domingo, 14 de abril de 2013

Sucesso na primeira edição do Prefeitura Perto de Você



A prefeitura de São João da Barra lançou neste sábado (13) em Barcelos a primeira edição do Prefeitura Perto de Você. O projeto é uma ação conjunta de todas as secretarias municipais com o objetivo de aproximar o serviço público da população. O evento aconteceu na praça Nossa Senhora da Conceição e reuniu centenas de pessoas da comunidade.

Cada secretaria municipal levou serviços para serem oferecidos à população. A secretaria de Saúde foi uma das mais requisitadas, oferecendo serviços como medição da taxa de glicemia, aferição de pressão arterial, exame de acuidade visual, Papa Nicolau e exame odontológico. Mais de mil atendimentos foram realizados pela equipe. A aposentada Elma Gomes é hipertensa e aproveitou a oportunidade para medir a pressão e a taxa de glicose: “Fico muito feliz com essa ação da prefeitura. Eu sou hipertensa e faço controle, mas tenho dificuldades para ir ao médico. Aqui posso ver como estão minhas taxas e elas estão boas”, declarou. Já Viviane Gomes, autônoma, disse que aproveitou a oportunidade para fazer um check-up: “Trouxe minha filha para brincar e aproveitei para fazer os exames. A prefeitura é sempre bem vinda aqui em Barcelos. Tomara que volte mais vezes”.

A secretaria de Educação estava presente com nutricionistas da equipe multidisciplinar que deram orientações sobre alimentação saudável, coordenadoras pedagógicas que realizaram testes de gramática e deram informações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e coordenadores administrativos que informaram sobre as bolsas universitárias e o passe estudantil. A estudante Laís Nascimento declarou ter ficado satisfeita com a facilidade para tirar dúvidas sobre o passe: “Aproveitei a oportunidade para pegar esclarecimentos sobre como adquirir o passe universitário, que é uma grande ação que a prefeitura faz pelos estudantes”, disse.

Outro ponto forte do evento foi a parceria com o Detran, a Caixa Econômica, o Ministério do Trabalho e a Fundação Leão XIII, que viabilizaram a emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF gratuitamente.

- Quando eu soube que esse serviço ia ser prestado aqui, logo trouxe minha filha para tirar a Carteira de Trabalho. Estamos muito satisfeitas com essa atuação, relatou a autônoma Fabrícia Oliveira.

Durante as cinco horas de duração do projeto a população pode se informar sobre os programas municipais, se divertir com apresentações de dança, música, coral, capoeira, campeonato de futevôlei, pegar a guia do IPTU, tirar fotos 3X4, participar de oficinas de pintura e artesanato, recolher mudas de árvores frutíferas e não frutíferas, receber informações e serem encaminhadas aos programas sociais e serem orientadas sobre prevenção da Dengue, entre várias outras coisas que aconteceram nessa manhã de prestação de serviços e lazer.

Para o prefeito José Amaro de Souza (Neco) o trabalho aproxima a população da prefeitura, que através desse contato direto ouve os anseios da comunidade, as sugestões e também as reclamações.

- Nossa obrigação e compromisso é trabalhar em prol da população sanjoanense e esse projeto permite que as pessoas conheçam e usem dos serviços públicos. Queremos que as pessoas se sintam parte do governo municipal. Hoje é a população de Barcelos que está governando, declarou o prefeito acrescentado que essa foi a primeira edição do projeto que vai acontecer mensalmente e vai passar por todas as localidades do município. “No mês de maio vamos fazer outra ação como essa em Grussaí, do outro lado da Lagoa. Tenho certeza que o público vai ser enorme, como foi hoje em Barcelos”, finalizou.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: