quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

IPVA REDUZIDO.

Os valores do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2009 de pouco mais de 90% dos veículos foram reduzidos. O percentual é semelhante ao do ano passado. Segundo o coordenador técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), João Alves, a maior parte dos automóveis sofreu desvalorização no mercado, e por isso, o imposto ficou menor. Em média, motoristas de carros com até cinco anos de uso vão pagar 4,29% a menos que em 2007.

“O preço dos carros novos caiu, puxando esta baixa, obviamente, também para os usados”, afirmou Alves. Ele disse que o impacto de diminuição de impostos para a compra de veículos, como o referente a Produtos Industrializados ( IPI), vai se refletir somente em 2010.

A Guia para a Regularização de Débitos (GRD) para o pagamento do IPVA, junto com outras taxas do Detran (de vistoria anual, licenciamento, emissão de gases e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), estarão disponíveis para a retirada nos terminais de qualquer agência do Banco Itaú, até a segunda semana de janeiro. O prazo para pagamento da primeira parcela ou de cota única com 10% de desconto acaba dia 13 para carros de placa final 0. Donos de veículos com final 9 têm até dia 24 de março.

A GRD também poderá ser obtida pelo site www.fazenda.rj.gov.br. Será preciso digitar o número do Renavam e selecionar o ano. Os valores das taxas do Detran-RJ devem ser divulgados na semana que vem. O seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT) já foi definido: será R$ 84,87 para carros de passeio e 259,04% para motocicletas.

Fonte- O Dia.

Nenhum comentário: