Dois agricultores de São João da Barra, integrantes do programa de Agricultura Familiar, assinaram contrato para fornecimento de alimentos para o cardápio da rede pública municipal. José de Almeida vai fornecer batata doce, enquanto o agricultor Elias Pereira de Almeida, entregará abacaxi e abóbora. Com isso, além de incentivar a atividade agrícola no Município, em parceria com a secretaria de Agricultura, a secretaria de Educação garante mais qualidade na merenda, tendo conhecimento da procedência dos produtos, cultivados da forma correta.
Contando com apoio da Emater-Rio, o que permitiu serem convocados pela chamada pública, os dois agricultores do 5º Distrito abrem o caminho para que outros possam fornecer seus produtos diretamente para a rede pública municipal, já que 30% dos recursos reservados à merenda são destinados à aquisição direta de produtos da Agricultura Familiar, atendendo ao que dispõe a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A secretária de Educação Leide Cristina Soares destacou o programa como um incentivo a mais à produção agrícola, a aquisição direta pelo programa da Agricultura Familiar. Ela acredita que além da melhora na qualidade do cardápio, a iniciativa possa atrair outros produtores. Segundo a assistente social Mariá Otal, agente de desenvolvimento da Emater, a intenção é que os agricultores consigam vender mais produtos para o Município, após uma adequação do cardápio de merenda escolar: “eles produzem muitas outras coisas. A nossa intenção é levar os nutricionistas para visitarem as estufas e conhecerem tudo o que é produzido aqui”, explicou.
O agricultor Elias Pereira de Almeida concentra sua produção na localidade de Mato Escuro, no 5º distrito de São João da Barra. Além do abacaxi e da abobara que irá fornecer ao Município, ele produz cebola, maxixe, pimentão e quiabo. A venda para a Prefeitura proporcionará uma renda melhor para sua família: “vendendo assim fica melhor, não tem a necessidade de um atravessador. A venda é feita de forma direta, do produtor para o consumidor”, afirmou.
Assecom da Prefeitura de SJB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
oi