quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

STF libera posse de Jader Barbalho no Senado Federal


Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram liberar nesta quarta-feira (14) a posse do ex-governador do Pará Jader Barbalho (PMDB) no Senado. Ele ocupará a vaga de Marinor Brito (PSOL). Barbalho foi barrado pela lei Ficha Limpa apesar de ter vencido as eleições de 2010, ao lado de Flexa Ribeiro (PSDB) –foram eleitos dois senadores por Estado.

Com quase 1,8 milhão de votos, Barbalho foi barrado por ter renunciado ao mandato de senador para evitar a cassação –ele era acusado de desviar recursos da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). O terceiro mais votado foi Paulo Rocha (PT), também barrado pela lei da Ficha Limpa. Com isso, quem assumiu o mandato foi a senadora Marinor Brito, com 727 mil votos.

Em março, o STF decidiu que a lei não valeria para as eleições do ano passado. Com isso, os políticos barrados entraram com ações para retomar os cargos. As informações são do Portal Uol.

3 comentários:

ZULEIKA ALBUQUERQUE disse...

Tá provado que neste país, Brasil, o crime compensa mesmo.

O Barbalho, não foi preso. Não devolveu o dinheiro que roubou do povo brasileiro e agora vai assumnir o cargo de senador, autorizado pela justiça maior, se é que podemos chamar assim.

Por essas e outras que a corrupção "corre a vontade" no nosso Brasil. Me envorgonho desse lamentável fato.

Por essas e outras tantas que os políticos de nosso município e de nosso Estado, apesar de condenados por parte da justiça, continuam governando por força de liminares, garantidas por uma outra justiça, no mínimo suspeita.

Anônimo disse...

De fato, o Jader Barbalho é comprovadamente um crápula.

Entretanto, nunca antes da história deste País foi proferia decisão judicial por Corte Superior tão distante do que prevê o Ordenamento Jurídico pátrio.

Agora, foi restabelecida a ordem legal vigente.

Explico: a lei do ficha limpa não pode retroagir para prejudicar, sob pena de ferir de morte preceito constitucional pétreo.

Era vergonhoso ver na prática uma decisão tão absurda, e, manifestadamente de cunho político, o que agrava ainda mais o que estou dizendo.

Anônimo disse...

Há tanto preceito constitucional pétreo, ferindo a cada minuto, os brasileiros, principalmente os mais humildes, que tenham pouca ou nehuma instrução.

Vejamos exemplos de preceitos constitucionais, que pertencem as chamadas clausulas pétreas,e que a todo momento são violadas, em face do povo brasileiro: Quem já ouviu falar ou leu na lei maior(a consituição brasileira) que todo brasileiro: tem direito a saúde, a educação, ao trabalho, o lazer, a vida, etc. Entretanto na realidade isso não acontece. Asssistimos crianças cursando escolas públicas ridículas,quando terminam podemos chamá-los de analafabetos funcionais, dado a péssima qualidade do ensino. Na área de saúde pública, quem já ouviu ou não passou pelas humilhantes situações de desrespeito com o cidadão brasileiro. E por aí vai.