quinta-feira, 22 de agosto de 2013

“A história de uma travessia"



Por Roberto Henriques.

Antes do advento do automóvel e da pavimentação asfáltica das RJ-196, RJ-224 e RJ-232, que ligam o município de São Francisco de Itabapoana à Campos dos Goytacazes e, consequentemente, a São João da Barra, o rio Paraíba generosamente serviu de via por onde deslizaram por suas águas “pranchas a vela” e barcos que faziam o percurso entre Gargaú – São João da Barra e Gargaú - Cais da Lapa em Campos dos Goytacazes.

A feira de Gargaú era o centro comercial onde se concentrava a produção do antigo “sertão de São João da Barra”, da atual região norte do município de Campos e da região sul do estado do Espírito Santo. Naquele momento, a população das duas margens do rio Paraíba do Sul já sonhava, tendo como referência a construção da “Ponte de Pau”, no século 19, sob a liderança do Barão da Lagoa Dourada, hoje Ponte João Barcelos Martins no centro da cidade de Campos, com uma ponte ligando as proximidades de Gargaú à proximidade da sede do município sanjoanense. Quanto mais aumentavam as opções de rodovias e o número de veículos automotivos, pulsava o sonho de todos pela construção da ponte. Este sonho e esta luta remontam cerca de mais de 100 anos de perspectivas.

Na década de 1970, no século passado, acendeu a esperança de todos com o início das obras da Ponte por indicação do deputado federal Alair Ferreira, no período do governo do General João Batista Figueiredo. Colocados tão somente os seus pilares no leito do rio Paraíba, a obra foi interrompida e lá ficaram por todos esses anos, os pilares, como monumento ao abandono. O sertão sanjoanense tornou-se município independente, aumentou-se a população da região, o fluxo de turistas e a economia avolumaram-se, mas o abandono da necessária ponte permanecia.

O mais grave neste roteiro de abandono foi a nossa região ter tido dois filhos na chefia do governo do estado (Garotinho e Rosinha) que não tiveram nenhuma medida concreta em prol da tão sonhada obra. Agora sim, após o início do processo licitatório, por determinação do governador Sérgio Cabral, estamos presenciando gestos concretos na direção da conquista de um sonho de muitas décadas da população de toda a região, de gerações do passado e da geração presente.

Quando ainda criança, por ter nascido e vivido até os 13 anos no antigo sertão sanjoanense, pude conhecer a fase final da antiga feira e, também, as “pranchas a vela” que desfilavam entre as duas margens do Paraíba transportando os produtos negociados na localidade de Gargaú até o Cais da Lapa. Não era mais o grande movimento da época da ligação hidroviária com o atlântico através do “canal Campos-Macaé”. No entanto, a minha geração conheceu o final da existência desta movimentação entre Gargaú, São João da Barra e Campos pelo Paraíba do Sul. Agora, exercendo o mandato de deputado estadual, pude participar das discussões do Projeto a ser executado pelo governo Sérgio Cabral e ajudar junto com os meus colegas do parlamento a aprovar o seu financiamento. Ao fazer parte do resgate histórico desta dívida do Poder Público com a nossa região Norte Fluminense, quero homenagear a todos os nossos antepassados : comerciantes, feirantes, produtores rurais, trabalhadores em geral, agentes públicos do Executivo e do parlamento e aos “prancheiros”, que cruzavam o paraíba fazendo a história desta travessia.

Por fim, homenageio o governador Sérgio Cabral, cuja iniciativa entra para a história como aquele que não se acomodou diante de tão grande desafio. Estamos nos momentos finais do processo de licitação da obra. Dentro de poucos dias estaremos testemunhando um sonho de décadas ser realizado. 

Parabéns à população! 
Parabéns ao governador Sérgio Cabral!

4 comentários:

  1. por um lado o avanço de um sonho, mas de acordo com fotos do trajeto em outros sites, vejo com clareza estão fazendo a ponte unicamente pro porto do açu, e com esse trajeto saindo na estrada do caetá mostra que o tal corredor logístico que antes passaria pela baixada da égua, agora vai passar por outra região, por um lado boom que beneficia sfi e sjb, mas por outro lado a baixada continua na mesma, pois o corredor alavancaria e muito o comercio e desenvolvimento da baixada

    ResponderExcluir
  2. Parabéns nobre deputado Roberto Henriques por mais uma grande vitória. Você é um deputado de grandes lutas e merece grandes vitórias em prol da população da nossa Região. Prezado Deputado aproveitando a oportunidade solicito que cobre novamente da "VIVO" a instalação das "ANTENAS de CELULARES" para a Região "NORTE" do nosso Município. Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Esse Deputado merece todo os nossos aplausos é um guerreiro lutador em prol do povo mais sofrido de toda região ..Parabéns Deputado Roberto Henriques..Tainar

    ResponderExcluir
  4. Isto a família dos inhos não comenta. Pois os dois foram governadores do Estado do Rio e muito pouco fizeram por nossa Cidade, quanto mais pelas Cidades vizinhas. Criticar só não vale nada. Ainda bem que o Dep. Roberto Henriques tem atacado várias frentes, beneficiando a todos nós!

    ResponderExcluir

oi