sexta-feira, 11 de julho de 2014

Caso 'meningite' e espetáculo Peppa Pig no Ministério Público


O empresário José Geraldo protocolou uma representação na promotoria de tutela da Infância e da Juventude do Ministério Público Estadual (MPE) na quinta-feira (10 de julho) a fim de assegurar ou cancelar o espetáculo Peppa Pig, marcado para o próximo sábado (12) no Teatro Municipal Trianon. Segundo ele, a suspeita de meningite de uma funcionária do local, internada no Hospital Ferreira Machado (HFM), representa perigo para as pessoas que comparecerão ao evento.

Embora o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, tenha se pronunciado sobre o caso e afirmado que não há riscos, José Geraldo disse que “não pode acreditar na informação do poder público municipal”.

“O evento vai acontecer em um espaço fechado e a maioria do público presente serão crianças a partir de um ano. Sabendo que a Prefeitura de Campos não tem compromisso com a verdade, protocolei a representação para provocar o Ministério Público para que sejam tomadas providências sobre o caso. Ou a Prefeitura assume o risco e se comprometa com a segurança dos presentes, ou transfere o espetáculo para outra data”, disse José Geraldo.

Em nota, Charbell informou que os sintomas da funcionária do Trianon, Ademilde Pacheco, apareceram no dia 19 de junho e que o atendimento médico foi feito no dia 26 do mesmo mês. “O período entre o contato com a bactéria e o início de uma meningite é de 3 a 7 dias. Portanto, para uma pessoa que tenha chegado ao extremo de ter dormido com o paciente ou beijado na boca, esta iria ter a doença em um tempo máximo de 7 a 10 dias. Logo, se a doença começou em 19 de junho, já passou muito tempo para o contágio”.

Os exames iniciais feitos na funcionária deram negativos para meningite, mas as amostras de material colhido da paciente foram enviados para laboratório de referência no Rio de Janeiro e o resultado dos exames confirmatórios deve chegar num período entre 15 e 30 dias.

Charbell disse ainda que somente as pessoas que tem contato íntimo com a funcionária e médicos e enfermeiros que a atenderam devem receber o Bloqueio Epidemiológico, conforme os critérios do Ministério da Saúde. “A bactéria da meningite não "voa", ela fica nas nossas narinas, por isso que, quando temos o tal contato íntimo, tomamos antibióticos para eliminarmos estas bactérias. Não há transmissão indireta, isto é, se alguém teve contato com um caso suspeito, este não passa para outro em sua casa, que não teve contato direto”.

Até o momento, o espetáculo Peppa Pig está confirmado.

Terceira Via

Nenhum comentário: