O deputado estadual Roberto Henriques recebeu relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), da secretaria de Portos, sobre a primeira etapa dos estudos para o projeto que pretende conter o processo do avanço do mar em Atafona, na foz do Rio Paraíba do Sul. O diretor do INPH, Domenico Accetta, fez a primeira visita técnica ao local em junho, levado pelo deputado, que pretende desenvolver o estudo, a fim de que possam ser feitas obras que cessem a erosão, se houver viabilidade técnica, a exemplo de outras cidades litorâneas no Brasil, como Marataízes e o Pontal de Conceição da Barra, ambas no Espírito Santo, cujos resultados foram 100% satisfatórios.
O relatório explica sobre a viabilidade do estudo técnico para compreender o processo e a conclusão é que a região do estudo é dinâmica e o projeto será complexo devido aos diferentes locais de erosão e assoreamento na foz.
Segundo a conclusão do relatório, feita após a primeira visita técnica, “um ponto importante do estudo será a análise da variação da vazão nas últimas décadas, para qualificar a influência do desvio das águas a montante, na vazão que chega à foz do Rio Paraíba do Sul”. O relatório também cita que para se alcançar o projeto de proteção ideal para o local serão feitos levantamentos batimétricos, perfis de praia, análise e dados de ondas e ventos e estudos de modelagem matemática.
O projeto, segundo o deputado, vai também fazer um levantamento histórico, para avaliar o processo de erosão a partir do desvio feito em Guandu décadas atrás, além de outras intervenções feitas pelo homem, somadas ao processo da natureza. “É um estudo de grande abrangência, mas com certeza pode levar a uma solução para conter o avanço do Atlântico em Atafona, que ocorre de forma mais acelerada dentre todos os pontos do litoral do país”, disse Roberto Henriques.
O deputado já entrou em contato com a Prefeitura de São João da Barra para desenvolver parceria no estudo, informando que o município não precisará ceder recursos para o projeto, apenas apoio logístico. Segundo Roberto Henriques, Domenico Accetta estará enviando nas próximas horas um ofício à Prefeitura solicitando a cessão de um barco e hospedagem e alimentação para a equipe técnica, que deverá ficar no município de 10 a 15 dias. O estudo começará assim que a parceria for concretizada.
23/07/2013
Assessoria de comunicação do deputado estadual Roberto Henriques
Júlia Maria de Assis
(22) 9891-4124
Sem dúvida nenhuma, é um projeto audacioso, tinha que vir de alguem antenado e com percepção de anseio da população que frequenta àquele balneário!
ResponderExcluirParabéns, deputado Roberto Henriques pela atenção dispensada a toda região, e em especial a minha querida São João da Barra!Lúcia Helena
Se isso der certo o Roberto Henriques nunca mais perde eleição em Campos e região; quem de nós não olha aquela agressão da natureza com pesar? Vou torcer pra esse sonho se realizar!
ResponderExcluirEm Marataizes eu ví uma espécie de pier, um avanço mar adentro, diz os moradores que aquela carreira de pedras faz parte da obra, e foi transformada em um espaço turistico e local para a prática da pesca. Se tiver um espaço assim aqui em Atafona, é lá que eu vou pescar!
ResponderExcluirNo final dos anos 70 eu passava o verão numa casa ali nas imediações da caixa d'agua, e trago boas lembranças da minha adolescência e d'aquele lugar.
ResponderExcluirSempre fiquei em dúvida, se achava mais bonito o antes ou as ruínas, até por ser uma obra da natureza! Mas hoje, com a possibilidade de recuperar a faixa de areia e ainda evitar o avanço das aguas e conter a agressão da natureza, me faz sentir um certo saudosismo! Dou maió rapoio ao deputado...
ResponderExcluirEsse deputado não cansa? Ora na agriultura, ora nas micros e pequenas empreza, e agora ta preocupado com o Pontal de Atafona!
ResponderExcluirOlha o coração deputado, ta trabalhando muito...
O Roberto Henriques tem nos surpreendido com sua obstinação e senso produtivo...
ResponderExcluirParabéns Roberto, esse é o caminho!
De uma coisa temos certeza, só não vai a frente se o município de São João da Barra não der respaldo. Pois em tudo que o Deputado Roberto Henriques tem entrado, tem dado respaldo positivo.
ResponderExcluirJá me imagino em uma caminhada na beira da praia, estive em Marataízes com os meus filhos e fiquei maravilhada com a transformação,ficou espetacular.
ResponderExcluirTomara que dê certo em Atafona tambem, tomara!
O deputado Roberto Henriques é um sujeito trabalhador que nos surpreende constantemente com iniciativas de grande interesse da população. Não mede esforços, sempre preocupado com o bem comum. Josué.
ResponderExcluirRoberto Henriques não gasta o tempo dele criticando os outros. Ele mesmo vai là e tenta resolver. Deixe o homem trabalhar! Quem tem inveja dele, segue o exemplo dele!
ResponderExcluir