terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fidesc promove debate com prefeitáveis nesta quarta-feira





O Fórum Interinstitucional de Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc) promove nesta quarta-feira, dia 12, um debate entre os candidatos à Prefeitura de Campos. Os cinco confirmaram presença. Será a partir das 19h, no auditório Cristina Bastos, no Instituto Federal Fluminense (IFF). Os temas serão educação, cultura, ciência e tecnologia.

O debate será transmitido ao vivo pela emissora universitária UniTV (canal 15 da Via Cabo), pela Rádio Educativa e também poderá ser visto no stream do IFF (http://stream.iff.edu.br/). Nessa segunda-feira, os dirigentes das IES explicaram à imprensa, em coletiva no IFF, no mesmo local onde acontecerá o debate, o objetivo de promover um debate voltado à academia e falaram também sobre detalhes do evento. O reitor do IFF, Luis Augusto Caldas, considera o debate com os candidatos uma grande iniciativa para a educação e a sociedade. “É uma bela oportunidade de os candidatos falarem estritamente sobre ciência e tecnologia. Parece-me raro e será uma boa provocação”.

O presidente do Fidesc, Nélio Artiles Freitas, diretor da FMC, explicou aos jornalistas que o Comitê Interpartidário concordou com as regras do debate, tendo sido estas discutidas com representantes dos partidos e das instituições. “Tenho certeza que a gente vai colaborar com o município, com essa oportunidade de ouvir os projetos de cada candidato, porque se é interessante para a academia, é interessante para a comunidade, porque é pela comunidade que buscamos e repassamos conhecimento, trocamos ideias, desenvolvemos pesquisas”.

O diretor geral do campus Campos-Centro do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, ressaltou o interesse que o debate despertou entre os candidatos. “Nós queremos ver se isso (a temática do debate) é visto como oportunidade para políticas públicas no município e se estudantes e professores estão incluídos nessas políticas”.

Os professores Hélio Coelho e Regina Sardinha, representantes do Centro Universitário do Norte Fluminense (Uniflu) destacaram, respectivamente, o caráter que o debate tem de mostrar o compromisso que cada candidato assume com os temas e o fato de que as perguntas a serem encaminhadas serão pré-selecionadas com base nos assuntos tratados.

O professor Jair Ramalho, representando a UFRRJ destacou a importância a ser dada ao fato de o município dispor “de uma infraestrutura em ciência e tecnologia que muitos outros não têm”.

Participaram também da entrevista os professores Sérgio Elias Istoé, pela Estácio de Sá, Leila Silva, pela Faculdade Batista, Romeo Silva e Neto, pelo Isecensa e Manoel Vasquez Vidal Junior (Uenf), que será o mediador do debate.

O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro os candidatos terão três minutos para apresentação, na ordem definida por sorteio. No segundo, serão formuladas perguntas do Fidesc, sorteadas na hora pelo moderador, sobre cada um dos temas. No terceiro bloco haverá duas rodadas de perguntas entre os candidatos, também ordenadas por sorteio na hora. E o quarto será destinado às considerações finais.

A entidades que integram o Fidesc são: UFF, Estácio de Sá, Faculdade Batista, Fafic, FDC, FMC, FOC, IFF, Isecensa, Ucam, Uenf, UFRRJ e Universo.


11/09/2012
Mais informações:

Antônio Fernando Nunes
Coordenador de Comunicação do campus Centro do IFF
(22) 2726-2845
(22) 9948-2724

Júlia Maria de Assis
Assessora de Comunicação da FBPN (FMC)
(22) 2733-2211
(22) 9891-4124

Nenhum comentário: