sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O capital político de Arnaldo

Terceira Via


No mês passado, o Instituto Pappel realizou uma pesquisa para avaliar a evolução dos pré-candidatos às eleições gerais de 2014.

Na última aferição, foram consultados cerca de mil e quinhentos e quarenta eleitores e, mais uma vez, o ex-prefeito de Campos dos Goytacazes - Arnaldo Vianna - ocupa o primeiro lugar para deputado federal, com 15.58% das intenções, seguido pela deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), com 14.94%.

Alguns podem concluir que esses dados não condizem com o real momento político de nosso município. Pois bem. Esses avaliadores têm uma parcela de razão. Isso porque Arnaldo, apesar de sempre ser bem cotado, tem seu nome envolvido em ações eleitorais e sua gestão é averiguada no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro o que, de certa forma, compromete o seu histórico enquanto político.

Porém, a revelação de que Arnaldo Vianna está bem colocado traz uma vertente à tona. O ex-deputado federal do PDT é o único ex-aliado de Garotinho que até hoje angariou eleitorado próprio e fiel - o que não é nada comum.

Tal consideração poderia cair por terra diante da ciência de que vários nomes que eram do staff de Arnaldo ingressaram no Governo Rosinha. Mas não! A pesquisa demonstra que os votos de Vianna não estão fincados somente no seu grupo de apoio. A cotação favorável de seu nome está também nas camadas sociais em que pese o desgaste fruto do seu suposto envolvimento em processos eleitorais.

Além disso, Arnaldo Vianna é um político ‘do coração’, tendo implantado - enquanto prefeito de Campos - uma política de aproximação com algumas categorias, o que lhe proporcionou respeitável capital político.

Desde quando Vianna assumiu a Prefeitura de Campos - em virtude da saída de Garotinho para disputar o governo do Estado - ele passou a angariar votos, devotos e popularidade. Isso pode ser atestado em pesquisas nas quais Arnaldo até oscila, mas seu nome é sempre muito bem lembrado.

Por outro lado, a pendência de questões judiciais pode, mais uma vez, impedir que os votos em Vianna lhe creditem um mandato. Hoje, ele não carece somente de uma votação de peso. O ex-secretário de saúde de Campos precisa também ter seu nome definitivamente resolvido na seara judicial, sob pena de continuar como um gigante sem pernas.

Bom lembrar que pesquisas de intenções de voto variam muito. A situação jurídica dos postulantes, os acordos partidários e as desistências podem fazer com que o quadro ora apresentado sofra consideráveis alternâncias no mês que se aproxima.

Antonio Cánovas del Castillo - político espanhol ex-ocupante do cargo de presidente do governo de Espanha - dizia que, em política, o que não é possível, é falso. Consideração muito pertinente até os dias atuais.

Enfim. Os pré-candidatos campistas começam a aparecer e, no âmbito federal, Arnaldo Vianna ainda é bem lembrado, o que significa capital político, que para um homem sem mandato é uma arma de suma importância.

Cláudio Andrade

3 comentários:

Anônimo disse...

ARNALDO VIANNA R E S P E I T A V A OS FUNCIONÁRIOS, NOSSO AUMENTO SALARIAL ERA VERDADEIRO!
ENTÃO...
1 CONSELHO DR ARRANJE BONS ADVOGADOS E VOLTE COMO PREFEITO.NÓS O ESPERAMOS DE BRAÇOS ABERTOS!

Anônimo disse...

ARNALDO VIANNA R E S P E I T A V A OS FUNCIONÁRIOS, NOSSO AUMENTO SALARIAL ERA VERDADEIRO!
ENTÃO...
1 CONSELHO DR ARRANJE BONS ADVOGADOS E VOLTE COMO PREFEITO.NÓS O ESPERAMOS DE BRAÇOS ABERTOS!

Anônimo disse...

BEM LEMBRADO,ESSES ADVOGADOS QUE DEFENDEM DR. ARNALDO SÃO ENRROLEIXÃO TODA ELEIÇÃO O DR. PARTICIPA E NÃO LEVA,POR FAVOR DR.MUDE DE ADVOGADOS PARA O BEM DE CAMPOS