O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou nesta quinta-feira (27) o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Rosinha Garotinho, por abuso do poder econômico. Segundo o TRE, ela foi beneficiada pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como Rosinha Garotinho obteve mais de 50% dos votos, o tribunal convocou novas eleições para o município. O uso indevido dos meios de comunicação social também levou a Corte a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário.
Por meio de sua assessoria, o casal Garotinho informou que está avaliando a decisão do TRE-RJ, juntamente com os advogados, para definir que tipo de recurso será utilizado para reverter a situação. Até o fim do dia, a decisão do casal será publicada no blog do Garotinho.
Todos podem recorrer da setença
Tanto Rosinha quanto Garotinho ainda podem recorrer ao TSE, com efeito suspensivo. O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de desempate.
“Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador.
Os votos vencidos foram do relator do processo, juiz Célio Salim e dos juízes Leonardo Antonelli e Luiz de Mello Serra. Os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio acompanharam o voto divergente do revisor, juiz Luiz Márcio Pereira.
De acordo com o TRE, houve ainda um impasse quanto ao início da contagem do prazo de inelegibilidade. O juiz Luiz Márcio Pereira defendeu a tese de que o prazo deveria contar a partir da decisão, no que foi acompanhado pelo desembargador Nametala Jorge. Mas os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio entenderam que deve prevalecer a Súmula 19 do TSE, com a contagem a partir das eleições em que os fatos ocorreram, ou seja, em 2008, o que. Para resolver o impasse, o juiz Luiz Márcio Pereira adotou o prazo da Súmula.
BELEZA!
ResponderExcluirPela MORALIDADE PUBLICA!
Por uma Campos LIMPA!
VAMOS TIRAR A LIMPO 20 ANOS DE NEGRITUDE POLÍTICA!
AGORA É A HORA!
Publica Cláudioo!
to chocada!
ResponderExcluiré isso meeeeesmo???
Maldição dos royalties atacando novamente. Se fosse em uma cidade pobre queria ver esta sede pelo poder! Vê se em Cardoso Moreira tem isso.
ResponderExcluirNão tomei o menor susto. Amanhã, a Justiça entende de outro jeito e volta tudo à normalidade. Não comemore não...
ResponderExcluirComo se outros possíveis candidatos fossem honestos. Faz-me rir.
ResponderExcluirEleições novamente? Palhaçadaaaaaaa!!!!!
ANOTE AÍ MEU CARO BLOGUEIRO...
ResponderExcluirNuma cidade bem longe daqui, uma prefeita que tem nome de flor e foi arrancada do terreno à força vai entrar com embargos de declaração (com pedido de efeitos infringentes), que é um tipo de recurso para mudar a decisão do pleno do TRE desse município longínquo. Esse recurso vai ser indeferido, ela vai ser cassada e o vice também. Novas eleições serão marcadas para o dia 22/08/2010.
No meio desse período, a máquina da Prefeitura vai estar nas mão de um parente desta florzinha. Sò que um passarinho me antecipou que uma operação policial de repercussão nacional (que já era pra ter acontecido) vai prender preventivamente uma pessoa importante (e muitas outras da society), caindo o finalzinho de governo nas mãos de um jovem edil que nunca esperava que isso acontecesse.
ANOTA AÍ E NÃO ESQUECE!
anônimo 17:56 é no mínimo muito ignorante. "negritude" refere-se a raça.
ResponderExcluirEssa justiça do Brasil me dá nojo. Com licença, acho que vou vomitar.
ResponderExcluirOLha professor CLaudio,se Garotinho não é escolhidio de Deus para este tempo, ele não vai ser o que pretende. Mas se ele é... seria bom que as pessoas não mexessem no que Deus quer fazer. E Deus sempre quer o bem para todos. Deus é justo.
ResponderExcluirMas como a maioria de sanaqueribe é tudo ateu, nem sabe porque a vida dá para trás...
Uma coisa é a pessoa ser contra alguém outra diferente é essa maldade cheia de veneno.
OLha a Palavrinha: Kinged
Jesus é Rei...
Sexta Feira disse: Campos deveria ser governada por uma junta composta de Chuck/Penélope Charmosa, Sargento Garcia/Mulher Marvilha e Fantasma/Diana. Seria a melhor cidade do Brasil!!!
ResponderExcluir