quinta-feira, 23 de agosto de 2012

São João da Barra promove exames em equinos para identificação da Doença de Mormo‏




A prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Agricultura e do Núcleo de Controle de Zoonozes, estará realizando até o dia 30 de agosto coleta de sangue dos equinos para a identificação da Doença de Mormo.. O Mormo, ou Lamparão – como ficou conhecida na região - é uma doença que acomete equinos e pode contaminar o ser humano, causando, na maioria das vezes, a sua morte.

A doença não era identificada no estado do Rio de Janeiro há mais de 40 anos, mas em julho foi diagnosticada em dois animais na cidade de Teresópolis. Imediatamente a Defesa Sanitária Animal, do Governo Federal, proibiu no estado, todos os eventos que pudessem ter aglomerações de equinos, como forma de conter a proliferação. A situação levou a prefeitura de São João da Barra a tomar a iniciativa, pioneira na região, de promover gratuitamente em todos os animais, o exame de sangue que diagnostica a presença da bactéria burkholderia mallei, causadora da doença. A previsão do secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, é de que 500 animais sejam examinados.

- Começamos a coleta no dia 17 e vamos até o dia 30. Todos os criadores de equinos e os charreteiros estão sendo comunicados para levarem seus animais aos pontos de coleta. O exame está sendo totalmente custeado pela prefeitura. Fizemos uma parceria com a FUNDENOR, que envia os tubos com o sangue colhido para São Paulo, onde o exame é feito - explicou Osvaldo.

O Mormo é uma doença grave tanto para o animal quanto para o ser humano. Nos equinos os sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento e, no ser humano, causa pneumonia grave, levando à morte.

- É fundamental que o exame de sangue seja feito porque pode acontecer do animal ser apenas portador da bactéria, sem apresentar sintomas da doença. Ele pode estar contaminando outros animais ou o ser humano, sem que se saiba. Caso algum resultado dê positivo, o animal será eutanasiado, pois não há cura - informou Vera Cardoso de Mello, diretora do Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra, complementando que será também analisado no sangue colhido a Anemia Infecciosa Equina, que é uma doença infecciosa que também leva o animal a eutanásia, mas que não acomete o ser humano.

Segue a agenda dos próximos pontos de coleta sanguínea:
 
- 27/08 – 5º distrito – Pipeiras – Associação de Moradores (9h)
- 28/08 – Sesc – Charreteiros (9h)
- 30/08 – Praça de Cajueiro (9h)

Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social 
Nelita Campos

Nenhum comentário: