domingo, 8 de fevereiro de 2009

PLANOS DE SAÚDE AGONIZAM.

O Jornal O Globo de hoje traz uma matéria acerca dos Planos de Saúde. Relata a crise que os planos enfrentam, pois não conseguem oferecer um atendimento diferenciado.

Sempre falei aos meus alunos na Universidade, a minha indignação com os planos de saúde. A necessidade em termos um plano de saúde é reflexo do nosso conformismo com a falência da saúde pública.

A saúde pública deveria ser mantida com os tributos que pagamos anualmente. Mesmo assim, temos que buscar um plano para podermos ter o mínimo de acessibilidade aos tratamentos e aos exames necessários.

O grande problema é que os planos de saúde, apesar dos valores surreais, recebem a cada dia mais adeptos. Essa enorme migração do público para o privado faz com que os serviços de saúde privados comecem a sentir os efeitos da má estrutura.

O efeito é nítido. Hospitais cheios, carência de médicos, atendimento 24 horas inexistente e uma torturante demora no agendamento das consultas.

Em Campos dos Goytacazes a situação não é diferente. Temos locais cobertos por planos que não possuem atendimento 24 horas para crianças e outros, possuem médicos realizando plantões de mais de 24horas prejudicando o bom atendimento.

Um diagnóstico pode demorar três meses e uma consulta trinta dias. Somados às longas filas e as recepções lotadas os planos fazem os seus detentores, as mais novas vítimas da agonizante saúde brasileira.

Não custa lembrar que os planos de saúde estão inseridos no Código de Defesa do Consumidor. O pagamento do plano por parte do consumidor e o serviço não prestado ou prestado de forma precária pelas empresas pode ensejar ações indenizatórias pautadas na propaganda enganosa.

Cláudio Andrade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto acharem normal um médico ganhar 30, 40 reais por consulta essa situação só vai piorar. Sou médico e achei ótima essa reportagem. Exigimos respeito e dignidade.