O blog explica a conta: com os percentuais divulgados dos candidatos, retirando os indecisos e os votos brancos e nulos que não são considerados válidos tem-se 84% que é a soma da intenção de votos nos candidatos. Numa simples regra de três pegando os percentuais de cada candidato, multiplicando por 100 e dividindo por 84% temos o percentual de votos válidos de cada candidato que são os seguintes:Rosinha – 48,8%;Arnaldo – 40,5%;Odete – 6%;Feijó – 2,3%;Marcelo – 1,2%;Graciete – 1,2%.Nesta conta Rosinha fica na frente de Arnaldo, por uma diferença percentual superior, à margem de erro da pesquisa, que é de 4%, para cima ou para baixo, num total de 8%. A diferença de 1,2% multiplicada pela estimativa de 260 mil votos válidos, permite identificar que Rosinha precisa conseguir, apenas, mais 3.120 votos que hoje estão previstos para os demais candidatos para decidir a eleição no primeiro turno. Esta conta só vale nos votos que ela conquistar sobre os demais candidatos e não sobre os brancos, nulos ou sobre os indecisos que estão fora deste cálculo.PS.:
Atualizado às 09:36: O blog recebeu a informação, por e-mail, do Marcelo, de que os candidatos Graciete e Marcelo junto é que atingiram 1% na pesquisa do Ibope. Neste sentido, o percentual total de votos válidos diminuiria de 84% para 83%. Sendo assim, a intenção de votos válidos para os dois principais candidatos seria:Rosinha 49,4% e Arnaldo 40,9%.Desta forma, Rosinha estaria mais perto de vencer no primeiro turno, necessitando de apenas 0,6%, dos votos que hoje estão com outros candidatos. Isto equivaleria a cerca de 1.560 votos.
BLOG DO ROBERTO MORAES.
Marcelo do Instituto Precisão? Que faz as pesquisas do grupo Garotinho S/A? Alíais pq ele não divulgou nenhuma de suas pesquisas?
ResponderExcluirfiquei sabendo que Odete apoiou Carlos alberto campista (candidato de Arnaldo- época em ocorreu contrataçôes em massa) nas eleiçôes de 2004. Se isto procede. para mim particularmente é uma descepção
ResponderExcluir