segunda-feira, 29 de julho de 2013

São João da Barra realiza 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente nesta terça, dia 30




O município de São João da Barra está com tudo pronto para realizar amanhã, dia 30, a 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Um assunto de interesse de todo o povo brasileiro, que espera contar com grande participação social dada a sua importância. O tema “Resíduos Sólidos”, precisa ter um amplo debate, democrático e plural com a comunidade e, para isso, as portas do Cine Teatro São João estarão abertas das 9h às 17h. “Vamos discutir, debater e definir ações prioritárias e responsabilidades e vamos eleger dois delegados que vão levar as propostas elaboradas para a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente-Etapa Local, nos dias 13, 14 e 15 de setembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Campus Maracanã”, informou o secretário de Meio Ambiente da prefeitura de São João da Barra, Marcos Sá.

Na Etapa Estadual serão discutidas as ações prioritárias e responsabilidades enviadas por todas as conferências municipais / regionais do estado e serão eleitos os delegados para a Etapa Nacional em Brasília, de 24 a 27 de outubro. “As propostas serão elaboradas com base no conceito de responsabilidade compartilhada e nos eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentável; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental” comentou o subsecretário da pasta Sidney Salgado. Vale lembrar que cada setor da sociedade tem atribuições e papéis a fim de solucionar ou mitigar problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Uma novidade da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente é que, caso o cidadão não participe de uma conferência municipal e, ainda assim, deseje contribuir, ele pode organizar uma conferência livre ou participar da conferência virtual. Na conferência livre, o ato de convocação pode ser de qualquer cidadão e as propostas aprovadas são enviadas diretamente à Etapa Nacional. O mesmo acontece com a Conferência Virtual (pela internet), e também não elege delegado, mas envia as contribuições diretamente à Etapa Nacional. O prefeito José Amaro de Souza (Neco) torce para que a população se organize e participe deste momento em que deve estar bem representados o governo e a sociedade civil.

As conferências livres acontecem no bairro, no condomínio onde se reside ou ainda no local de trabalho. O ato de convocação pode ser de uma associação comunitária, do síndico ou por solicitação dos moradores interessados em realizar o evento. O período de realização das Conferências Livres é de 01 de abril até 10 de setembro de 2013, enquanto que a Conferência Virtual acontecerá de 26 de agosto a 10 de setembro de 2013.

A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente objetiva divulgar a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação e também contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de emprego e renda e educação ambiental; estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos; setor privado e sociedade civil; contribuir para que estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos e difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

Segundo a coordenadora geral de Meio Ambiente, Izabel Gregório, o município de São João da Barra tem uma política de resíduos sólidos promissora que proporcionou, inclusive, a extinção do lixão da cidade, através do Programa Lixão Zero desenvolvido em parceria com o governo do estado. “Atualmente o local onde funcionava o lixão foi transformado numa Estação de Transbordo, onde é colocado o resíduo da triagem transportado para um aterro sanitário, licenciado, fora do município”, informou ressaltando que até o final do ano a Usina de Triagem ganhará dois galpões, que estão em fase de construção visando ampliar a eficiência da usina.

– Realizamos, recentemente, em parceria com a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos o trabalho de incentivo à criação de uma Associação de Catadores e posteriormente Cooperativa de Catadores, Triadores e Recicladores de São João da Barra, contando também com o apoio do Projeto Empresa Legal – destacou Izabel, que através da secretaria pesquisa e busca informações sobre a existência de equipamentos de beneficiamento de material reciclado. Entre eles, granuladores de pet e máquina de produção de vassoura usando garrafa pet, visando agregar valor ao reciclado,implementando a geração de renda dos cooperados.

Além do incentivo aos cooperados desenvolvemos trabalhos de educação ambiental através do Projeto Coleta Seletiva na Escola (a equipe do Núcleo de Educação Ambiental vai as escolas promover palestras e distribuir os coletores incentivando para que as ações de coleta seletiva partam do aluno), do Projeto Atitude Sustentável no Trabalho (Atualmente, funciona através de visitas técnicas às repartições públicas orientando sobre a economia de copo descartável com a substituição por uma garrafa squeeze, entre outras ações) e o Projeto Barca da Ciência (Objetiva mostrar na prática aos alunos da rede municipal como o lixo gerado no meio urbano vai impactar o ecossistema como, por exemplo, o manguezal).

A secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos não atua somente com resíduos sólidos, foca seu trabalho também em ações de drenagem com limpeza de canais para facilitar o fluxo da água da chuva evitando alagamentos. Nas ações que visam possibilitar a oferta de água potável, através da abertura de poços artesianos em locais que não são abastecidos pela concessionária,assim como colocação de caixa d’água comunitária, com abastecimento com caminhão pipa,em locais de pouco adensamento populacional. Atualmente, está atendendo a cinco mil residências do Centro, com tratamento de esgoto, através da Estação de Tratamento de Esgoto – Rosário, e dentro de 90 dias terá o reforço da Estação de Tratamento de Esgoto do Matadouro. A meta é alcançar 100% de tratamento do esgoto da sede do município e a ampliação do serviço de limpa fossa para as demais localidades.

Fonte: Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: