sábado, 19 de maio de 2018

Liberdade, honestidade e política



Acordou, olhou para o lado, levantou, lavou o rosto e foi tomar café. Eram seis e meia da manhã e nenhum policial federal havia batido a sua porta e isso para ele era um sinal de que, apesar de anos na política, nunca esteve envolvido em nada que maculasse a sua conduta ou que maculasse o seu mandato.

Esse ensaio crônico acima apresentando, mesmo sendo fictício, se trata da insubstituível sensação de prazer que muitos políticos possuem de poder deitar, dormir e acordar com a sensação do dever cumprido de forma correta, lícita e proba. Sabem que não haverá surpresas ao acordar e quando olharem para baixo de suas janelas verão o jornaleiro e não um carro da Polícia Federal.

Nos últimos anos, ser político tem sido algo vexatório. A imagem que o eleitor contribuinte possui dos detentores de mandato é a pior e isso se deve aos maus exemplos que diariamente presenciamos pelos meios de comunicação.

Os ‘rios’ de dinheiro desviados de todos os lugares, possíveis e imagináveis, e as operações policias fizeram da imagem do homem público, algo degradante, penoso e digno de revolta.
Porém, para que isso seja revertido -não será de um dia para o outro- necessário se faz lembrar que a imagem limpa de um vereador, deputado ou governador, por exemplo, pode ser mantida com receitas antigas e básicas.

Não roubar, não furtar, não cometer atos de improbidade, não cobiçar o que o seu mandato não lhe confere e aprender a viver com os subsídios que a lei lhe confere são atos simples, fáceis de serem exercidos e que daria a imagem dos políticos uma claridade que hoje não existe.

O mandato é para servir e não para se servir. Aqueles que buscam no cargo conquistado, a estabilidade financeira, a aquisição desenfreada de bens e o crescimento de suas contas bancárias estão fadados a serem exemplos de mácula pública.

O exercício da honestidade na política começa em casa, no trabalho, nas relações familiares e sociais.

O exercício da honestidade na política tem início no pavor em furar fila, na atenção ao devolver troco recebido a maior.

O exercício da honestidade na política está em dar bons exemplos para que eles sejam seguidos pelos seus filhos.

O exercício da honestidade na política se encontra em resistir às tentações do cargo, mesmo quando muitos lhe chamam de idiota.

O exercício da honestidade na política começa quando você constrói em sua vida privada as bases que moldaram a sua conduta enquanto homem público.

O exercício da honestidade na política começa dentro de nós, na nossa consciência, nos nossos princípios morais e éticos que uma vez aprendidos serão nossas molas de contenção quando as coisas ruins se aproximarem.

Amigos é possível ser honesto na política, mesmo que nesse caso, você olhe para os lados e perceba que em muitos dos casos estarás literalmente só.


Nenhum comentário: