sábado, 18 de março de 2017

Vereador Cláudio Andrade visita Mata da Cruz


O vereador Cláudio Andrade reservou o sábado para visitar a localidade de Mata da Cruz. A pedido da população, durante o encontro, ele esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) e ouviu as demandas da comunidade. Em seguida, o vereador participou de um almoço na residência do novo coordenador da localidade Edimar Barreto.

* postado pela assessoria
* fotos: Carlos Grevi

sexta-feira, 17 de março de 2017

Febre amarela: vacinação em massa começa neste sábado em seis polos


O município de Campos irá realizar uma força-tarefa, neste final de semana, dando início à vacinação em massa da população contra a febre amarela. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de Campos, drª Andréya Moreira, neste sábado (18) e domingo (19), seis postos de vacinação estarão disponíveis: Fundação Rural de Campos, no saguão do Hospital Veterinário da Uenf, Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB), UBS da Penha, Vila Olímpica de Guarus e Ciep de Travessão. A imunização acontecerá das 8h às 16h. Além desses postos, a Vigilância também retornará a Rio Preto neste sábado (18) para vacinar as pessoas que ainda não receberam a dose. A ação foi definida após o resultado positivo da análise do primata encontrado morto na localidade. Já a partir de segunda-feira (20), mais 11 postos estarão vacinando as pessoas, somando 17 polos durante os cinco dias uteis da semana.

Segundo drª Andréya, o município conseguiu a liberação de 100 mil doses da vacina com o Estado, com isso foi definida a antecipação do início da vacinação. As doses extras foram viabilizadas durante reunião entre o prefeito de Campos, Rafael Diniz, a secretária de Saúde, drª Fabiana Catalani, e o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

— Vale ressaltar que não foi identificada febre amarela na área urbana no Brasil. Temos nos preparado há algum tempo para atuarmos nessa vacinação em massa, montando nossa estratégia. Não vamos expor nenhuma pessoa a nenhum risco. Nossa meta é vacinar toda a população em quatro semanas — disse drª Andréya ao acrescentar que novas doses devem ser entregues no decorrer dos dias.

Macaco encontrado morto em Rio Preto

A diretora de Vigilância explicou que na noite da última quinta-feira, o resultado do exame do primata encontrado morto — uma fêmea da espécie Bugio, no dia 3 de março em Rio Preto — foi positivo para febre amarela. Por conta disso, uma nova imunização acontecerá na localidade na UBS de Rio Preto, neste sábado (18), das 8h às 16h. “Já havíamos feito a vacinação em Rio Preto, onde conseguimos alcançar 80% de imunizados. Iremos retornar para atingir a meta de 100%”, explicou drª Andréya Moreira.

Durante a etapa de vacinação em massa, os 17 postos de imunização funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Já nos finais de semana, o trabalho seguirá nos seis pontos. As pessoas devem comparecer aos locais munidos de carteira de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação, principalmente os menores de idade. A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando. No caso de maiores de 60 anos, a secretaria de Saúde preconiza a vacinação apenas mediante a laudo médico.

Secom da PMCG

quinta-feira, 16 de março de 2017

Cláudio Andrade visita Asilo do Carmo e instituição ganha mais um fisioterapeuta




O vereador Cláudio Andrade esteve na tarde desta quinta-feira, (16), no Asilo do Carmo, para uma visita. A equipe técnica da unidade, apresentou toda a parte estrutural do prédio e todas as necessidades diárias dos cerca de 60 idosos que hoje moram no local, também foram listadas. Uma delas, é a de mais uma fisioterapeuta. Apenas uma profissional atende aos idosos, duas vezes por semana. 

Outra demanda é um transporte para locomoção dos idosos. Um pedaço da parte do prédio histórico também ameaça cair e assusta a equipe do Asilo. A boa notícia é que o vereador ainda durante a visita, conseguiu através do setor de fisioterapia da prefeitura, mais uma fisioterapeuta que deve começar a atender a unidade nos próximos dias. Um ofício também será encaminhado aos órgãos competentes do município, para que o problema da estrutura do prédio histórico que ameaça cair seja solucionado o mais rápido possível.

*Postado pela assessoria

Fotos: Carlos Grevi

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Rafael e Brand com diretoras e vices das escolas e creches



O prefeito Rafael Diniz esteve nesta quarta-feira (15) no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) para dar as boas-vindas aos diretores de creches e escolas da rede municipal de ensino de Campos. O encontro, organizado pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), abriu oficialmente o ano letivo de 2017, com a participação do secretário da pasta, Brand Arenari; da subsecretária geral, Luciana Eccad, e a nova equipe de gestão. O responsável pela pasta falou sobre as novas propostas, incluindo as medidas que foram tomadas para dar maior resolutividade às demandas das unidades, através da criação de subsecretarias estratégicas. Na próxima sexta-feira (17), a acolhida será com professores da rede municipal, em dois horários: das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Durante a abertura, o prefeito fez uma analogia sobre o processo transformação, que é a educação, e o momento que o município está atravessando. “É pela educação que vamos transformar. Não há outra forma de realizar uma grande transformação, se não for pela Educação. Também, queremos transformar a nossa cidade e tenham certeza de que o que podemos fazer, estamos fazendo. Estamos tentando fazer de tudo e ser o mais transparente possível. Tenham certeza de que a transformação já começou”.

O prefeito Rafael Diniz falou sobre gestão participativa e pediu aos diretores que contribuam com sugestões. “A gente sabe que é muita coisa. São mais de 240 unidades, mas a gente quer ouvir a demanda de vocês. Tenho total confiança no Brand para levar adiante o projeto de Educação do município e, junto com sua equipe, e todos vocês, vai encontrar melhores caminhos para a Educação. Conto com todos vocês e agradeço muito o esforço para seguir com a nossa Educação, melhorando-a cada vez mais. No final, vamos dar o presente que a Educação de Campos merece”.

Brand informou às diretoras que foram criadas três subsecretarias para dar maior dinamismo e eficácia ao processo educacional do município. “Somos uma gestão técnica, transparente e democrática. Implantamos algumas inovações com o compromisso de fazer uma gestão diferente e descentralizada. Uma destas inovações foi a criação das subsecretarias Pedagógica, de Programas e Convênios e de Infraestrutura”, informa o secretário, que também falou sobre a proposta de mudanças na matriz curricular, mas de forma a garantir a estabilidade pedagógica para os profissionais.

— Através destas subsecretarias, estamos valorizando o setor pedagógico, inserindo a secretaria de Educação em um contexto macro, através de parcerias com as universidades e convênios com o governo federal e, ainda, dando maior celeridade à melhoria na infraestrutura das unidades de ensino que, a partir da subsecretaria de Infraestrutura, também, estará desenvolvendo projetos das novas creches e escolas de forma integrada, onde estarão sendo ouvidos setores pedagógico, de Educação Física e Nutrição, além das diretoras — informa o secretário.

A subsecretária de Programas e Convênios, Joana Campinho, também, anunciou o Programa Super Diretor, que vai oferecer suporte aos diretores em questões como prestação de contas e parcerias com universidades para que possam agregar valores aos projetos. “Queremos desenvolver projetos e auxiliar os diretores na aplicação dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, disse.

Segundo a subsecretária geral de Educação, Luciana Eccad, as mudanças implementadas contribuem para fortalecer o diálogo através de vários setores. Ela também falou sobre compartilhamento de escolas do 6º ao 9º ano e das mudanças que possibilitaram que a rede absorvesse todos os alunos do Ensino Fundamental. “Fizemos uma mudança no sistema de avaliação, que possibilitou alocar todos os alunos. Queremos fortalecer as escolas públicas, que é o nosso compromisso”, destacou a subsecretária geral, que também falou sobre o processo de eleição de diretores.

Por: Liliane Barreto - Foto: Rafael Peixoto

Vereador Cláudio Andrade visita o Novo Jóquei



quarta-feira, 15 de março de 2017

Iluminação Pública realiza 238 intervenções em menos de uma semana


Em menos de uma semana, a força-tarefa da Superintendência de Iluminação Pública realizou intervenções em 238 pontos de iluminação do município. Segundo o superintendente, Daniel Duarte, entre os bairros atendidos nestes primeiros dias, estão os parques Leopoldina, Julião Nogueira, Califórnia, Centro, Guarus, além do distrito de Travessão. “Também fizemos manutenção nas praças Novo Mundo e Lebret e na rede subterrânea da Avenida Arthur Bernardes”, explica o superintendente.

Daniel afirma que, em pouco tempo, está sendo possível resolver várias pendências. “Havia uma grande demanda com cerca de 1.600 solicitações de substituição de pontos de luz, sendo muitas delas, referentes aos três últimos meses do ano passado. Estabelecemos um cronograma e estamos atendendo a população. São cerca de 15 a 20 intervenções, por equipe, realizadas diariamente. Quando são apresentados problemas de curto e comando, demora mais um pouco para resolver”, informa Daniel Duarte, lembrando que cinco equipes estão desenvolvendo o trabalho.

Ao todo, cinco equipes operacionais estão atendendo a população das 6h às 22h (de segunda a sábado). “Estamos intensificando os trabalhos, neste momento, para que possamos atender a todas as solicitações pendentes na superintendência. A maioria das solicitações se refere à troca de lâmpadas, reatores, cabeamento e da manutenção de comando de iluminação dos postes. Depois desta força-tarefa, esperamos regularizar a demanda e trabalhar com um prazo máximo de até 72 h para atendimento a uma reclamação após abertura da ordem de serviço da secretaria”, diz Daniel.

- Montamos uma logística bem definida voltada para cada região da cidade visando atender as demandas de forma eficaz porque entendemos a importância de uma iluminação eficiente em cada ponto da nossa cidade – explica o superintendente, lembrando que os canais de comunicação da Superintendência de Iluminação pública para atendimento podem ser feitos, através dos telefones (22) 98126-0880 (whatsApp) e (22) 9817-50931, além do e-mail manutencao.ip@campos.rj.gov.br.

Por: Liliane Barreto - 
Foto: Rogério Azevedo/Antônio Cruz -

terça-feira, 14 de março de 2017

Cláudio Andrade solicita dotações orçamentárias deixadas por Rosinha para posse de concursados


O vereador Cláudio Andrade solicitou durante sessão da Câmara nesta terça-feira, (14) , uma moção de aplausos para o presidente da casa, vereador Marcão, pela convocação dos concursados da Câmara, para a segunda etapa do concurso de 2012 e uma moção de pesar pela morte do dentista, Tulio David.

Durante sua explanação, o vereador se dirigiu a um grupo de manifestantes que seriam concursados e que usando nariz de palhaço e exibindo cartazes, exigiam uma posição dos parlamentares. Claudio, se comprometeu em receber o grupo para um diálogo e solicitar as dotações orçamentárias do município para a análise.

*Postado pela assessoria!
Fotos: Carlos Grevi

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IMTT normaliza emissão cartão da Passagem de ônibus a R$ 1


O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), em parceria com o Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC), normalizou o sistema informatizado de emissão da primeira via do Cartão Cidadão, que dá ao portador o direito de pagar R$ 1,00 pela passagem de ônibus urbanos e interdistritais em todo o município. A emissão foi suspensa a partir de setembro de 2016, na gestão passada, sem que fosse informado na transição, segundo apuração técnica, gerando problemas no sistema de emissão e, após fase de atendimento por procedimento de pré-agendamento manual, voltou a operar pela internet há duas semanas.

Algumas reclamações relativas ao atendimento feito no Serviço de Atendimento do Cartão Cidadão (SACC), no início deste ano, também foram repassadas ao IMTT.

— Constatamos, especialmente, enorme quantidade de cartões inutilizados, seja por erros na validação, seja por emissão em duplicidade, em alguns casos, com várias unidades de um mesmo solicitante — disse o presidente do IMTT, Renato Siqueira.

O primeiro passo para fazer o cartão é preciso realizar um pré-agendamento, na página oficial da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br). Ao finalizar esta etapa, a pessoa obtém a data e hora para complementar o atendimento, no balcão do SACC, no Edifício Cidade de Campos, térreo, no Centro da cidade.

— No local, o usuário de transporte coletivo deve apresentar os seguintes documentos: originais e cópia da Carteira de Identidade, do CPF e um comprovante de residência, que pode ser conta de água, de luz ou de telefone. Em caso de o comprovante de residência estar em nome de outra pessoa, o solicitante do cartão cidadão deve apresentar documento comprobatório de que reside no imóvel apresentado, como o contrato de locação. A emissão do cartão é feita em seguida — afirmou Siqueira.

Em relação ao reinício da emissão da segunda via do cartão, o IMTT espera regularizar o serviço nos próximos dias.

— A lei 8577/2014, capítulo II, parágrafo único, que trata do benefício, prevê um custo ao usuário, no caso de segunda via, após: extravio, furto, roubo, perda, danificação ou similar. Fala sobre gratuidade apenas no caso primeira via. Mas estamos agilizando para reiniciar ainda esta semana, conforme o artigo 11, da referida lei — concluiu Siqueira.

Por: Edson Cordeiro -

domingo, 12 de março de 2017

Rafael é Rafael e Cláudio é Cláudio


Existe uma mobilização mal feita tentando comparar os atos praticados pelo Prefeito de Campos dos Goytacazes Rafael Diniz com as minhas ações, enquanto parlamentar na Câmara dos Vereadores.

Inicialmente, devemos lembrar aos nobres leitores, que estamos falando de duas pessoas detentoras de uma amizade anterior a qualquer cargo público e, isso, é algo privado de nossa inteira posse.

As ações que eu pratico, e que continuarão sendo realizadas com mais intensidade ao longo do ano, são frutos de um organograma ordenado e decidido junto com minha assessoria. Trata-se de um projeto de trabalho prometido durante o pleito eleitoral e que será cumprido à risca.

O Prefeito Rafael Diniz possui a sua forma única de trabalhar e de expor as suas ações e tenho certeza que seu grupo de imprensa e marketing sabe bem a hora que o chefe do executivo deve ou não agir ou se expor.

Desgastados e sem ação política, alguns setores oposicionistas estão tentando utilizar minhas agendas positivas comparando-as as exercidas por Rafael. Trata-se de uma estratégia pífia e sem eco.

O momento é de crise e cabe a todos, detentores ou não de um mandato, arregaçar as mangas e tentar buscar vias alternativas de contribuição. Isso deve ser feito junto ao poder público e ao setor privado.

Outra questão que deve ficar bem clara é que não estamos em ano eleitoral. Não há eleição este ano, por isso, o momento é de trabalho e o político deve divulgar suas ações ao máximo para que outras pessoas, com ou sem mandato, sejam encorajadas a fazer o mesmo.

Alguns dizem que divulgar os atos praticados é pura vaidade. Não vejo dessa forma, afinal, o mundo hoje é midiático e as redes sociais servem para que os trabalhos éticos e de utilidade pública cheguem aos quatros cantos do nosso município.

A minha ação no HGG, que não foi a primeira, gerou reações diversas, poucas contrárias, e isso se deve ao objetivo de nossas ações: despertar nas pessoas o ato de partilhar.

A figura do político ‘novo’ é traduzida nas ações que estamos realizando. Uma alternância entre as ações internas de gabinete e o trabalho de rua, ouvindo os reclames populares ali, no asfalto, perto do povo.

O prefeito Rafael Diniz encontrou um poço de erros administrativos comprovados pelo secretário Filipe Quitanilha em recente exposição no plenário da Câmara e isso faz com que o chefe do executivo municipal precise adotar medidas internas emergenciais.

As minhas ações serão todas divulgadas na mídia, pois isso é sinal de modernismo. Através da divulgação de seus atos o político é avaliado e também corrigido, pois os comentários acerca do trabalho exposto servem de parâmetro. Nada mais.

Finalizo dizendo que fazer comparações entre a minha conduta e a do prefeito de Campos, Rafael, são desnecessárias, afinal, somos homens públicos maduros que sabem bem o que querem e o que planejam.

Na idade mídia, isolados serão os cabeças de idade média, afinal quem continuar na geração medieval vai morrer por inanição.

Fica a dica.

Cláudio Andrade.