sábado, 19 de julho de 2014

Projetos multiplicadores ambientais em SJB


Direcionado a alunos da rede municipal, projeto Eco Ambiental teve primeira etapa encerrada nesta sexta-feira


O plantio de uma árvore nativa marcou o encerramento da primeira etapa do projeto Eco Ambiental “Conhecer para proteger”, realizado pela empresa Technip, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, através das secretarias de Educação e Cultura e Meio Ambiente e Serviços Públicos. Na manhã desta sexta-feira, 18, alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental que participaram do projeto realizaram uma visita ao Porto do Açu e depois, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, participaram do encerramento.


Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o ecossistema local, com aulas teóricas e em visitas a diferentes ambientes do município, como manguezais e restinga. O aluno Matheus Gomes, da Escola Municipal João Flávio Batista, destacou que participar do projeto lhe deu a oportunidade de saber um pouco mais sobre a variedade de ecossistemas no município, além de despertar a consciência pela preservação ambiental. “O projeto é conhecer para preservar. Eu não posso preservar aquilo que eu não conheço. Foi muito importante o conhecimento adquirido neste projeto”, avaliou o aluno.


Representando a secretaria de Educação e Cultura, Leide Cristina Soares, a professora Fabilma Menezes, da equipe de programas e projetos, falou sobre a importância das aulas de campo e o desenvolvimento da consciência de preservação ambiental. “A partir de agora, contamos que vocês estejam nas escolas como multiplicadores dessa ideia de preservação do meio ambiente”, disse.


Representando a empresa Technip, a engenheira ambiental Daniela Araújo reforçou o pedido para que os alunos – cerca de 50 participaram do programa – formados pelo projeto Eco Ambiental atuem como multiplicadores desta ideia. “Espero que levem o tudo o que aprenderam para amigos e familiares, sendo multiplicadores por onde passarem”, afirmou Daniela.


A próxima etapa do programa Eco Ambiental começa em agosto, com a participação dos professores da rede municipal de educação (primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental). Eles farão o curso “Vivências Ecológicas em São João da Barra”, com atividades voltadas para educação ambiental, divulgação científica e ensino de ecologia. O curso tem carga horária de 72h e será realizado em diferentes localidades do município.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: