Uma reunião nesta quarta-feira, 09, na sede da secretaria municipal de Saúde de São João da Barra, consolidou a implantação do Programa Municipal de Saúde e Segurança do Pescador. Participaram, além da titular da pasta, Denise Esteves, representantes da secretaria municipal de Pesca, da secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP) e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (fiperj).
A data prevista para o lançamento do Programa, que tem por objetivo proporcionar mais qualidade de vida ao pescador, é 24 de maio, na sede da Colônia de Pesca Z-2, em Atafona. Na oportunidade haverá, também, o Seminário Estadual de Saúde e Segurança do Pescador.
De acordo com a secretária Denise Esteves, o programa viabilizará o atendimento médico e odontológico na Colônia de Pesca Z-2, além de realização de palestras e debates sobre fatores de risco como radiação solar, frio, calor, excesso de umidade, lesões de pele, problemas músculo-esqueléticos, alergias, entre outros que esses trabalhadores estão sujeitos.
- Nossa intenção é proporcionar atenção integral à saúde do pescador estimulando esses profissionais a refletirem sobre suas condições de trabalho que, segundo a Organização Mundial do Trabalho, está entre as atividades de maior risco à vida ao lado da agricultura, mineração e construção civil - disse Denise.
Durante o seminário, que contará com a presença da classe pesqueira, serão discutidos os possíveis problemas de saúde relacionados à atividade, medidas de segurança que, sendo tomadas, previnem a grande maioria dos acidentes no trabalho, informações das últimas atualizações referentes à legislação trabalhista específica da área, além de distribuição de kit de saúde e segurança contendo filtro solar, óculos de proteção, capa de chuva, protetor auricular, mochila, camisa e boné.
Representou a secretaria municipal de Pesca na reunião o subsecretário Eleilton Meireles. Também estiveram presentes o coordenador do Programa Estadual de Saúde e Segurança do Pescador, Willian dos Santos, a representante da FIPERJ, Jane de Andrade, o coordenador de relações institucionais da SEDRAP, Henrique Guitton, e o chefe do escritório regional da FIPERJ, Luiz Bernabe.
Assecom da Prefeitura de SJB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
oi