sexta-feira, 1 de novembro de 2013

2ª Etapa de vacinação contra aftosa tem início nesta sexta (1º) em Quissamã


Vacinação segue até o dia 30 sendo obrigatória para todos os criadores de bovinos.

Quissamã inicia nesta sexta-feira (1º) a segunda etapa da vacinação do rebanho bovino de pequenos e médios produtores contra a febre aftosa. A Prefeitura de Quissamã disponibiliza as doses das vacinas por meio da secretaria de Agricultura e Pesca.

Para se beneficiarem da doação, os criadores devem possuir até 100 animais registrados no Núcleo de Defesa Agropecuária do município. Já os demais proprietários de bovinos que também tem que cumprir a obrigatoriedade de vacinar seus animais, precisam adquirir as doses e cumprir o prazo da vacinação que segue até 30 de novembro. Eles devem, ainda, se dirigir ao Núcleo, munidos de nota fiscal da compra do produto e comprovar o rebanho existente e o vacinado, pois os dados são lançados no Sistema Estadual de Defesa Agropecuária.

O secretário de Agricultura e Pesca Jorge da Penha explicou que em virtude de o Estado do Rio estar a 15 anos sem registro de aftosa, o sistema de vacinação mudou e nessa segunda etapa, a vacinação vai imunizar os animais de zero a 24 meses de vida.

“Mas vale lembrar que pelo fato de não ter que vacinar todo o rebanho, o criador não pode deixar de comparecer ao Núcleo de Defesa Agropecuária, no Parque de Exposições, para realizar a declaração de todo seu rebanho, mesmo que não possua animal com idade inferior a 24 meses, pois isso é obrigatório”, enfatizou Jorge da Penha.

O criador que não cumprir com a obrigatoriedade da vacinação e não apresentar a comprovação da mesma no Núcleo estará sujeito a pagar multa que custa R$ 4,80 por animal existente no período. O valor é previsto em lei.

Na primeira etapa da vacinação contra a aftosa, em maio deste ano, Quissamã obteve êxito com total de 95% de seu rebanho vacinado. Nessa ocasião os animais foram vacinados a partir de um dia de vida. O município possuía até então, 41.155 bovinos dos quais 39.110 receberam imunização. Dos 543 criadores cadastrados, 490 realizaram o procedimento.

Para manter o excelente índice, a secretaria de Agricultura e Pesca de Quissamã, além do acompanhamento intensivo e o diálogo constante com os criadores, durante toda a campanha estará dando suporte aos proprietários de animais, cedendo vacinadores. Para solicitar o serviço, basta agendar na sede da secretaria que funciona no Parque de exposições do município.

Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

oi