quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A MINHA CANDIDATURA.


No dia quatro de Fevereiro do corrente ano assumi a minha candidatura à presidência da OAB de Campos. Naquele momento, não sabia que o número de adesões à campanha iria crescer tanto.
Hoje, já possuimos 37 conselheiros, realizamos mais de 500 visitas para apresentação dos projetos de campanha e possuimos aproximadamente 417 advogados prestando apoio direto ao nosso projeto de resgate às prerrogativas.
Diante de tantas glórias, resolvi divulgar novamente a minha nota assumindo a candidatura . O interesse é que a mesma seja lida por aqueles que hoje se encontram conosco e também para os que em breve, com a graça de Deus, estarão ingressando nesse harmonioso grupo de trabalho.
Segue na íntegra o texto de abertura de nossa campanha 'ORDEM PARA TODOS'.
SOU CANDIDATO.
A persistência depende de uma perspectiva mais ampla. Sempre acreditei que a maioria das coisas que desejamos não aparecem do dia para a noite. Acredito que as pessoas persistentes fortalecem-se com a crença de que o que elas querem pode ser feito.
Faço esta introdução para reconhecer publicamente o meu maior desejo profissional: ser Presidente da OAB; presidir a minha classe que tanto amo e respeito.
A minha decisão de concorrer ao próximo pleito da Ordem não surgiu de um mero deleite. Encontra raízes fortes na minha adoração pela profissão, na militância diária, no magistério que exerço com carinho e também na minha família.
A profissão de advogado espelhada no grande Evaristo de Moraes; na militância traduzida na labuta forense, no magistério representado pela minha responsabilidade em transferir conhecimentos aos futuros operadores do Direito e, com certeza, na minha família: 'trincheira' de resistência nos momentos de desânimo.
Desejo ser Presidente da OAB de Campos, pois acredito que não deve haver mudança e sim, uma alavanca delas. Tenho certeza de que a verdadeira mudança começa de dentro para fora, ou seja, temos que amar o que fazemos.
Um Presidente não deve silenciar-se no vazio de seu gabinete.Vejo que a minha classe passa por momentos muito difíceis. Vários profissionais fora do mercado de trabalho, prerrogativas sendo desrespeitadas diariamente, alguns magistrados dotados de soberba, custas judiciais exorbitantes, dentre outras dificuldades que tornaram a profissão de advogado difícil de ser seguida pelos jovens e mantida pelos mais experientes.
Um ponto que deve ser abordado é a minha renúncia ao cargo que ocupei na atual gestão da OAB de Campos.
Foram quase dois anos de dedicação ao grupo, à Comissão da OAB Jovem, ao atual Presidente, aos sonhos e às promessas que fizemos juntos de construirmos algo diferente.Poderia estar até hoje fazendo parte do atual grupo, mas entendi que os ideais que nos conduziram à vitória perderam o foco central: o advogado.
Concordo que muitos avanços devem ser feitos no campo acadêmico. Entretanto, o advogado não vive somente de congressos e seminários. Os advogados 'respiram' Forum, vivem da labuta diária, das audiências, de mandados e de clientes.
O advogado precisa voltar a 'encher o peito' e a orgulhar-se de ser integrante da uma nobre e imprescindível classe. Para isso, ele precisa ser respeitado no exercício profissional. Necessita de um Presidente que se faça presente no gabinete do juiz ou nas serventias quando um advogado for desrespeitado.
Quero deixar claro aos meus pares que não serei um candidato revanchista. Tenho profundo respeito pelos atuais integrantes da OAB, mas não ficarei em silêncio quando a Ordem que eu tanto amo não se postar ao lado de um advogado quando ele precisar de sua entidade.Serei incansável na próxima eleição.
Disputarei os votos dos senhores com muito afinco; feliz pelos votos conquistados no decorrer da caminhada e respeitoso por aqueles que serão direcionados ao(s) meu(s) concorrente(s).
A bandeira de meu grupo serão as prerrogativas profissionais, tão maltratadas nos dias de hoje. Ofereço aos nobres advogados uma chapa independente formada por advogados que desejam dividir comigo esse grande ideal.
Advogados que nunca se abstiveram de atender um cliente e que nunca se esqueceram da importância que representam no cenário social e jurídico de nossa nação.
Sou candidato porque desejo aos meus amigos de profissão exatamente o que almejo para mim: uma militância digna, ética, célere e com as prerrogativas respeitadas em conformidade com a lei.
Pensando assim que lutarei pelo seu voto.
Que Deus nos abençõe.
Cláudio Andrade.
ORDEM PARA TODOS

5 comentários:

  1. Fillipe Godoy Azeredo3 de setembro de 2009 às 14:10

    Muito bem dito Cláudio, tem o meu apoio. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. é por isso que mta gente tem inveja de vc..
    ouve-se mto de vc nos arredores da Barão da Lagoa dourada..numa casinha de 03 letras..
    onde será??
    onde???

    ResponderExcluir
  3. Tatiana Muniz Manhães3 de setembro de 2009 às 18:09

    Estamos juntos até o final e final de vitória!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Doutor! Candídatíssimo e sem qualquer tipo de barganha! Estamos com o senhor!Cada dias mais certos do seu sucesso!Vamos trabalhar mais que dá! Valeu a última reunião!Estampada na face de cada um dos participantes a esperança de que a ordem será realmente para todos!

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo Doutor! Candídatíssimo e sem qualquer tipo de barganha! Estamos com o senhor!Cada dia mais certos do seu, do nosso sucesso!Vamos trabalhar mais que dá! Valeu a última reunião!Estampada na face de cada um dos participantes a esperança de que a ordem será realmente para todos!

    ResponderExcluir

oi