segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Revista Exame noticia dados preocupantes em relação ao município de Campos dos Goytacazes

Clique nas fotos para ler a matéria ampliada














8 comentários:

Roberto Manhães disse...

A revista Exame sumiu das bancas: Veja também aborda o mesmo assunto:

Aonde foi a riqueza do petróleo?

As cidades premiadas com os royalties cresceram menos do que as outras. Mas ainda podem escapar da "maldição do ouro negro".
Veja visitou as dez cidades que ao longo da última década mais foram beneficiadas pelo dinheiro dos royalties - fonte que não secará tão cedo graças à sua privilegiada posição no mapa do petróleo. O dinheiro que jorra em seus cofres já representa até 80% de tudo o que arrecadam. Embora as perspectivas sejam reluzentes, o que se vê nesse naco do país não são imagens de desenvolvimento a todo o vapor. Numa comparação caricata, a história desses municípios faz lembrar, ao menos até agora, a daquele felizardo apostador que ganhou uma bolada formidável, mas, sem saber o que fazer com ela, desperdiçou-a na mesma velocidade com que a embolsou.

No eldorado brasileiro do pré-sal, território onde, se tudo der certo, o PIB pode crescer em ritmo chinês, a maldição do petróleo está à espreita. "O que se vê nesses lados do Brasil e típico de lugares onde as instituições ainda não são suficientemente sólidas para lidar com uma mudança tão grande de patamar", explica o economista Fernando Postali, da Universidade de São Paulo (USP).
Postali é autor de um estudo que comparou a evolução da economia em cidades de mesmo tamanho dentro e fora do raio do petróleo, baseado em dados de 1996 a 2005. A conclusão é espantosa: justamente as que receberam royalties cresceram em ritmo mais lento do que as outras que estão distantes dessa riqueza. Um levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) lança luz sobre as fragilidades nesses municípios visitados por Veja. Muitos não avançaram e outros até retrocederam naquilo que é vital para perpetuar o desenvolvimento. Em sete deles, o número de postos de trabalho aumentou de forma inexpressiva, ou mesmo encolheu. A maioria também viu sua posição despencar nos rankings nacionais que medem a qualidade da saúde e da educação - nessa última lista, Campos dos Goytacazes, por exemplo, caiu 1.000 posições desde 2000, segundo a Firjan.

Recordista na arrecadação de royalties entre essas dez cidades, Campos é também campeã em ações de improbidade administrativa entre os municípios visitados. Desde 2001, é alvo de 68 processos. Isso ajuda a entender por que, nos cálculos do professor Femando Postali, a cidade perdeu a chance de somar ao seu PLB per capita 1,3% por ano na última década. Ali, a prefeita Rosinha Garotinho - que tenta a reeleição depois que seu marido, o ex-governador Anthony Garotinho, administrou a cidade por dois mandatos na década de 90 - lotou as repartições de funcionários com cargos de confiança (são 1000 deles, o dobro dos existentes na Alemanha), distribui mensalmente 2,5 milhões de reais em benefícios a famílias escolhidas por critérios pouco transparentes e torrou 80 milhões de reais para erguer um sambódromo. Outra das cidades na rota do pré-sal. Presidente Kennedy, no Espírito Santo, tomou-se palco tão escancarado dos desmandos com o dinheiro público que, em abril, a Polícia Federal prendeu o prefeito, seis secretários e quatro vereadores por contratações irregulares e fraude em licitações. Essa turma não demonstrava nenhuma cerimônia com as verbas oficiais: pagava conta de farmácia dos moradores, dava aos produtores rurais ração à vontade e bancava uma frota de tratores que prestava serviço às fazendas. Nomeado interventor, o ex-promotor Lourival do Nascimento se assustou ao chegar ao município de 10.000 habitantes e encontrar as ruas de terra batida e tantas crianças fora da escola. Ele alerta: "Sem educação, o dinheiro do petróleo certamente escorrerá pelo ralo".

VEJA - 16/08/2012

http://lilicarabinabr.blogspot.com.br/2012/08/aonde-foi-riqueza-do-petroleo.html

Anônimo disse...

CAMBADA DE LADRÃO!!!!!!!

Anônimo disse...

Claudio, posta aí. Este assunto é de grande importância para o estado do Rio. A roubalheira com o dinheiro nosso sofrido de cada dia.
Trens comprados por R$ 11 milhões cada já chegaram ao Rio enferrujados
http://odia.ig.com.br/portal/rio/trens-comprados-por-r-11-milh%C3%B5es-cada-j%C3%A1-chegaram-ao-rio-enferrujados-1.478053

mistersales disse...

ANÔNIMO DAS 14:09, APOIADÍSSIMO!
QUANTO MAIS LEIO MATÉRIAS EXCELENTES, COMO ESTA, MAIS ME ASSEGURO QUE VIVEMOS NUMA TERRA DE NINGUÉM COM UM GOVERNO DE LADRÕES. TUDO ISTO EM TODAS AS GESTÕES, EM TODOS OS TEMPOS.
QUANDO CRIANÇA OUVIA FALAR DAQUELA TAL DITADURA. HOJE, JÁ AVÔ, OUÇO FALAR DE GENERAIS DONOS DE FAZENDAS, ADQUIRIDAS NAQUELES TEMPOS, E DE POLÍTICOS QUE VIVEM NA OSCIOSIDADE QUE MAL SABIAM O QUE ERA UM FUSQUINHA E DESFILAM PELA CIDADE EM HILUX. TEM AQUELE QUE SÓ TINHAM UMA CASINHA, E HOJE OSTENTA UM IMPÉRIO E SUA GANÂNCIA DE PODER É TÃO GRANDE QUE MAIS PARECE COM ALGOZES QUE VIVERAM NAS DÉCADAS DE 60 E 70, E QUE SÓ TROCOU O NOME DE DITADURA PARA DEMOCRACIA. E SE DIZEM OS BAM-BAM-BAM- DA POLÍTICA.QUE POLÍTICA SERÁ ESSA? A MATÉRIA ESCLARECE TUDO. LEIAM, ATENTAMENTE, ANTES DE EXERCEREM SUA FAMOSAS FUNÇÕES DE PUXA-OVO E/OU BABA-SACO.
TUDO ISTO É DESMANDO E DESGOVERNO DE UM BRASIL QUE QUE TEM EM UM DE DE SEUS MUNICÍPIOS EDUCAÇÃO ZERO, SAÚDE ZERO, TRANSPORTES PÚBLICO ZERO, PORÉM, A QUINTA MAIOR ARRECADAÇÃO DO PAIS. "DÁ PRA ENTENDER?" OU QUER QUE EU DESENHE?

NATALIA GOMES disse...

Um MUNICIPIO BILIONÁRIO, como é o caso especifico de Campos,que MAIS UMA VEZ, VERGONHOSAMENTE, ficou em ÚLTIMO LUGAR, na EDUCAÇÃO MUNICIPAL BASICA(1º grau) em 2011, dentre os 92 municipios do Estado RJ, segundo avalição do IDEB, no minimo preocupa, a quase todos,que desejam o bem, a esse municipio, menos a prefeita rosinha, que nada estaria fazendo para reverter esse quadro de atraso e de covardia, para com os filhos dos mais pobres, que dependem da escola municipal, para se instruirem e sairem da pobreza, de que são vítimas.

Anônimo disse...

Finalmente alguém que também leu a Veja! Será que se não houvessem os royalties, nós teríamos políticos tão empenhados em eleger sucessores e familiares como se não pudessem largar o osso? Será que a dinastia dos garotinhos, como cita a revista Veja, estaria até hoje no comando da cidade, ávida pelo comando também da prefeitura do Rio e do governo do Estado? Duvido! Eu, às vezes penso, que eles odeiam Campos! É só olhar à volta e ver no que a cidade tão rica se transformou!

Anônimo disse...

Estão fazendo um verdadeiro carnaval fora de época quando o assunto é o IDEB do Município.Culpam a prefeita, a secretária e já ouvi mesmo professores que, totalmente mal informados, opinam sobre o que não conhecem pura e simplesmente por falta de compromisso com a missão que exercem na Educação.
Só não vê quem não quer: o Município teve um crescimento de 12,5% e, mesmo que ainda não tenha alcançado a meta, avançou, pouco, é verdade, mas não sem esforço ou estratégias para resgatar o que ficou perdido. Também não estou culpando ninguém em particular! Fico envergonhada quando vejomprofessores da rede pública que não reconhecem esse esforço. Não reconhecem porque não estão nada dispostos a cumprir seu importante papel na sociedade. Veem a educação como um meio de apenas ganharem seus salários sem, no entanto, fazerem jus ao que a sociedade espera deles (lembre-se: toda regra tem exceções!)
Ninguém faz nada sozinho! Já ouviu isso, não? Então porque culpar um ou outro pelo suposto fracasso? Seria mais digno se informar melhor e conhecer e reconhecer que o que ainda não conseguimos, só conseguiremos se estivermos todos com o mesmo propósito!
Renata

Anônimo disse...

Renata,infelizmente não tem desculpa!
Até entendo seu esforço, mas temos que nos lembrar que garotinho e família estão no governo há 20 anos e elegeram seus sucessores todos esses anos! A educação, se bem estruturada estivesse, mesmo com esse desgoverno de 20 anos, não ficaria no último lugar no IDEB.A educação deveria ser um projeto importante para os governantes, mas a eles, e só a eles interessa, que a educação seja medíocre, por que assim poderão comprar votos e prometer mundos e fundos...Os ignorantes acreditarão, por que são ignorantes!Isso é dramático, mas é assim. Quanto aos professores, outrora bem remunerados a ponto de um professor sustentar com dignidade sua família, é muito mal pago e desestimulado em escolas sem estrutura física, no mínimo, decente! Dizer que a educação melhorou nos índices que a prefeita disse ontem na Tv é fazer-nos de bobos! As pessoas mais esclarecidas dessa cidade e que não dependem das benesses da prefeitura, não votam na família garotinho. Já é hora de Campos retomar seu rumo sem essa dinastia maldita!
Laila