segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cantina Saudável é foco da Educação em São João da Barra‏



Durante esta segunda-feira (08), os gestores das escolas municipais de São João da Barra participaram de uma capacitação que orienta sobre a qualidade dos alimentos fornecidos nas cantinas escolares. O projeto Cantina Saudável tem o objetivo de propor mudanças na comercialização de produtos nas cantinas, de acordo com o que é previsto por lei estadual e federal proibindo a venda de alimentos e bebidas que contenham alto teor de gordura.

No primeiro dia de capacitação, os temas abordados pela nutricionista Juliana Vidal foram: “Cardápio Escolar x Cantina: leis que estabelecem a oferta de produtos alimentares e impactos na saúde dos escolares” e “Responsabilidade de comercialização de alimentos nas unidades escolares: gestão consciente”. Além das palestras, os gestores assistiram ao documentário “Muito além do peso” que aborda a obesidade infantil.

De acordo com Juliana, a capacitação visa orientar os gestores sobre o que deve e o que não deve ser comercializado nas cantinas, propondo melhorias nos hábitos alimentares para os alunos. – Outra preocupação da equipe de nutrição é recomendar que as cantinas não funcionem no mesmo horário em que é servido o lanche fornecido pelas escolas, assim aumenta o número de alunos que consomem alimentos nutricionalmente elaborados -, disse.

A capacitação continua nesta terça-feira (09), a partir das 9h, no auditório municipal, abordando o tema “Adequando o espaço escolar para a gestão de uma cantina saudável”. Após a palestra os gestores vão realizar uma avaliação escrita com duração de uma hora. 

Fonte: Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: