Moradores da Rua Projetada 1, na localidade de Três Vendas, em Campos, sofrem com um vazamento de esgoto há meses. Em junho deste ano, a reportagem do Terceira Via esteve no local e ouviu as reclamações deles. Nesta semana, uma moradora enviou fotos e vídeos que mostram que o problema continua. Veja o vídeo aqui.
A estudante Gisele Leopoldina Ferreira, mora na localidade e é uma das que precisa conviver diariamente com o mau cheiro provocado pela sujeira. “Os próprios moradores já fizeram a limpeza da rua várias vezes, mas não adiantou. Os detritos começaram a aparecer depois que fizeram a rede de esgoto e as casas populares. Vivemos com esta sujeira na rua há mais de um ano. Este esgoto vem das casas do conjunto habitacional aqui de Três Vendas”, explicou a estudante.
Ainda segundo a jovem, várias reclamações já foram feitas com a Águas do Paraíba e com a Prefeitura de Campos. “Não temos mais a quem recorrer e o problema nunca é resolvido”, desabafou.
Outros moradores reclamaram do problema quando a reportagem esteve no local. “Eu estava com um bebê de dois meses e uma criança de dois anos em casa e o esgoto saia dos ralos e invadia minha casa. Aqui não tem manutenção de nada, nós estamos largados. O esgoto sai do chão”, desabafou a trabalhadora rural Maria Nilce da Conceição.
Em nota, a Águas do Paraíba informou que a localidade de Três Vendas, por ser zona rural, não está incluída no contrato de concessão de Águas do Paraíba para coleta e tratamento de esgoto. “Mesmo assim, caso haja necessidade de limpeza de fossas, o serviço é realizado gratuitamente pela concessionária. Basta que o cliente do serviço de água solicite o serviço pelo telefone Ligue Água. O número é 115”.
Em nota, a presidente da Empresa Municipal de Habitação Urbanização e Saneamento (Emhab), Simone Ferreira, informou que houve uma obstrução na rede, mas o problema já foi resolvido na quinta-feira (8). Porém, moradores do bairro garantiram que as imagens foram feitas após a limpeza do local. A Emhab informou ainda que existe um processo em andamento para a realização de um projeto de adequação do sistema de esgoto da localidade. “O processo aguarda licenciamento do Inea e dotação orçamentária”.
Terceira Via.
Nenhum comentário:
Postar um comentário