A prefeita Rosinha anunciou que o município de Campos irá realizar até o final deste ano, eleição para diretores de escolas e creches da rede municipal, com formação de lista tríplice. A secretaria de Educação, Cultura e Esporte, por determinação da Prefeita Rosinha, deu início à preparação do processo. Após a escolha de três nomes pelas escolas e creches, a Secretaria de Educação dará início ao processo seletivo para definição dos diretores das unidades da rede municipal.
(Fonte: Secom)
Replicado também pelo blog na Curva do Rio.
PRIMEIRA VITÓRIA DOS CABRUNCOS LIVRES NO MÚNICÍPIO DE CAMPOS!
ResponderExcluirQueremos eleições diretas!!!! Essa é apenas uma manobra para acalmar nosso movimento que está com força total, DIA 30 VAMOS PARALISAR! NOSSA REIVINDICAÇÃO É POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, MELHORES SALÁRIOS, QUEREMOS DIGNIDADE PARA TRABALHAR, ELA ESTÁ JOGANDO NAS NOSSAS COSTAS A RESPONSABILIDADE DO ÚLTIMO LUGAR NO IDEB.
ResponderExcluirQuando foi governadora, a hoje prefeita fez o mesmo, é uma forma “esperta” de tirar aquele diretor que não interressa ao grupo ROSA… E viva a lista tríplice!
ResponderExcluirDr. Claudio, devemos ler nas entrelinhas...
ResponderExcluirIsso é muito bom pra ser verdade!
Bingo Prefeita!! Agora quero ver a diretora de uma das creches do Farol dizer que está no cargo porque foi a Deus (Garotinho)!
ResponderExcluirQuando vcs vão entender que eleição direta para diretor é inconstitucional? Eleição para direção de escola pública é inconstitucional
ResponderExcluirNa sessão desta quarta-feira (12), o Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou seu entendimento de que as eleições diretas para provimento de cargos comissionados nas diretorias de escolas públicas é inconstitucional. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2997, ajuizada na Corte pelo Partido Social Cristão (PSC) contra dispositivos da Constituição estadual do Rio de Janeiro e outras normas derivadas.
O dispositivo questionado (artigo 308, inciso XII, da Constituição Estadual Fluminense) define que as eleições para a direção de instituições de ensino públicas estaduais no Rio de Janeiro deveriam ser feitas de forma direta e com a participação da comunidade escolar. E as leis estaduais 2.518/96 e 3.067/98 regulamentam este artigo.
Para o PSC, o cargo de diretor de unidades escolares é um cargo em comissão, cujo provimento “pertence à esfera discricionária do chefe do Poder Executivo, em cuja estrutura organizacional aquele cargo se insere”. As normas ferem os princípios constitucionais da independência dos poderes e da gestão democrática do ensino, além de afrontar os artigos 37, XI (exigência de concurso para ingresso nos cargos públicos); 61, II, "c" (competência privativa do Presidente da República para propor leis sobre servidores públicos federais); e 84, II e XXV (competência exclusiva do Presidente da República para exercer a direção da administração federal e prover e extinguir os cargos públicos federais).
O relator do processo, ministro Cezar Peluso, lembrou que o tema já foi amplamente discutido e pacificado pela Corte. Assim, com base em diversos precedentes, o ministro votou pela procedência da ação, entendimento que foi seguido à unanimidade pelos demais ministros presentes à sessão.
MB/LF
Fala-se eleição, mas na verdade é uma consulta pública! O diretor continua sendo um DAS, mas uma pessoa indicada pela comunidade escolar não pela comunidade política.
ExcluirJÁ CONSEGUIMOS UMA PEQUENA VITÓRIA JUNTO AO EXECUTIVO; AGORA, NA PRÓXIMA REUNIÃO, VAMOS MARCAR A DATA DA OCUPAÇÃO DA CÂMARA, TAL QUE FIZEMOS NO RIO, E TIVEMOS APOIO MORAL DO DEPUTADO GAROTINHO!
ResponderExcluir"CABRUNCOS LIVRES"
Atitude digna se fosse eleição direta, essa proposta não passa de uma farsa!
ResponderExcluirO Sr. foi professor de natação no cascadura tênis clube?
ResponderExcluirNa verdade todo processo já estava pronto há pelo menos três anos. Só aguardava uma decisão da Prefeita, o que parece vai sair do papel!Parabéns, Prefeita! Essa luta é antiga e vai ser um tempo novo e melhor na educação!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluir..e a progressão da letras HORIZONTAIS? ESQUECERAM?
ResponderExcluir