Foi realizada na manhã desta segunda-feira (30/03) uma reunião na sede do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), onde o Superintendente do órgão, Marcelo Cotrim, recebeu o deputado federal Geraldo Pudim (PMDB/RJ) e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/Noroeste (Firjam), Antônio Carlos Boechat. Nesta foi anunciado o início das obras de reestruturação por completo da BR-356, com início previsto para a próxima semana. O representante da Firjam foi levado por Geraldo Pudim para expusesse as necessidades do setor da agilidade das obras no trecho que corresponde a cidade de Itaperuna e ainda uma atenção especial também a BR-393.
A BR-356 dentro do Estado do Rio de Janeiro terá seus 184,6 km restaurados e separados em quatro lotes, passando por cinco cidades: Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Campos e São João da Barra. O investimento será de R$ 118 milhões. Há mais de 50 anos que a BR não recebe obras de infra-estrutura, tendo durante todo esse tempo no máximo recebido pequenos reparos como tapa-buracos.
O primeiro lote a ter iniciada sua restauração será o Lote 2 (Campos à Cardoso Moreira), onde já houve a homologação e solicitação de empenho em Brasília, documento que deve ser recebido ainda esta semana pelo Dnit, para que assim seja dada a ordem de serviço para o início das obras. Em poucos dias também terá início o Lote 3 (Campos à São João da Barra). Neste já foi feita a licitação e falta ser enviado de Brasília o processo para a homologação.
Tendo início a essas duas etapas as demais deverão vir em seqüência. O Lote 1 (Cardoso Moreira à Itaperuna) tem uma pendência jurídica, já que uma empreiteira entrou com requerimento na Justiça fazendo questionamentos. O deputado Geraldo Pudim e Boechat, da Firjam, comprometeram-se a buscar informações na justiça, a fim de pedir uma solução o mais breve possível para a questão.
Já o Lote 4, segundo Cotrim, ficou atrasado com relação aos demais e o seu edital será liberado em um tempo estimado de 40 dias para a abertura do envelope. Ele garantiu que até dezembro deste ano a BR-356 estará completamente reestruturada. “Nós estamos em fase de conclusão de processo licitatório das firmas. Essa é uma rodovia que está em estado degradável e que resolvemos fazer intervenções mais pesadas para melhorar as condições do tráfego. Acredito que esses processos tenham resultado em torno de 10 à 15 dias, e outros em 30 dias, mas que até o final do ano estarão todos concluídos. Os lotes 2 e 3 nós tivemos menos problemas e vão ser os primeiros a ter ordem de serviço. Os outros podemos iniciar no máximo em 40 dias”.
O trabalho político realizado pelo deputado Geraldo Pudim foi ressaltado por Cotrim. “Nós tivemos durante todo esse processo um apoio total e irrestrito do deputado Geraldo Pudim, que tem ajudado muito nas nossas reivindicações para que pudéssemos obter as soluções. Ele foi um parceiro guerreiro nos ajudando sobremaneira para conseguir esses resultados”, afirmou.
“Isso é o que podemos chamar de vitória do trabalho, da determinação depositada numa causa justa e que significa vida. É inadmissível que tenhamos uma rodovia federal nas condições que encontramos a BR-356, mas só vou ficar satisfeito quando tiverem inícios as obras. Quero estar presente na primeira assim que for iniciado o primeiro trabalho. Continuamos também trabalhando pela BR-393, que hoje tem um trecho sob a responsabilidade do Estado e vamos tentar trazê-la de volta para o DNIT, para que seja mais fácil a busca por sua recuperação também. A questão da BR-101 outra batalha nossa, é de responsabilidade da ANTT, já que foi privatizada. Mas não vamos desistir de lutar para transformá-la na rodovia da vida, e para isso é fundamental a sua duplicação imediata”, declarou Pudim.
A BR-356 dentro do Estado do Rio de Janeiro terá seus 184,6 km restaurados e separados em quatro lotes, passando por cinco cidades: Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Campos e São João da Barra. O investimento será de R$ 118 milhões. Há mais de 50 anos que a BR não recebe obras de infra-estrutura, tendo durante todo esse tempo no máximo recebido pequenos reparos como tapa-buracos.
O primeiro lote a ter iniciada sua restauração será o Lote 2 (Campos à Cardoso Moreira), onde já houve a homologação e solicitação de empenho em Brasília, documento que deve ser recebido ainda esta semana pelo Dnit, para que assim seja dada a ordem de serviço para o início das obras. Em poucos dias também terá início o Lote 3 (Campos à São João da Barra). Neste já foi feita a licitação e falta ser enviado de Brasília o processo para a homologação.
Tendo início a essas duas etapas as demais deverão vir em seqüência. O Lote 1 (Cardoso Moreira à Itaperuna) tem uma pendência jurídica, já que uma empreiteira entrou com requerimento na Justiça fazendo questionamentos. O deputado Geraldo Pudim e Boechat, da Firjam, comprometeram-se a buscar informações na justiça, a fim de pedir uma solução o mais breve possível para a questão.
Já o Lote 4, segundo Cotrim, ficou atrasado com relação aos demais e o seu edital será liberado em um tempo estimado de 40 dias para a abertura do envelope. Ele garantiu que até dezembro deste ano a BR-356 estará completamente reestruturada. “Nós estamos em fase de conclusão de processo licitatório das firmas. Essa é uma rodovia que está em estado degradável e que resolvemos fazer intervenções mais pesadas para melhorar as condições do tráfego. Acredito que esses processos tenham resultado em torno de 10 à 15 dias, e outros em 30 dias, mas que até o final do ano estarão todos concluídos. Os lotes 2 e 3 nós tivemos menos problemas e vão ser os primeiros a ter ordem de serviço. Os outros podemos iniciar no máximo em 40 dias”.
O trabalho político realizado pelo deputado Geraldo Pudim foi ressaltado por Cotrim. “Nós tivemos durante todo esse processo um apoio total e irrestrito do deputado Geraldo Pudim, que tem ajudado muito nas nossas reivindicações para que pudéssemos obter as soluções. Ele foi um parceiro guerreiro nos ajudando sobremaneira para conseguir esses resultados”, afirmou.
“Isso é o que podemos chamar de vitória do trabalho, da determinação depositada numa causa justa e que significa vida. É inadmissível que tenhamos uma rodovia federal nas condições que encontramos a BR-356, mas só vou ficar satisfeito quando tiverem inícios as obras. Quero estar presente na primeira assim que for iniciado o primeiro trabalho. Continuamos também trabalhando pela BR-393, que hoje tem um trecho sob a responsabilidade do Estado e vamos tentar trazê-la de volta para o DNIT, para que seja mais fácil a busca por sua recuperação também. A questão da BR-101 outra batalha nossa, é de responsabilidade da ANTT, já que foi privatizada. Mas não vamos desistir de lutar para transformá-la na rodovia da vida, e para isso é fundamental a sua duplicação imediata”, declarou Pudim.
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