Os calouros da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) foram recebidos pelos veteranos com festa nesta segunda-feira. Teve batucada, palavras de ordem, juramento de “devoção aos veteranos” e até aula-trote, mas nenhuma brincadeira que pudesse resultar em violência ou constrangimento, como vem acontecendo em instituições de ensino superior de todo o país, principalmente de Medicina. É o segundo ano que a FMC promove a campanha do trote solidário, com ações de cidadania e atividades culturais. A programação vai até sexta-feira.
A recepção começou de manhã, com as boas vindas da direção, coordenações e representações dos alunos e funcionários administrativos, em cerimônia que lotou o anfiteatro da FMC de calouros de Medicina e familiares. Quando os pais foram conhecer as instalações da faculdade, os veteranos assumiram o comando da festa. Houve distribuição de camisetas para as equipes que vão participar da gincana. Os alunos ainda foram convocados para uma aula de Anatomia, uma brincadeira dos veteranos com direito até a teste surpresa.
Á tarde é a vez dos calouros de Farmácia. Na terça começa a gincana, com arrecadação de donativos que serão doados a instituições de assistência do município. O trote, que este ano tem como tema “Veterano que é veterano dá bom exemplo — não ao trote vexatório, sim ao trote solidário”, terá ainda doação de sangue, exibição de filmes, esquetes e espetáculo de humor, além das brincadeiras programadas para a gincana, que vai acontecer no SESI, em Guarus.
O trote humilhante foi abolido da FMC a partir de um decreto assinado pelo diretor da instituição, Nélio Artiles, em novembro de 2008, proibindo as brincadeiras que resultassem em humilhações psicológicas, danos físicos ou materiais aos calouros. Em 2009, a recepção aos calouros já foi desenvolvida dentro da programação elaborada pela faculdade com a participação dos veteranos.
Fundação Benedito Pereira Nunes
Assessoria de Comunicação
Júlia Maria de Assis
Assessoria de Comunicação
Júlia Maria de Assis
Só tenho uma Palavra a Dizer: Louvado seja o Nosso Senhor Jesus cristo.
ResponderExcluirFiquei arrepida ao ler. Estou emocionada.
É isso aí. Campos, você merece isso...
.
.
.
.
.
.
.snif ;) ;) ;) ;)
Olha a palavrinha:
subco
Com isso, subo! Avante Campos!
Sobe em humildade, terra querida e "contamina" todo o Brasil de alegria e prosperidade, beleza.
Terás dupla honra!
A Palavra de Deus não volta atrás.
ESSE,SIM, É O RETRATO DE CIDADANIA
ResponderExcluirParabéns, Direção da Faculdade de Medicina de Campos pela nova modalidade de trote entre os calouros mesmo assim, fique de olho porque , na tarde desta segunda-feira chuvosa, na Rua Conselheiro José Fernandes, ao lado dos Bancos: Brasil e Real, dois garotos, não muito pintados( um com nariz de palhaço, o outro com a cabeça meio raspada recolhiam dinheiro nos carros e se identificavam como calouros da Medicina. O ideal é que vocês tivessem um telefone disponível para que a comunidade detectando o problema possa chamá-los até o local. Muitos espertos aproveitam dessa época, dizendo -se alunos da FMC,UENF e assim por diante.
ResponderExcluirCaro anônimo das 18h53,
ResponderExcluirDevem ter sido mesmo calouros de Medicina pedindo dinheiro. Da programação da FMC consta o pedido de mantimentos, que é tarefa da gincana, e os alunos vão aos supermercados, na maioria das vezes. Acontece que há festas a semana inteira que os alunos promovem, por conta deles. E alguns calouros preferem a tradição de pedir dinheiro nos sinais. Outros pagam o ingresso e outros simplesmente decidem não ir às festas.
O importante, e o que a instituição cuida para que aconteça, dentro e fora da escola, é que a vontade do calouro seja respeitada.
Obrigada por nos informar e pelos parabéns à iniciativa da FMC.
Júlia Maria de Assis
Assessora de Comunicação da Fundação Benedito Pereira Nunes