terça-feira, 19 de março de 2013

Comissão para debater ICMS do petróleo e energia elétrica será instalada amanhã na ALERJ



Vai ser instalada nesta quarta-feira, às 14h, na Assembleia Legislativa, uma Comissão Especial para que seja debatida, no Congresso Nacional, a proposta de alteração da Constituição Federal para que a cobrança do ICMS do petróleo nos estados produtores, incluindo lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, além do ICMS da energia elétrica, sejam cobrados na origem. 

A proposta da comissão é de autoria dos deputados estaduais Roberto Henriques (PSD) e Luiz Paulo (PSDB) e tem como membros Geraldo Pudim (PR), André Ceciliano (PT), Jânio Mendes (PDT), Rosenverg Reis (PMDB) e André Correa PSD) e Clarissa Garotinho (PR) e Chiquinho da Mangueira (PMDB) como suplentes. A ideia é modificar a alínea B do artigo 155 da Constituição Federal, o que pode representar, na opinião do deputado Roberto Henriques, uma “ampla discussão para um novo entendimento acerca da reforma tributária, com equilíbrio e preservando o espírito harmonioso da federação”.

Em uma outra frente, Roberto Henriques é autor, junto com os deputados Luiz Paulo, Paulo Melo (PMDB) e André Correa, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que tramita na Alerj, propondo a alteração do alínea B do artigo 199 da Constituição Estadual para acrescentar a cobrança também do ICMS do petróleo e derivados na origem, gerando receita ao Estado do Rio de R$ 10 bilhões/ano, o que representa R$ 2 bilhões a mais do que o Estado arrecada em royalties do petróleo.

A comissão que será instalada nesta quarta-feira amplia para o âmbito nacional a discussão estadual, no momento em que se debate a redistribuição dos royalties. “Quando eu e o deputado Luiz Paulo fizemos referência em Brasília nas reuniões das quais participamos, parece-me que alterou o comportamento dos governadores golpistas que queriam tirar de nós os recursos dos royalties do petróleo, porque em seguida o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, propôs um acordo antes mesmo da concessão da liminar pelo Supremo Tribunal Federal”, destacou Roberto Henriques. O deputado disse que sempre afirmou em entrevistas e discursos na tribuna da Alerj e nas reuniões da União Nacional dos Legisladores que, além dos royalties, o Estado do Rio teria que enviar a conta do ICMS do petróleo e da energia elétrica. “Outros estados da federação perdem dinheiro porque produzem energia a partir de hidrelétricas, campos eólicos e usinas termoelétricas”.

Em relação à decisão da ministra Carmem Lúcia, do STF, Roberto Henriques declarou que sempre esteve confiante no resultado. “Me recusava a crer que a Suprema Corte do país fosse seguir o péssimo exemplo do Congresso Nacional. Ganhamos o primeiro round. Tenho confiança que no mérito o bom direito nos pertence. Usaram contra nós o direito da força. Queremos usar sempre a força do direito”.

As informações são da Assecom do parlamentar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez o dep. Roberto Henriques,sai em defesa do seu estado. Assim que o povo quer, um político atuante em todas as frentes em defesa do nosso povo, só mesmo com muito trabalho se consegue ter exito. Parabéns dep.Roberto Henriques!

Davi disse...

Tem gente reclamando a ausência do Dep. Roberto Henriques nas manifestações a favor dos Royaltiies. O que podemos perceber é que ele não está preocupado com manifestações meramente políticas. Ele sim, esta tomando atitude e providência para que o Estado do Rio e Campos não percam seus direitos. Isso sim é trabalho serio.