As pesquisas eleitorais mostram que em relação ao candidato Arnaldo Vianna (PDT), da coligação Coração de Campos, a candidata Rosinha (PMDB), da coligação Muda Campos, continua na curva ascendente desde que seu nome foi lançado em junho para concorrer à sucessão do prefeito Alexandre Mocaiber.
Comparação - Do período das convenções até agora, Rosinha avançou de 15% para 53% na preferência do eleitorado, segundo as pesquisas. Na comparação da pesquisa realizada pelo Ibope nos dias 15 e 16 (semana passada) com a realizada agora, pelo Precisão (dias 21 e 22), Rosinha subiu mais 3%, saltando na diferença de 13% para 16% na frente de Arnaldo.
A pesquisa do Precisão ouviu 600 eleitores, que em vez de escolher o nome do candidato no disco, após responder o questionário, “votou” numa cédula e depositou numa urna. A pesquisa está registrada com o número 378/2008 no cartório da 100ª Zona Eleitoral e apresenta intervalo de confiança de 95% e margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
A metodologia aplicada pelo Precisão implicou em pesquisa quantitativa que consiste na realização de entrevistas, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população a ser pesquisada.
Quotas proporcionais às variáveis de sexo e idade
O plano amostral pesquisou entre moradores residentes e domiciliados no município de Campos, com amostra por quotas proporcionais às variáveis de sexo e idade, instrução dos 600 entrevistados. Na ponderação foi feita amostra por quotas proporcionais às variáveis de sexo e idade com base nas normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)-2008 e localidade (distritos), com base no Censo 2000 IBGE. As variáveis de instrução já estão auto ponderadas. As perguntas cujas somas das percentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos, respostas opcionais ou de múltiplas respostas. Votos em branco somam 3%, nulos 4% e não sabem/não opinaram 3%.
Ibope: Rosinha com 52% e Arnaldo 36% dos votos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
oi