terça-feira, 1 de abril de 2014

Salários de São João da Barra pagos com reajuste‏


Ao receberem seus salários no último dia 28, referentes ao mês de março, os servidores públicos municipais de São João a Barra foram beneficiados pelo aumento anual equivalente a 12%, o segundo no mesmo percentual concedido em apenas um ano e três meses da atual gestão. Mais do que superar a média das demais prefeituras da região, o valor chama a atenção ao ultrapassar, em 5,22%, o aumento concedido pelo Governo Federal em relação ao salário mínimo.

Enviada à Câmara Municipal pelo Executivo, e aprovada por unanimidade na sessão do último dia 18, a proposta de correção salarial exigiu um minucioso estudo relacionado às receitas da administração municipal, sendo aplicada dentro de uma viabilidade orçamentária e com a preocupação no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O objetivo, desde o início de nossa administração, é desenvolver uma política de valorização do nosso servidor. De forma responsável e com respaldo técnico, estamos concedendo mais esse aumento salarial no valor de 12% como forma de garantir o poder de compra e de proteger esses trabalhadores da desvalorização da moeda nacional – destacou o prefeito José Amaro de Souza Neco.

Em um paralelo com os anos anteriores à atual administração, os números apontam para uma evolução, no que diz respeito ao reajuste salarial, inédita no município. Mantendo esse patamar, já no terceiro ano de governo o prefeito Neco poderá se aproximar do reajuste total concedido no período entre 2005 e 2008, que somou 55%, com perspectivas reais até mesmo de igualá-lo ao ultrapassá-lo em apenas quatro anos de gestão.

Na medida em que a folha total da prefeitura, sem encargos, gira em torno de R$ 9 milhões, o reajuste de 12% irá representar uma injeção anual de novos recursos de R$ 15 milhões ao longo do ano de 2014. Em termos de ganho real para os trabalhadores representa mais 25,44% em dois anos contra uma inflação acumulada no período 2012/2013 na ordem de 11,83. Há, portanto, um ganho líquido de 12,17% neste período inicial de governo do prefeito Neco.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João da Barra (Sispusba), por meio de seu presidente, Carlos Eduardo Alvarenga Azevedo, se manifestou favorável ao reajuste, que em dois anos acumulou 24%. O aumento do poder de compra do servidor foi um dos pontos destacados pelo sindicalista.

Nesse período de um ano tivemos um ganho real sobre a inflação na casa dos 13%. O valor concedido em 2013 e que se repete em 2014 é bem vindo e, sem dúvidas, ajuda a melhorar o poder de compra de nosso servidor. Apesar de não ser o valor reivindicado pelo sindicato, de 18%, temos que considerar que é um aumento significativo e concedido dentro das possibilidades da prefeitura, que também tem suas dificuldades. Vale destacar, também, que - até o momento - é o maior reajuste concedido entre as prefeituras da região nesse ano de 2014 – destacou.

Funcionária concursada da prefeitura de São João da Barra há seis anos, Patrícia Aquino da Rocha também faz comparativos ao analisar o aumento que recebeu nesse início de 2014. “Ao analisar os números da inflação e de outros reajustes concedidos por órgãos públicos e até mesmo por empresas privadas, não posso deixar de reconhecer que estamos em vantagem por ser servidor da prefeitura de São João da Barra. Com certeza foi um aumento substancial”, comemora.

Pelo lado do comércio, o aumento do poder de compra também é perceptível, como explica Priscila Figueiredo Gomes Lima, dona de uma rede de farmácias no município. “A partir do momento que há um reajuste considerável, as pessoas passam a ter uma maior autonomia para consumir, e é exatamente isso que está acontecendo, principalmente no setor de perfumaria de meu estabelecimento, já que remédio é produto de primeira necessidade e mantém uma regularidade nas vendas”.

Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: