sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sessão especial da Câmara de Vereadores discute tratamento do câncer



"Uma sessão especial realizada na Câmara de Vereadores de Campos, na quinta-feira (29 de agosto), reuniu representantes da oncologia para discutir as condições atuais do tratamento da doença no município, ouvir exemplos e sugerir melhoras.

Além dos vereadores e de pessoas da comunidade em geral, participaram da audiência médicos representantes do OncoBeda, da Beneficência Portuguesa e do Hospital Escola Álvaro Alvim. O diretor do Hospital do Câncer de Muriaé, em Minas Gerais, Sérgio Dias, foi convidado pelo vereador Miguel Machado, o Miguelito, para participar da sessão e contar a experiência da unidade que é referência nacional.

O oncologista clínico da equipe Oncobeda, Diogo Neves, mostrou ao público presente como funciona a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a primeira com radioterapia do Norte Fluminense.

O médico apresentou o quadro de profissionais que atuam no corpo clínico e suas respectivas especialidades.

Na unidade há cinco consultórios médicos, doze enfermarias bem equipadas com aparelhos de ar condicionado para garantir maior conforto aos pacientes, quatro salas de cirurgia, Centro de Terapia Intensiva (CTI) com sete leitos mais isolamento, serviço de emergência 24 horas, aparelho de cobalto terapia, setor de radioterapia e tomógrafo.

A Unacon conta ainda com um acelerador linear de última geração, o único em funcionamento na região Norte Fluminense, e que já atendeu mais de 500 pacientes. Em breve, a unidade terá um aparelho de braquiterapia, mais uma ferramenta importante no tratamento contra o câncer.

“Há profissionais capacitados e aparelhos de última geração para tratamentos dos pacientes em Campos. Hoje, a maior dificuldade é no financiamento. Faço um apelo para uma revisão e otimização do programa orçamentário anual oncológico. O serviço de oncologia oferecido ultrapassa expectativa da demanda e a unidade passa por apertos orçamentários no final do mês”, explicou Diogo".

Leia a matéria na íntegra AQUI no Jornal Terceira Via.

Nenhum comentário: