A Associação de Imprensa Campista repudia com veemência a demissão do jornalista Luiz Gonzaga Neto, que até a última terça-feira (16/04/13) respondia pela edição e apresentação da edição noturna jornal local da Inter TV e trabalhava há quatro anos na empresa.
Há consistentes evidências de que a demissão foi motivada pela veiculação de matéria que mostrou o fato de a Prefeitura de Campos dos Goytacazes adquirir de uma empresa privada, por meio de licitação, materiais didáticos que são oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Antes mesmo de a matéria ter ido para o ar, na noite da segunda-feira (15/04/13), houve reunião entre representantes da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos e a direção da Inter TV, onde a pauta foi discutida, sem a presença do jornalista.
No dia seguinte à exibição, na terça-feira (16/04/13), outra reunião entre a direção da TV e a Secom de Campos foi realizada, também sem a presença do jornalista. Na edição da noite da própria terça-feira, uma longa nota de resposta feita pela Secom foi lida pelo apresentador, que, em seguida, fez o comentário editorial de que, em resumo, o material escolar era fornecido pelo MEC, mas a Prefeitura de Campos havia escolhido fornecer outro de melhor qualidade aos alunos da rede pública.
Na quarta-feira (17/04/13), o jornalista foi demitido, sem nenhuma justificativa formal por parte da empresa.
A Associação de Imprensa Campista vai enviar ofícios para a direção da Inter TV e para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes para cobrar explicações sobre a demissão.
Na tarde de hoje, os VTs com a matéria e a nota de resposta da Prefeitura de Campos não estavam mais disponíveis no Portal G1.
A AIC entende que veículos de comunicação que prezam pela prática de um jornalismo de qualidade não podem se dobrar diante de pressões de fontes que são alvos de denúncias, muito especialmente quando estas fontes são do poder público. O papel de cobrar, e até mesmo a liberdade de opinar, são garantias constitucionais inegociáveis.
A entidade manifesta ainda toda a sua solidariedade ao jornalista Luiz de Gonzaga Neto e se coloca à disposição da categoria e da sociedade para prosseguir no debate e no acompanhamento deste caso.
Campos dos Goytacazes, 18 de Abril de 2013
Diretoria da AIC
Quero manifestar a minha revolta ao tomar conhecimento da demissão do JORNALISTA Luiz Gonzaga Neto. Sou seu admirador por não se curvar ao poderia financeiro e político de nossa Cidade. Mais cego a conclusão que aqui para se sobreviver, necessitamos ser COVARDES E CONIVENTES com tudo de errado que acontece em Campos. Se assim não for, os POLITICUUUZINHOS mandam nos demitir. Fica minha campanha para INTER TV, ‘DESLIGAR DELA NÃO FAZ MAL A VOCÊ’. VERRRRRRRRRRRRRGONHA!
ResponderExcluirTambém quero manifestar toda minha indignação pela demissão do jornalista Luiz Gonzaga. É uma vergonha que isso tenha acontecido aqui tão próximo de nós, até onde vai todo esse abuso de poder do governo?
ResponderExcluirTemos que parar de dar audiencia a uma Tv como essa não assisto mais a um canal que não tem comprometimento com a verdade e a transparencia, com seriedade sem se deixar manipular pelo poder estupido que existe nessa cidade do Interior, inde possuem xerifes que ditam as regras! FORA INTER TV da minha vida!
ResponderExcluirDificilmente dou audiência a essa TV , desligava quando tinha um jornalista que hoje tá na coleira do governo ,já não dava credibilidade ! Agora demitir um jornalista por liberdade de expressão,por fazer matéria que não agradou a chefia?
ResponderExcluirABAIXO A DITADURA!
Gente, vamos combinar! Ele é um péssimo apresentador se ele fosse bom uma simples matéria não seriacapaz de tirá-lo do cargo.
ResponderExcluirEle queria criar um jeito de apresentar que era insuportável.
Quem fez ele perder o emprego foi ele mesmo.
não sei quem é mais tendenciosa, a outra emissora tem até vereador da situação que é apresentador!
ResponderExcluirCampos não tem jeito, infelizmente!!!!
Tanta continência teria batido, para o grupo rosa, que quando resolveu sei lá por qualquer motivo, denunciar algum problema, envolvendo o governo rosa, se deu mal.
ResponderExcluirEstá pagando o preço da submissão. Nossa imprensa infelizmente estaria praticamente pagando o preço, de não ser independente. Donos desses veículos de comunicação, ditam o que querem e o que deve ser feito e divulgado e os jornalistas, repórteres e outros, estariam aceitando tais determinações e quando em algum momento talvez por um descuido, expõe matérias que não satisfaz, governos, empresários, que engordam com dinheiro, tais conglomerados, aí tais repórteres, locutores, jornalistas, ligados a tal empresa de comunicação, se veem numa grande saia justa.
Sejam vcs mesmos, não aceitem imposições de patrões, a notícia tem que passada do jeito que ela é, e não deturbada, ou ainda, não divulgada por determinação e interesse de patrões, em conluio com governantes e empresários.
Oi Claudio, num passado não muito remoto os perseguidores de hoje se diziam perseguidos pelo então Prefeito, pelos donos de rádios local e pelos ricos de Campos e mudavam de rádio para rádio como quem muda de roupa, sempre com o mesmo discurso dos coitadinhos. Hoje depois de enricarem fazem com as pessoas que contrariam suas ideias, muito de muito pior. O tempo passou e a consciência dessa gente está amortecida. Que coisa feia!!!!!!!!!
ResponderExcluirInter Tv e afiliada a Rede Globo, então não entendi como essa pode defender essa familia mirim, pois sabemos que Globo e Garotinhos nada tem em comum.
ResponderExcluirSerá que o Antônio Coelho do RJ primeira edição tbm foi demitido???
ResponderExcluirEle também é reconhecido por falar o que pensa e está sumido da telinha.
Tem que levantar essa informacao...
Será que o Antônio Coelho do RJ primeira edição tbm foi demitido???
ResponderExcluirEle também é reconhecido por falar o que pensa e está sumido da telinha.
Tem que levantar essa informacao...