quarta-feira, 10 de março de 2010

AMARELADA OU INTELIGÊNCIA?

Alguns vereadores de oposição não concordam com a instauração de uma CPI para averiguar o destino conferido aos recursos oriundos dos Royalties. Alguns disseram que a linha adotada por Abdu Neme, 'Pé no chão'e Dante Lucas é lamentável, entretanto, faço outra leitura acerca do assunto.

A primeira coisa que gostaria de frisar, diz respeito às ações da oposição. Um grupo de representantes do povo, que põe-se contrário ao governo municipal apenas pautados na cor partidária, não é, ao meu sentir, uma oposição legítima.

O fato de os citados não corroborarem com a CPI, não significa mudança de posição, pois a linha de postura adotada  por um eleito pelo povo deve ser construtiva e não passional.

Além disso, entendo desnecessária a proposta da nobre vereadora Odisséia. Aprovar uma Comissão Parlamentar de Inquérito na atual conjuntura, além de não haver fato determinado que justifique, vai criar um fato político desnecessário, acirrando os ânimos na Casa Legislativa, o que será péssimo para todos no atual momento de luta pela manutenção dos recursos.

Insta salientar, que o Tribunal de Contas possui como função típica, a fiscalização dos municípios. Mesmo em caráter consultivo, o seu parecer será sempre um forte indicativo de uma boa ou má aplicação. 

Por outro lado, concordo com a necessidade de uma publicidade maior, no que tange à ciência por parte da sociedade, dos destinos da verba do petróleo. A publicidade dos investimentos deveria ser uma atitude de todos os chefes do Poder Executivo, afinal é dever de função, a prestação de contas diretas à população, por parte dos seus comandantes.   

Por fim, entendo que a postura dos três não pode ser encarada como demérito, pois não podemos continuar  'alimentando' aqueles que lutam por uma cidade sitiada e sem progresso.   


Cláudio Andrade      

Nenhum comentário: