Começa nesta quarta-feira (28), às 18h30, a Mostra “Cinemarginal”, que vai exibir longas e curtas-metragens no Porão do Palácio da Cultura, dentro do projeto “Cine Porão”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Na programação, serão exibidos os filmes “Os Monstros de Babaloo”, “Sem Essa, Aranha” e “Meteorango Kid”, entre outras produções do final da década de 1960 ao início da década de 1970. Os filmes que estarão em cartaz, proibidos pela censura durante a ditadura militar no Brasil, foram liberados depois de um longo tempo no ostracismo e lançados em dvd no ano passado.
-Quando assumimos a fundação, encontramos um porão fétido e imundo. No final do ano passado reinauguramos o porão com o evento “Expresso do Oriente”, que foi um sucesso. Depois realizamos a “Vanguarda 2009” no dia da cultura. Agora começaremos a utilizar efetivamente o porão com o projeto “Cine Porão”, que será aberto com a mostra “Cinemarginal”, exibindo filmes que foram censurados na época da ditadura. Será uma oportunidade de debater o período conturbado dos anos 60 e 70 no Brasil, falou o presidente da Fundação “Oswaldo Lima”, Avelino Ferreira.
A Mostra Cinemarginal acontecerá pela primeira vez em Campos e trará à cidade filmes raros. Mostras desse quilate só aconteceram em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina, no Piauí. O evento será abrilhantado pelas participações do diretor de teatro Winston Churchill Rangel, o poeta Dedé Muylaert e o realizador em áudio-visual Alexandro F., que falarão sobre temas relacionados aos filmes exibidos. A mostra terminará na sexta-feira (30).
Wesley Machado
Pela foto, podemos constatar a falta de lipo e silicone da época... hehehe
ResponderExcluir