segunda-feira, 9 de novembro de 2009

TERÇA-FEIRA É DIA DE ELEIÇÕES NO IFF.

Na próxima terça-feira (10/11) acontecerão no Instituto Federal Fluminense (IFF) as eleições para o Conselho Superior. Serão eleitos dois representantes de cada categoria: docente, discente e servidores técnico-administrativos.

O Conselho Superior é a instância máxima de deliberação do IFF, formado por diversos segmentos da comunidade interna e externa. Entre as diversas atribuições do órgão, está deliberar sobre o orçamento da Instituição, criar novos cursos e convocar as eleições para diretor dos campi.

Apesar de cada segmento ter direito a duas cadeiras no Conselho, os eleitores só poderão votar em uma única chapa. A medida gerou protestos das entidades representativas dos estudantes (Grêmio), dos servidores (Assetec) e dos professores (Sinasefe). As entidades divulgaram uma nota conjunta repudiando a norma e exigindo mais democracia e participação da comunidade nas discussões acerca do processo eleitoral.

Um comentário:

Roberto Moraes disse...

Caríssimo Cláudio,

Por este raciocínio o eleitor teria que votar não em 1, mas nos 17 vereadores da Câmara. Não em 1, mas nos 70 deputados da Alerj e, não em 1, mas nos 513 deputados federais da Câmara dos Deputados.

A votação num único nome por parte do eleitor permite a presença de maior diversidade de opiniões no Conselho, que assim fica mais pluralmente representativo.

Ao inverso a votação em um para escolher dois representantes por classe é imensamente mais democrático.

Sds.
Roberto Moraes