quarta-feira, 23 de junho de 2010

O FIM DA PROVA DA OAB

CURTA

O Senado Federal realiza uma enquete acerca da possibilidade do fim da prova de Exame da OAB. Para os que não sabem, a prova é realizada em duas fases e trata-se de requisito obrigatório para o exercício da advocacia.

13 comentários:

thiago1847 disse...

Primeiramente bom dia, eu sou estudante do curso de Direito, e por conhecer varias pessoas que terminaram o curso e fizeram as provas da OAB, venho dizer que. Tambem sou a favor do termínio da avaliação, pois acho uma descriminação que só o curso de Direito tem esse tipo de avaliação, nenhum outro curso quando concluído tem que fazer um exame para mostrar seus conhecimentos. Acho que, esse tipo de exame teria que ser para todos, não so para os Bachareis em Direito, e os licenciados em Medicina, Enfermagem, Educação Física, entre outras. Fica ai meu apoio ao fim do exame da OAB.

Pedro (D)KabraL disse...

Bom dia
O que deveria acontecer é estender a todos os cursos, alguma aferição para verificar se os concluintes estão prontos para exercerem a profissão. Essa de dizer que é contra por ser o único curso é muito comodismo.
Exame para todos!
Pedro Cabral

Anônimo disse...

É interessante essa questão que só o formando em Direito é obrigad0 a fazer a prova da OAB. Não se pondera nenhuma crítica a referida exigência uma vez que nossas Universidades e Faculdades não têm dado conta da rica função que lhes cabe de formar o profissional para um mercado competitito e cada vez mais exigente.Porém, deter essa exigência só ao curso é Direito é uma exclusividade pouco atraente e pouco funcional para a praticidade forense. Não será uma prova de alternativas A,B,C,D e, mesmo uma prova discursiva que farão o profissional ser bom ou mau no que irá desempenhar no mercado. E os médicos, minha gente, quantos saidos das Faculdades, sem a mínima condição. De ética muito pouco conhecem . Outro dia, só para ilustrar o nosso comentário, uma fisioterapeuta esteve na UNIMED com febre e febre alta, uma tosse massacrante e completamente afônica. Foi atendida por um médico inexpressivo mas, já com algum tempo de carreira. Baseando-se apenas, pela informação da paciente receitou-lhe o básico e, sobre o atestado médico para cobrir-lhe o dia e, talvez, o próximo respondeu-lhe que a profissional trabalhava com as mãos e não com a boca e que não iria expedir o atestado. Pergunto eu a você, Dr. Claudio, por onde passa a ética,o processo evolutivo do conhecimento desse médico?A fisioterapeuta trabalha com crianças e velhos acamados...Com certeza, esse médico já deve ter feito milhares de loucuras por aí garantidas por um emprego ou outro conseguido de raspão. Voltando a questão das demais profissões; o que vemos, atualmente, é um desinteresse permanente das faculdades públicas e privadas num ensino de qualidade.Extinguir o Exame de ORDEM vai só atenuar a incapacidade de um maior número de advogados sem condições de trabalho.
O Ensino no país está realmente , uma lástima.Nas instituições públicas essa de admitir para tapar buraco de falta de professor,o chamado professor substituto, meu Deus, que caos . O que se admite de incompetentes não se tem noção. Toda avaliação é feita por análise de currículos e uma rápida aula para uma banca que muitas vezes não se tem a menor chance de avaliar ninguém. E a estrutura social, o impacto do puro conhecimento cedem lugar a essa falhas tão gritantes e nada ou pelo menos por enquanto,resolvíveis.Esse é um debate para muitas horas. Seu blog é bom demais.

Anônimo disse...

Antão tá iscraricido...

Anônimo disse...

O exame da OAB é necessário, pois trata-se, na prática, do único filtro entre os profissionais formandos que têm capacidade de exercer a profissão e os demais. Quem quer passar deve estudar (inclusive Portugês), pois a advocacia é uma profissão de grande responsabilidade.

Anônimo disse...

O exame da OAB é necessário, pois trata-se do único filtro, na verdade, entre o formando capaz de exercer a profissão e os demais. Quem quer passar deve estudar (inclusive Português), uma vez que a advocacia é uma profissão de grande responsabilidade.

Anônimo disse...

Previsões serão mantidas!

Caro Roberto, se possível, poste no blog, pois como eu já lhe disse antes, este será o cenário em Campos.

Na segunda-feira (28/06/10) o Pleno do TRE se reunirá para o julgamentos dos tão falados “embargos infringentes com pedidos modificativos” impetrado pelo Sr. Anthony Garotinho e por sua esposa. O relator, que é um aliado ferrenho do casal (quem acompanha os julgados sabe disso) vai apresentar um relatório amplamente favorável, não apenas modificando a decisão, como também pedindo o arquivamento do feito.
Porém, mesmo diante de intensas negociações lá na capital, inclusive por emissários “não-jurídicos”, o placar de 4 x 3 contra o casal será mantido. De imediato, o TRE irá marcar o pleito eleitoral extemporâneo em Campos para 22/08/10, ou, no mais tardar, 29/08/10.
Daí até o árduo caminho ao TSE, não há previsões, mas dois cenários se abrem.

1º Cenário: Caso Rosinha consiga uma Cautelar lá, ela consegue manter-se no cargo, e diante da morosidade dos Tribunais Superiores, pode conseguir até chegar ao fim do mandato. O TSE levaria quase um ano para julgar o mérito, o que favoreceria a Prefeita. Ficaria tudo como está!

2º Cenário: Caso Rosinha não consiga a suspensão do pleito via Cautelar ou Mandado de Segurança, ela deixaria o cargo, visando sucesso no STF (que é bem difícil em se tratando de matéria eleitoral), e assumiria Nelson Nahim, seu cunhado.
Nesse caso, este ex-edil e agora Chefe iniciaria uma “vassourada” no alto escalão municipal, sob orientação do Sr. Anthony, tudo já combinado em reunião recente numa casa no centro da cidade. O primeiro a ser “chutado” seria na Saúde, além de um dos Esportes, outra da Educação, entre outros. Também devem sair importantes Diretores de órgãos, em razão da pouca empatia com servidores municipais concursados.
Depois dessa “limpa”, seria tentado um “cabresto” aos edis da situação e até da oposição, para fazer campanha para um novo nome alinhado ao casal.
Mas a pergunta é: Quem seria este nome?
Na oposição (isso foi dito pelo próprio Garotinho) há adversários de maior expressão que Magal, Nahim, Edson Batista. Rivalizar com Odisséia, Marcos Bacellar e talvez até Roberto Moraes não é tarefa para intelectos “pequenos”.
Fora o fato que não é segredo pra ninguém, e já até foi publicado em jornal, que na Capital está prontinha uma operação policial muito aguardada, que pode mudar muito este cenário aqui previsto. Quando menos se esperar, helicópteros podem levar pessoas notórias para uma cela especial num presídio da Capital.
Se esse “boato” acontecer mesmo, pode ser que as eleições da mesa da Câmara sejam antecipadas, e que um jovem Vereador ou uma Vereadora, ambos oposicionistas, venham a levar o pleito da Casa de Leis.
Talvez se fizesse então um duelo Pudim x Bacellar, ou Pudim x Odisséia, na disputa do pleito. Correndo por fora, algum nome novo, como o do Professor dono deste blog ou um conhecido Advogado da cidade.

Pode anotar. Pode escrever.

Dr. Odi Abólico

Anônimo disse...

descriminação = abolitio criminis

discriminação = tratamento desigual

Se com o exame de ordem a gente ainda se depara com cada aberração jurídica, imagine sem....

Anônimo disse...

descriminalizar = abolitio criminis



descriminar = descrever


exame de ordem forever....

Futuro Vestibulando disse...

Petissões maus escrividas, fassa de contas, acessor,incicropédia, Excelentícimo,popiedade,anulassão,
adevogado,incluzão çocial,gambarito,questães...
É verdade, a prova da OAB tem mesmo que acabar!!! Vão queimar no mármore do inferno!!!

Anônimo disse...

ACHO QUE O EXAME DA ORDEM TEEEEM QUE CONTINUAR, PQ TEMOS PUCOS PROFISSIONAIS GABARITADOS E SE NÃO TIVER PROVA,UMA AVALIAÇÃO, A SITUAÇÃO IRÁ PIORAR.
QUE SE DANE SE OS OUTROS CURSOS COMO A MEDICINA E ODONTOLOGIA NÃO TENHAM PROVA!
PARA O OAB TEM QUE TER SIIIM.
QUEM SABE UMA DIA OS OUTROS CURSOS NÃO TENHAM TB,MAS PARA SER ADVOGADO BOM, TEM QUE SER AVALIADO AQUELE QUE POSTULA A TÃO SONHADA CARTEIRA DA ORDEM.
ABÇO
FUI!

Anônimo disse...

tem que ter prova da oab sim.
galera vai ter que ralar, estudar E MUITO!

Marcelo Bessa disse...

Sou a favor da manutenção do Exame da Ordem e da criação de exames semelhantes para o exercício de muitas outras profissões, principalmente nas áreas de Medicina, Odontologia e Engenharia.