sexta-feira, 29 de junho de 2012

Roças Velhas ganhará Creche CRAS e Centro de Convivência da Criança e do Adolescente‏




A Prefeitura de São João da Barra irá inaugurar, na próxima quarta-feira, dia 04, às 16h, a Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos Campos, o Centro de Referência da Assistência Social e o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente que funcionarão juntos estrategicamente na localidade de Roças Velhas, próximo ao Estádio Municipal de Futebol. 

A prefeita Carla Machado ressaltou que a creche, com capacidade para 200 crianças de zero a cinco anos, foi viabilizada por meio de um convênio com o governo do estado do Rio de Janeiro, através do Programa Somando Forças, e atende aos padrões do Ministério da Educação. “Entregaremos à população uma obra que facilitará a vida dos pais que não têm com quem deixar seus filhos no horário de trabalho”, declarou. 

O secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, informou que a creche funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com a supervisão da equipe multidisciplinar composta por psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta. “Vamos atuar com três horários distintos (integral, manhã e tarde), com o intuito de beneficiar o maior número de pessoas”, disse. 

Segundo a secretária de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, Denise Esteves, ao lado da Creche a população poderá contar com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social que prestará serviços de proteção e atendimento integral a aproximadamente 2000 famílias das localidades de Barcelos, Roças Velhas, Caetá, Vila Abreu, Palacete, Rua Nova, Campo da Praia, Degredo e Cajueiro. 

– O CRAS desenvolve um trabalho de acompanhamento social familiar transformando-se na porta de entrada para os programas sociais tais como: Cartão Cidadão, Cesta Básica, Aluguel Social, Bolsa Família, programas habitacionais, entre outros – comentou Denise informando que no local será feito também inscrição para o Cadastro Único do Governo Federal. 

Já o Centro de Convivência da Criança e Adolescente receberá cerca de 30 crianças do PETI, 25 do PROJOVEM e ficará à disposição de qualquer criança da comunidade que queira participar das atividades socioeducativas como, dança, esporte, reforço escolar, aula de espanhol e capoeira. “Basta que o pai ou responsável faça a inscrição no CRAS”, concluiu. 

De acordo com o secretário de Obras, Alexandre Magno Estefan, a obra ocupa uma área total de 3.200 metros quadrados englobando uma creche (com quatro salas de aulas, dois berçários com lactário e higienização, duas salas para maternal com banheiro, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, vestiário masculino e feminino, área para lavanderia, despensa e depósito de lixo, jardim interno, salas para professores, direção, administração, almoxarifado, área de playground, pátio interno gramado), Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (recepção, sala de vídeo, biblioteca, duas salas, refeitório, cozinha, área de serviço e banheiros masculino e feminino) e o Centro de Referência da Assistência Social (recepção, quatro salas, sendo uma para atendimento social, jurídico, psicológico e coordenação, auditório, copa e banheiros masculino e feminino). 


As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: