sábado, 16 de março de 2013

Prefeito Neco é empossado no Conselho Fiscal da Aemerj


O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco, (PMDB), foi empossado ontem como membro do Conselho Fiscal da Aemerj - Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, cuja nova diretoria é presidida pelo prefeito de Queimados, Max Lemos, também do PMDB. 

A posse aconteceu ao final do 3º Congresso de municípios do Rio de Janeiro, em Búzios. O prefeito de Macaé, Aluísio dos Santos Júnior também integra a chapa, como vice-presidente da Regional Norte Fluminense. Após a posse, o prefeito destacou a importância da entidade no fortalecimento do movimento municipalista e as conquistas obtidas ao longo dos anos.

A atuação do atual vice-governador do estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, como presidente da Aemerj, foi lembrada pelo prefeito de São João da Barra como um marco na mudança das relações do governo estadual com a prefeituras, especialmente do interior. Segundo Neco, o trabalho da Aemerj na gestão de Pezão abriu as portas para um diálogo mais amplo dos municípios com a administração estadual, permitindo, por exemplo, a criação de programas para transferência de recursos, como o Padem - Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios.

- A atuação do Pezão à frente da Aemerj foi o início de uma mudança fortalecida na gestão do presidente Vicente Guedes, que está deixando a Associação hoje. Tanto o Vicente, quanto o Pezão foram fundamentais nessa trajetória de renascimento do estado do Rio, que vem ocorrendo no governo Sérgio Cabral. É a primeira vez que vemos a fusão definitiva do estado do Rio. Agora, capital e interior são vistos da mesma forma e com a mesma importância, afirmou Neco.

O prefeito disse ainda que acredita que a nova diretoria da Aemerj terá um papel fundamental na luta pelos direitos do estado do Rio, no que diz respeito à questão dos royalties. Neco lembrou que o novo presidente, Max Lemos é reconhecido por sua habilidade política, mas também pelo dinamismo administrativo que vem mudando a história de Queimados, na Baixada Fluminense. Iniciando seu segundo mandato, Max Lemos é responsável por levar um distrito industrial da Codin - Companhia Estadual de Desenvolvimento Industrial, no qual já estão instaladas, ou em fase de implantação diversas indústrias importantes, como a fábrica de biscoitos Piraquê.

- As posições firmes na defesa dos royalties, a habilidade política e a proximidade com o governador Sérgio Cabral e com o Pezão fazem do Max o nome ideal para assumir a Aemerj nesse momento, destacou o prefeito.

O convite para a diretoria da Associação foi feito diretamente pelo prefeito de Queimados ao prefeito de São João da Barra na semana passada. Neco e Max encontraram-se em diversos momentos nas manifestações em defesa dos royalties. Semana passada, o novo presidente da Aemerj ligou para Neco.

- O Neco vem demonstrando, em pouco tempo de governo uma agilidade importante na tomada de decisões em defesa dos interesses de São João da Barra. Com sua experiência de quatro mandatos de vereador e dois como ex-presidente da Câmara, além do período em que foi secretário municipal adquiriu uma bagagem importante para administrar um município como São João da Barra, que está diante de um processo de desenvolvimento impressionante, mas passando por essa incerteza injusta da perda dos royalties. Sabemos que é um dos municípios que mais perde com essa situação, mas sua clareza e sua visão estratégica têm sido fundamentais no enfrentamento dessa situação, afirmou Max Lemos.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: