domingo, 17 de junho de 2012

Área dos royalties preocupa Tribunal Regional Eleitoral


A disputa eleitoral para as prefeituras que recebem repasses dos royalties de petróleo no Rio se transformou em corrida pelo ouro. Estão em jogo pelo menos R$ 2,5 bilhões a mais no orçamento, distribuídos apenas entre os cinco municípios com a maior fatia do benefício, de um total de 87: Campos, Macaé, Rio das Ostras, São João da Barra e Cabo Frio. Deputados federais e estaduais, uma ex-governadora e prefeitos em busca da reeleição já travam uma guerra atrás dos votos. 

A expectativa é de clima tenso. Tanto que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) encaminhará ao governo federal um pedido para que tropas do Exército façam a ocupação dessas regiões. Os alvos serão, principalmente, quatro desses municípios líderes em royalties — Campos, Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio —, além de Itaboraí, onde está sendo construído o Comperj, maior investimento da Petrobras. 

— Nós queremos proporcionar igualdade de condições para que todos os candidatos façam as suas campanhas em locais chamados de currais eleitorais e em áreas dominadas por milícias e pelo tráfico — afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter. 

Em Campos, a prefeita Rosinha Garotinho (PR), ex-governadora, tentará a reeleição. Na entrada da cidade (BR-101), ela anuncia em outdoors a construção de 5.100 casas populares. Na propaganda institucional, há um aviso aos visitantes e moradores: “Transformando royalties em qualidade de vida. Aqui investimos royalties”. O município foi o que mais recebeu repasses no ano passado: R$ 1,2 bilhão. 

Rosinha terá como possíveis adversários os deputados estaduais Roberto Henriques (PSD), que tem o apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB); e João Peixoto (PSDC). O ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT) também pretende disputar o pleito, mas o TRE-RJ ainda vai julgar o pedido dele de registro de candidatura. Vianna está na lista do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) de prefeitos que tiveram as contas rejeitadas. Makhoul Moussallem (PT) e Professora Odete (PCdoB) são outros pré-candidatos. 

— Já recorri à Justiça comum e ao próprio TCE. Minha convenção será no próximo dia 30 — afirma Vianna.  As informações são do Jornal O Globo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos combinar que foi uma tremenda propaganda para Rosinha. Qual município construiu 5100 casas para os que viviam em área de risco?