André Correa (PSD) e Clarissa Garotinho (PR) e Chiquinho da Mangueira (PMDB) como suplentes. A mudança resultaria em R$ 10 bilhões de receita/ano para o Estado do Rio, R$ 2 bilhões a mais que a arrecadação dos royalties.

A comissão vai agendar uma audiência pública para a qual serão convidados o secretários estaduais de Fazenda, Renato Villela, e de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, além dos dirigentes da Associação Estadual de Municípios (Aemerj), o prefeito de Queimados, Max Lemos (PMDB), e da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rosinha Garotinho (PR). Também será solicitado pela comissão ao Tribunal de Contas do Estado do Rio o estudo sobre o impacto negativo às finanças do Estado do Rio e municípios produtores com a alteração na lei de distribuição dos royalties.

Os deputados Luiz Paulo e André Ceciliano sugeriram que sejam incluídos na pauta dos trabalhos da comissão, além do ICMS sobre o petróleo e a energia, também temas como o Fundo de Participação do Estado, alíquotas interestaduais do ICMS, índice da divida , royalties e participações especiais.

O próximo passo da comissão, por sugestão do relator Roberto Henriques, será a visita ao Senado e à Câmara Federal para buscar o entendimento que possa não só modificar especificamente a alínea B do artigo 155 da Constituição Federal, mas provocar uma ampla discussão sobre a reforma tributária. “O que queremos é o entendimento, é buscar a harmonia, e não fomentar uma discussão que não seja saudável à democracia”, disse o deputado. É dele também a proposta, aprovada pela comissão, de que a comissão participe da próxima reunião da União Nacional dos Legisladores (Unale), que será em Goiânia.

Fonte: assecom do parlamentar. 

3 comentários:

Anônimo disse...

É muito bom para nós Campistas e Fluminenses ver o nobre Deputado Roberto Henriques exercendo o seu mandato com honradez, altivez e responsabilidade a favor da população.
Agora participando de mais uma importante Comissão na ALERJ, como Relator de uma Comissão que vai ao CONGRESSO NACIONAL discutir a nossa "TÃO SONHADA REFORMA TRIBUTÁRIA". Parabéns Deputado por mais uma empreitada. Que DEUS te ilumine sempre. José Maria.

Anônimo disse...

O incansável dep. Roberto Henriques
em mais uma empreitada, que vai resultar em mais receita para o nosso estado.Parabéns dep.do POVO.

Davi disse...

E agora como vai ficar? Os donos da Cidade batem tanto no Dep. Roberto Henriques, e agora estão em suas mãos. Vamos juntos dar as mãos e ajudá-lo a nos ajudar.