— Apesar de não termos nenhum caso confirmado, procuramos seguir a recomendação do governo estadual no que diz respeito á data da volta às aulas. Procuramos também capacitar professores e diretores para que possam orientar alunos e comunidade sobre como se prevenir contra o vírus da gripe suína, que se tornou uma ameaça em diversas regiões do Brasil — explicou a secretária municipal de Educação, Graça Maria Vicente, informando que o calendário escolar já está sendo reformulado e na próxima semana a equipe de supervisão estará divulgando nas escolas.
Segundo a chefe do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Florita Fernandes Moço, os alunos da Educação Infantil, Creche, 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental, retornarão às aulas dia 24 de agosto. “Esses alunos, por serem menores, estão mais propensos de contrair a gripe. Por esse motivo adiamos o retorno deles por mais uma semana”, informou, acrescentando que as gestantes só poderão retornar dia 1º de setembro.
As escolas que continuarão sem aulas até o dia 24 são: Centro Municipal de Educação Especial, Centro Municipal Marcos Medeiros, Centro Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí, e Pré-Escolar José Marcelo Xavier de Almeida, em Sabonete.
As instituições escolares enviarão um ofício aos pais lembrando sobre a importância dos alunos levarem de casa o próprio copo, colher e toalha de rosto. Essa medida vai evitar a transmissão da gripe, que pode ser contraída também através do contato direto por meio de tosse, espirro e saliva, pelo contato íntimo, através do beijo ou até mesmo dividindo alimentos com pessoas infectadas.
Na volta às aulas, alunos e funcionários que estiverem gripados estarão sendo instruídos para não permanecer nas escolas, sendo encaminhados à secretaria de Saúde. “Como medida de segurança vamos evitar que as pessoas que estão com algum resfriado permaneçam nas salas de aula”, finalizou Florita, ressaltando que os professores estão com todas as informações e orientações necessárias para mostrar à população como se proceder em relação à gripe suína.
Comento no blog:
Acho a medida temerária. Melhor seria aguardar um pouco mais, pelo menos até 10 de Setembro, pois estudar em Dezembro é melhor do que contrair um vírus e correr o risco de perder todos os verões. Esse recado vai para os professores dotados de apressamento em nossa região.
Cláudio Andrade
A Estácio fará sua colação de grau no domingo, dia 16/08 na FRC, uma aglomeração de pessoas, que deveria ser adiada, por conta da gripe; atitude no mínimo questionável...
ResponderExcluir