O secretário estadual de Fazenda do Rio, Joaquim Levy, fez ontem um alerta: se as regras do repasse dos royalties de petróleo mudarem, reduzindo a verba destinada ao estado, o governo não terá condições de pagar aos aposentados e pensionistas. A declaração foi feita durante apresentação do Boletim de Transparência Fiscal do terceiro trimestre.
“Não tem brincadeira sobre o assunto. O dinheiro do petróleo é sagrado para o Rio. Não tem petróleo, não tem salário. Se tirar os royalties, o funcionário público dança”, disse o secretário, conhecido por ser sempre comedido com as palavras. “O impacto nos servidores será desastroso. Além do mais, retirar o repasse também significa atacar os aposentados”, completou.
Levy explicou que o Rio Previdência usa 100% dos royalties. Segundo ele, a crise financeira não atingiu os servidores aposentados porque a autarquia tinha um fundo de reserva. “A poupança do Rio Previdência segurou”, advertiu.
Aos servidores ativos, o secretário avisou que, com menor liberdade de caixa em caso de corte nos royalties, “nem sonhando” será possível conceder reajuste salarial.
Comento no blog:
Desculpem a minha ignorância, mas sempre achei que a pensão de um servidor aposentado era paga com as contribuições dos que se encontram na ativa. Será que eu estou errado?
Cláudio Andrade.
Comento no blog:
Desculpem a minha ignorância, mas sempre achei que a pensão de um servidor aposentado era paga com as contribuições dos que se encontram na ativa. Será que eu estou errado?
Cláudio Andrade.
Putz grila! Com ignorância ou não você está certo.
ResponderExcluirMas que mentira cabeluda!
Cadê o dinheiro dos impostos?
E das receitas que o governo recebe via exportação de produtos? Para onde foi?
Para pagar a passagem e estadia da governador(a) por suas andanças pelo mundo?
Cadê os deputados estaduais que não tomaram uma posição e pediram uma CPI para apurar os fatos?
Dr. como jornalista que sou, lembro perfeitamente que na gestão passada, o Estado do Rio estava recebendo rios de dinheiro só com impostos, e principalmente das exportações de produtos.
Agora, chegarem ao ponto de dizer essas sandices, só posso dizer que infelizmente o Estado do Rio está sendo saqueado pelo governador de araque.
PT Saudações.