quarta-feira, 25 de junho de 2014

Museu Histórico: programação de aniversário começa nesta quarta


A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial para comemorar o segundo aniversário do Museu Histórico de Campos. Nesta quarta-feira (25), às 20h, começa a primeira apresentação do projeto “Clássicos no Museu”, que terá como atração o solista venezuelano, Juan Gorrin, acompanhado do maestro e pianista, Luis Maurício Carneiro. Na quinta-feira (26), os amantes da poesia se encontrarão no Café Literário Antônio Roberto Fernandes, a partir das 20h.

Nesta sexta-feira (27), acontece a abertura da exposição comemorativa pelo aniversário do Museu, intitulada “Por Dentro do Processo de Restauração do Museu Histórico de Campos”. Às 20h, será apresentado o espetáculo “Cartas Portuguesas”, com a solista Neti Szpilman, acompanhada da pianista Dília Tosta. O espaço celebra dois anos, neste domingo (29).

A mostra consiste em fotos do processo de restauração do Solar do Visconde de Araruama, que foi entregue pela Prefeita Rosinha Garotinho em 2012. O prédio do final do século XVIII foi sede da Câmara Municipal, Tribunal do Júri, Prefeitura, Biblioteca Municipal, entre outros órgãos resguardando momentos históricos.

Segundo a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, as fotos retratam o processo e foram cedidas pela Conenge, empresa responsável pelo trabalho de restauração do prédio. Os moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer o trabalho artístico e arquitetônico dos profissionais envolvidos na obra.

- A exposição é uma maneira da população conhecer a diferença entre uma obra e uma restauração, principalmente, quando se trata de um prédio histórico considerado um patrimônio municipal e, por este motivo, foi restaurado a partir da sensibilidade do governo -, explica Graziela.

O Museu Histórico funciona na Praça São Salvador nº 40, de terça a sexta, das 10 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.

Assecom da FCJOL

Nenhum comentário: